SIC

Perfil

172º Episódio - 28 de março (segunda-feira)

Maria dá um estalo a Henrique e ele agride-a!

(c).RuiCarlosMateus.1954

Catarina disfarça a irritação quando Maria lhe conta que foi trabalhar como cozinheira para a empresa de Maria Helena.

Depois de se despedir da filha, Maria invade o gabinete de Henrique para lhe dizer que desta vez não conseguiu prejudicá-la, pois Maria Helena acabou de a contratar para cozinheira da empresa de transportes. O médico não consegue esconder o ódio que sente e provoca-a dizendo que ele merece ficar na miséria, debaixo de uma ponte, porque lhe matou o pai. Maria desfere-lhe um estalo e Henrique agride-a violentamente com outro.

Maria agarra-se à cara, depois do estalo que Henrique lhe deu. Antes de sair do gabinete chama-lhe cobarde e dispara que se o pai visse naquilo em que ele se transformou, não iria gostar. O médico fica agarrado à secretária a tentar recompor-se da discussão.

Maria Helena fica satisfeita com o facto de Raquel aceitar consultar-se no psiquiatra da clínica, concedendo que ela vá sozinha.

Vasco mostra a Sara, através do seu telemóvel, o condomínio onde o pai vai viver. A mãe aprova a mudança e diz que quando se reformar também quer viver num condomínio do género. Filipe fica satisfeito ao ver a sua escolha aprovada pela ex-mulher, embora o filho ainda pergunte se não quer voltar atrás e regressar ao Porto. Filipe dá um abraço ao filho e diz-lhe que vá aparecendo.

Catarina apanha Inês a sair da clínica e pede-lhe desculpas por tudo o que fez, afirmando que a doença a fez ver que não procedeu bem com ela. Inês não acredita numa única palavra e acusa-a de se estar a fazer de vítima. Catarina mantém o discurso mas fica a falar sozinha porque Inês avança na cadeira de rodas para o parque de estacionamento ao encontro de Sofia, que já a espera.

Maria Helena confirma que os funcionários da empresa estão satisfeitos com a nova cozinheira e vai dar conta disso a Maria. Esta garante que no que depender de si, ninguém terá razões de queixa.

Joana encontra Raquel na clínica e fica espantada pela forma carinhosa como ela fala de Manel, recordando com nostalgia os tempos em que ele a apoiou na galeria. Joana ignora que Raquel foi apaixonada pelo seu marido, mas fica a pensar no que a levará a recordá-lo com tanta saudade.

Beatriz surpreende Tiago, quando ele pretende marcar um hotel para ficar em Lisboa, convidando-o para dormir em sua casa.

Laura pede a Benedita que convença Beatriz a abandonar as investigações sobre as festas sexuais, confessando que foi ameaçada, receando que a filha sofra por sua causa.

Thomas protesta pela presença de Alex em casa e pelo facto de Teresa e Jonas terem encaminhado a tia do rapaz para a clínica, em vez de a terem deixado ficar no hospital. Teresa perde a cabeça e dá um estalo a Thomas quando o filho a acusa de parecer ter vergonha de ter nascido uma menina rica, por estar sempre a ajudar coitadinhos. A mãe arrepende-se do gesto, mas já é tarde porque já não pode voltar atrás.

Raquel fica atrapalhada quando Inácio a encontra na clínica e se desfaz em elogios à sua obra, interessado em saber quando é que ela volta a expor. Raquel agradece e aproveita para marcar uma consulta de dermatologia assim que ele volta a dar-lhe espaço.

Inácio encontra Henrique na copa e este aproveita para desfazer os equívocos antigos apertando-lhe a mão para que não hajam ressentimentos entre ambos. Inácio deixa-se embalar pelos elogios de Henrique e até fica bem impressionado com a sua conversa.

Inês conta a João o encontro que teve com Catarina na clínica e assume que dificilmente lhe perdoará por tudo o que ela lhe fez.

