SIC

Perfil

129º Episódio - 6 de fevereiro (sábado)

Henrique e Sofia ficam a saber que Inês pode ficar paraplégica!; João expulsa Catarina à força do quarto de Inês!

Enquanto não chegam notícias sobre a cirurgia a que Inês está a ser sujeita, o ambiente na clínica vai ficando cada vez mais tenso. Joana anuncia consternada que a cirurgia ainda não acabou. Henrique, muito enervado, afasta-se da família e segue pelos corredores da clínica.

Catarina, furiosa, revela a sua verdadeira natureza e deixa Diogo indignado ao mostrar claramente que ficaria feliz se a irmã não sobrevivesse à operação.

Henrique chega perto do bloco operatório e exige entrar para ajudar na cirurgia da filha. Um jovem médico tenta travá-lo e quase é agredido por causa disso. William chega a tempo de evitar o pior mas Henrique volta a exaltar-se quando Catarina aparece e ameaça chamar os seguranças para o expulsarem.

O acidente de Inês causa consternação em casa de Fernanda, que sugere que rezem pela recuperação da rapariga.

Leandro janta com Priscilla no Sirga e Maria fica surpreendida pela forma bizarra com que ele se veste e com os acessórios que usa.

Filipe conta a Bruno que decidiu retirar-se do negócio dos barcos de turismo, mas garante ao rapaz que o seu trabalho está assegurado. Bruno conforma-se e brinda ao descanso do patrão.

Henrique enerva-se ainda sem notícias de Inês e responde mal a Teresa. A irmã desvaloriza e compreende o sofrimento do irmão.

Jonas conta aos filhos que ainda não há novidades sobre Inês. Todos escondem de Pedro o que se está a passar.

O cirurgião que operou Inês partilha com Henrique, Sofia e João que tudo correu como previsto e que ela está estabilizada e livre de perigo. No entanto, avisa que pode não recuperar completamente. Sofia não percebe claramente o significado daquelas palavras e Henrique explica que a filha pode não voltar a andar, pois está paralisada da cintura para baixo.

Sofia abraça-se a Henrique e chora, depois de o cirurgião que operou Inês explicar as razões que o levam a colocar a possibilidade de ela não voltar a andar. João fica destroçado e isola-se de toda a gente, incapaz de partilhar a sua dor. Teresa, William, Duarte e Joana estão de tal forma chocados que têm dificuldade em expressar a sua desolação. Antes de aceitar ir para casa descansar, João entra no quarto de Inês e reafirma a promessa que lhe havia feito de que nunca a abandonaria, fossem quais fossem as circunstancias.

Na manhã seguinte, Henrique vai saber como é que Sofia passou a noite e constata que tal como ele, ela também não conseguiu pregar olho. Henrique deixa escapar que tem uma reunião marcada com os irmãos para falarem sobre as partilhas e Sofia irrita-se por ver que a grave situação em que a filha se encontra não basta para que deixe de pensar em dinheiro. Henrique fica melindrado e responde que a única coisa que pretende é garantir o futuro da filha. Sofia acaba por se render àquele discurso mas não fica convencida e vai buscar a mala para saírem juntos para a clínica.

Duarte encontra Joana a dormitar na sala e ela acaba por confessar que não conseguia dormir pois o desaparecimento de Beatriz e agora a tragédia de Inês a levam a pensar em Manel. Duarte sossega-a e revela que não tem ciúmes. Entretanto, recebe a mensagem de Henrique a convocá-lo para a reunião em casa de Teresa. Pedro não quer ir à escola para não ter de ouvir comentários à morte da mãe mas Joana sugere-lhe que vá, pois se não estiver confortável podem sempre ir buscá-lo. Duarte começa a ficar impaciente e vai ajudar o filho a despachar-se.

Beatriz tem de aplacar a fúria de um cliente que reclama uma bebida e na confusão perde a fotografia de Pedro que estava a observar. Tiago repara que o turista apanhou a fotografia e a atirou para uma das mesas e vai buscá-la, dirigindo-se a Beatriz para lha entregar. Ao perguntar se aquele rapaz é o seu filho, ela pede-lhe para que se afaste dela.

