SIC

Perfil

99º Episódio - 2 de janeiro (sábado)

Catarina faz tudo para manter Luís afastado de Maria; Jonas entra em coma!

Marta escuta a conversa de Joana ao telefone com Duarte e quando ela desliga comenta que gostava de se apaixonar assim. Joana opina que ela está no bom caminho, olhando para Inácio, arrancando um sorriso à colega. Inácio aproxima-se delas e pergunta se sabem como se pode inscrever no voluntariado para fazer magia para as crianças que estão internadas. Joana e Marta ficam agradavelmente surpreendidas e aconselham-no a pedir informações a Jorge, que anda a fazer isso mesmo na clínica. Inácio torce o nariz, temendo ficar menos mágico se falar com ele. Marta envergonha Inácio disparando que se quer mesmo ajudar alguém, não importa a quem pede as informações.

Beatriz fica maldisposta depois de ficar com a suspeita de que Miguel pode ser o assassino das acompanhantes de luxo e desculpa-se a Hélder dizendo que tem de ir para casa porque o almoço lhe caiu mal.

Alice vai à revista para falar com Laura e diz a Hélder, enquanto espera pela mãe, que não tem paciência para ser modelo, como ele insiste em sugerir. Laura estranha ver a filha ali e acaba por discutir com ela, pois Alice quer mais dinheiro, para além do que ela lhe tinha dado. Hélder volta a repisar que se quisesse entrar no mundo da moda, já podia ter dinheiro para gastar e Laura insurge-se, dizendo que o que a filha tem de fazer é estudar. Alice vai-se embora furiosa.

Leandro, estranha que os pais estejam incontactáveis e fica mal impressionado quando Rúben sugere que eles podem estar a namorar, já que iam dar um passeio romântico. O próprio Rúben fica horrorizado com a imagem com que fica na cabeça por imaginar Vítor e Fernanda na intimidade e atira-se ao chão a fazer flexões, para não pensar naquilo. Leandro muda de assunto e mostra-se interessado em Priscilla, a nova empregada do posto de combustível.

Fernanda fica furiosa com Vítor porque ele se embebedou de tal forma durante o passeio de barco que adormeceu e a obrigou a remar para terra durante tempos infindos. O marido defende-se e justifica o seu estado por ter tomado comprimidos para o enjoo com álcool. Fernanda fica ainda mais furiosa e proíbe-o de lhe tentar agradar mais vezes.

Jorge consegue impingir um chocolate a Inês quando ela vai pagar o combustível com que atestou o carro e vangloria-se a Sandra de que é o melhor funcionário da loja. De saída, Inês cruza-se com Catarina que volta a provocá-la, garantindo que o facto de ela ter ido queixar-se a Diogo só serviu para fortalecer a sua relação com o marido, que confia nela. Catarina dá a estocada final, lembrando-lhe que engravidou de João. Inês vai-se embora furiosa, enquanto Catarina atende uma chamada de Maria. A mãe combina jantar com ela e quando desliga a chamada coloca um livro de Luís na gaveta, pois fica perturbada só de olhar para ele.

Luís cumpre mais uma reunião nos alcoólicos anónimos, desabafando sobre a sua última recaída. O padrinho que o acompanha não esconde a preocupação pelo estado a que ele chegou.

O ginecologista de Sofia confirma que ela não tem qualquer problema físico que a impeça de ter uma vida sexual normal e aconselha-a a continuar a terapia na psicóloga.

Teresa implora a Henrique que viaje até Moçambique para acompanhar de perto a evolução do estado clínico de Jonas e, perante a sua insistência, o irmão acaba por lhe fazer a vontade.

Beatriz compara as jóias que Miguel lhe ofereceu com as das prostitutas assassinadas e confirma horrorizada que o namorado foi quem matou as mulheres. Miguel chega a casa naquele momento e Beatriz disfarça o que estava a fazer e também o pavor que está a sentir pela descoberta que fez, dizendo que precisa de descansar um pouco porque o almoço não lhe caiu bem.

Bruno, toma uma bebida com Adriana e fica surpreendido quando ela revela que o pai é o dono do Sirga. Entretanto, Bruno convida a professora para o acompanhar a uma festa e ela aceita depois de se divertir pela forma tímida como ele o faz. Luís chega entretanto e Adriana fica mais tranquila quando ele confirma, sem que Bruno se aperceba, que foi à reunião dos alcoólicos anónimos.

Isabel fica atrapalhada quando Patrícia confessa que gostava que ela namorasse com Vasco e que ele fosse o seu pai.

Vasco conta a Duarte e Joana que vai ausentar-se do Porto por alguns dias para fazer desportos radicais com amigos, já que decidiu desistir de conquistar Isabel.

Teresa desespera por não conseguir falar com o médico que está a acompanhar Jonas em Moçambique desde que ele foi internado com malária e apela à meditação e às energias positivas que curem o marido. Thomas junta-se contrariado à mãe e à irmã, pois a sua fé reside nos médicos e em particular no tio Henrique que vai ter com o pai.