Fernanda diz a Maria que ela devia ter ido à polícia queixar-se de Henrique por a ter agredido mas a amiga lembra que lhe fez o mesmo e assegura que ele não se vai ficar a rir.

Maria Helena fica satisfeita por Raquel ter gostado da consulta com o psiquiatra mas estranha que ela tenha marcado outra para um dermatologista. A filha leva-lhe a mal a desconfiança mas a empresária desculpa-se.

Catarina conversa com Maria mas a mãe está ausente e não ouve o que ela diz. Depois de a despertar, ela confessa que estava mergulhada nos seus pensamentos, escondendo a briga que teve com Henrique. Catarina aproveita para se fazer de vítima, enfatizando os efeitos que a doença estão a produzir no seu espírito, fazendo com que encare a vida de uma outra forma. Maria oferece-se para a acompanhar à consulta que ela diz ter no IPO mas Catarina disfarça a atrapalhação e diz que vai pedir a Leandro para ir consigo.

Assunção faz com que Henrique se vá embora, pois recusa-se a jantar com ele. Sofia fica indignada com a mãe e discute com ela com tal violência que faz com que ela decida ir embora de vez, incapaz de aceitar que a filha tenha voltado para o marido.

Teresa consome-se com o facto de ter batido no filho e de ele se ter isolado no quarto. Jonas tenta fazer com que a mulher não se penalize e faz notar que ele é que foi mal-educado. Thomas aparece finalmente na sala e Teresa fica destroçada quando ele anuncia que tem a intenção de deixar aquela casa quando entrar na faculdade.

Joana partilha com Vasco as suas dúvidas sobre a fidelidade do seu falecido marido, perturbada com a forma como Raquel falou de Manel. O irmão acha que não existiu nada entre eles, apenas amizade mas Joana não fica convencida.

Inês critica a mãe por ter deixado a avó ir embora, achando que Assunção tem muita razão em tudo o que diz sobre Henrique. Inês, deixa claro que não se quer meter na vida dela com o pai mas também que não concorda que ela o tenha recebido de volta. Sofia fica magoada com a filha mas aceita, quando ela assume que quer ir viver sozinha com João.

Inácio espera por Raquel para que ela lhe assine uma serigrafia sua que ele comprou via internet. A pintora desengana-o e afirma que o quadro é falso e que nunca o pintou, informando-o de que todas as suas obras contêm uma mensagem oculta que só se pode ver com uma luz negra em cima. Inácio acorre ao laboratório com ela e fica desiludido ao confirmar que o que ela lhe diz é verdade. Para o compensar, Raquel promete oferecer-lhe um esquiço que fez recentemente.

Joana cruza-se com Raquel quando ela se prepara para deixar a clínica e fica depois à conversa com Inácio e ele conta-lhe que foi enganado, aconselhando-a a verificar a autenticidade do quadro que tem lá em casa. Joana desvaloriza, lembra que Raquel ofereceu a pintura a Manel e que não há maneira de se tratar de uma falsificação. Apesar de tudo, quando sai do laboratório, Joana leva consigo a luz negra de Inácio.

Tiago vai ter com Beatriz à revista com o pretexto de ter deixado as chaves do seu carro na mala dela. Benedita interrompe o idílio com uma comunicação para avisar os jornalistas de que a partir de agora também vão ter de fazer vídeos das reportagens que lhes estiverem atribuídas. Benedita enfrenta os protestos dos colegas.

Inácio comenta com Marta o encontro que teve com Henrique, assumindo que ele pareceu estar mudado pela forma simpática e sincera como falou com ele. Marta desafia Inácio para almoçar mas Joana recusa juntar-se a eles por ter de tratar de assuntos do pai. Quando sai do laboratório, Joana leva consigo a luz negra de Inácio.

Henrique conversa com Maria Helena e esconde-lhe que está de novo junto com Sofia, só para poder continuar a seduzi-la.

nas redes

pesquisar