Fred fica muito desagradado ao receber a visita de Miguel, pois o pai censura-o por não ter ainda arranjado trabalho, por ter enganado o irmão e por ter agora um relacionamento com uma toxicodependente promíscua. O filho responde que ele precisa de se tratar mas muda o tom quando Miguel lhe conta que Inês sofreu um grave acidente, lembrando-lhe que ficava bem se telefonasse ao irmão a dar-lhe algum apoio.

Catarina introduz-se no quarto de Inês e mostra-se feliz com a perspetiva de ela nunca mais conseguir andar. João entra para visitar a noiva e quase agride Catarina, que o provoca de forma cínica. A chegada da enfermeira ao quarto evita o pior e Catarina disfarça a sua presença. Inês começa a despertar e é João quem tem de lhe dar a notícia de que ainda não é possível saber se ela voltará a andar. Inês fica em choque e as lágrimas invadem-lhe os olhos.

Diogo termina uma chamada telefónica e Catarina fica desconfiada, perguntando com quem é que ele estava a falar. O marido acusa o desconforto mas revela que se trata de um amigo com quem combinou encontrar-se. Ela acredita e revela toda a sua satisfação por haver a forte hipótese de que Inês não volte a andar. O marido fica chocado com a sua frieza mas Catarina lembra que está na altura de Inês sofrer o que ela sofreu na vida.

Benedita vai ao Horto falar com Maria João sobre a relação que ela tem com Zé. No entanto, para além de não conseguir comunicar com a rapariga por não conhecer a linguagem gestual, fica ainda mais preocupada quando ela deixa perceber que é namorada de Zé.

Henrique anuncia aos irmãos que a escritura de partilhas está marcada para o dia seguinte e que para si reclama a casa da Quinta. Duarte e Teresa mostram-se chocados com a sua sensibilidade por pensar na herança quando a filha está no hospital sem saber se conseguirá voltar a andar. William alerta para o facto de ter de perguntar a Benedita o que pensa do assunto e Henrique deixa claro que ela apenas tem de assinar os papéis, acrescentando que de Maria tratará ele, depois de Duarte lembrar que ela tem o usufruto da casa.

Maria confessa a Isabel que dormiu mais descansada com Henrique fora da Quinta e que a polícia já assumiu que será difícil descobrir quem lhe roubou o barco. Entretanto, o telemóvel toca e ela atende uma chamada de Luís a avisar que já enviou os documentos do restaurante que ela tinha pedido. Maria desabafa que já vão tarde mas muda de assunto e pergunta se ele não tem saudades dos companheiros de cozinha. Luís reconhece que sim e dispõe-se a regressar logo que tenha a consciência de que não voltará a desiludir.

Margarida insiste em reconquistar Vasco mas ele resiste às suas propostas para estarem juntos e dá a entender que está satisfeito com a vida que tem. Ela não desarma e afirma sorridente que não quer voltar ao passado mas que o futuro tem tudo em aberto. Vasco fica a pensar no que a ex-mulher acaba de lhe dizer.

Alice reclama a atenção de Laura para que ela veja umas fotos que tirou. A mãe mostra-se agastada e explica que tem de acabar primeiro o trabalho que está a fazer. Alice fica aborrecida e prepara-se para ir embora quando Laura finalmente percebe que tem de lhe dar atenção.

Benedita conta a William que foi ao Horto falar com Maria João e que ficou mais preocupada quando veio embora porque ela confirmou ser namorada de Zé, temendo que ambos possam sofrer com isso no futuro. O marido desvaloriza a situação e acha que devem falar melhor com o rapaz sobre o assunto.

Inácio confessa a Rúben que decidiu treinar intensamente para impressionar Marta na Maratona e ele oferece-se para o aconselhar, de modo a que consiga conquistá-la. O médico fica desconfiado mas acaba por concordar.

Sandra esconde de Priscilla que vai atuar sozinha na festa do jogo da sueca do Cedofeita Invicta. Fernanda percebe e diz-lhe que não acha bem que ela tenha mentido à amiguinha mas Sandra explica que ele não tem voz para cantar e que parece um porco a guinchar a caminho do matadouro. Fernanda aceita guardar segredo, embora contrariada.

Jéssica desespera a ajudar Vítor a estudar para o exame de treinador, pois o pai quer impor as suas ideias em vez de aprender o que está nos livros.

nas redes

pesquisar