Henrique promete todo apoio a Sofia para se tratar e voltar a ter interesse íntimo por ele. Depois de se despedir para ir apanhar o avião que o levará até ao cunhado em Moçambique e sair de casa, Sofia comenta com a mãe que deseja que tudo corra bem. Assunção responde-lhe que prefere que ela perceba que Henrique não lhe faz assim tanta falta.

João acalma a ira de Inês depois de ela lhe contar cheia de raiva o encontro desagradável que teve com Catarina. João mostra-lhe que não devem dar-lhe importância e beija-a apaixonado.

Catarina certifica-se de que Maria está definitivamente apostada em afastar Luís da sua vida e até se dispõe a passar a noite com a mãe para lhe fazer companhia. Maria confia ingenuamente nas boas intenções da filha.

Luís não resiste ao vício e volta a beber. Depois, sai do escritório para a cozinha e discursa perante os seus ajudantes, reconhecendo que tem sido injusto nas críticas que lhes tem feito e incentivando-os a perseguirem com ele a conquista de mais uma estrela Michelin. Os aplausos não tardam mas o subchefe de cozinha percebe que algo não está bem com o patrão.

Fingindo-se ainda indisposta, Beatriz sonda Miguel e conta que Laura elogiou o anel que ele lhe deu e pergunta-lhe onde o comprou. Miguel mantém a frieza e esquiva-se ao assunto e responde que recorreu a um designer que fez aquela peça exclusiva e única como ela. Beatriz fica sem saber o que fazer.

Fred entra em negação porque não quer desfazer-se do carro com que sempre sonhou mas Jéssica convence-o de que não tem outro remédio senão vendê-lo.

Fernanda castiga Vítor a põe-no a lavar roupa. Entretanto, Leandro confessa à mãe que está interessado em Priscilla e Fernanda encoraja-o a conquistá-la.

Duarte leva Pedro a casa de Teresa e encontra a irmã muito ansiosa por causa da doença de Jonas. Teresa assume que só ficará descansada quando o marido estiver de novo a seu lado.

Henrique fica em choque quando recebe as primeiras informações sobre o estado de saúde de Jonas no hospital, ficando a saber que o cunhado entrou em coma e que tem poucas possibilidades de sobreviver.

Henrique informa Teresa de que Jonas está gravemente doente e que a malária o fez entrar em estado de coma. A irmã fica muito alarmada com o estado de saúde do marido e chora desesperada. Rita e Thomas também ficam muito ansiosos e Duarte tenta desdramatizar a situação, tentando convencê-los de que o pai vai ficar bem.

Zé fica apreensivo quando Benedita conta que lhe arranjou emprego no Horto do Campo Grande mas depois de a mãe lhe assegurar que não precisa de enviar o currículo ou fazer uma entrevista, aceita trabalhar ainda que à experiência.

Beatriz pede a Laura que a marque para fazer a reportagem de um torneio de golfe no Algarve e explica que precisa de se afastar por uns tempos de Miguel, justificando que a sua relação não está bem. A directora responde que já marcou outro jornalista para o evento mas Beatriz decide ir na mesma, pedindo a Laura que confirme o serviço se Miguel perguntar alguma coisa. Laura aceita mentir por ela e sorri maliciosa, com ar de quem acaba de ter uma ideia.

Catarina vai ao Sirga e com um tom ameaçador avisa Luís para que se afaste de Maria, pois não quer que a mãe sofra mais a seu lado. O chef ainda agarra Catarina com firmeza por um braço para a expulsar do restaurante mas ela insinua que ele esteve a beber logo de manhã e ameaça fazer um escândalo mas sai pelo seu próprio pé, deixando claro que só o avisa uma vez. Luís fica furioso e bastante perturbado.

Maria confessa a Fernanda que ficou muito satisfeita por a filha ter passado a noite consigo na Quinta e convence-se de que ela realmente está mudada, muito pela boa influência de Diogo. Fernanda é que duvida muito que seja assim e muda de assunto para saber como é que Maria está depois de se ter afastado de Luís. Ela teme que ele se entregue à bebida por estar afastado dela. Fernanda devolve a boa disposição à conversa quando conta o fracasso que foi o passeio de barco que foi dar com Vítor, depois de ele ter misturado os comprimidos para o enjoo com o vinho tinto que levou, ficando adormecido no barco.

Rúben conta a Jéssica que Bruno está a funcionar como seu agente secreto junto de Adriana para o ajudar a conquistá-la. A irmã fica cheia de ciumes.

Miguel fica muito contrariado depois de Beatriz lhe dizer que tem de ir fazer a mala para ir fazer a reportagem de um torneio de golfe. Mesmo assim, Beatriz mantém a sua mentira e afirma que apesar de não se tratar de um trabalho na área da política tem de o fazer na mesma.

Joana e Duarte mostram-se deslumbrados com as paisagens açorianas, embora a viagem romântica esteja a ser perturbada pela doença de Jonas, internado em Moçambique com malária.

nas redes

pesquisar