SIC

Perfil

98º Episódio - 31 de dezembro (quinta-feira)

Jonas apanha malária em Moçambique

Patrícia fica muito animada ao receber a visita de Pedro na clínica e já sonha com todas as diversões que vão poder fazer juntos depois de fazer o transplante pulmonar.

Entretanto, Isabel implora a Vasco que não a denuncie por querer ser a barriga de aluguer de Catarina, em troca de apressar o transplante de Patrícia, que corre risco de vida se não o fizer rapidamente. Vasco recusa pactuar com o esquema, apesar de Isabel ameaçar cortar relações com ele. O veterinário vai embora e ela corre atrás dele, ainda na esperança de o demover. No entanto, é obrigada a desistir da perseguição porque encontra Catarina no corredor da clínica e não quer que ela saiba que está a ser pressionada para desistir do acordo que fizeram.

Jorge mostra-se orgulhoso dos truques de magia que fez para as crianças que estão internadas na clínica. Inácio aparece por trás dele e humilha-o à frente da enfermeira Dina, desvalorizando a sua competência como mágico.

Luís reúne as suas malas para deixar a Quinta e ainda tenta que Maria lhe perdoe por lhe ter mentido mas ela mantém-se firme na decisão de acabar tudo entre eles.

Diogo está de mau humor ao jantar e Catarina insiste para que lhe diga o que tem. O marido confronta-a com a chantagem que ela fez com Inês para a separar de João. Catarina fica cheia de ódio ao saber que a irmã a denunciou e assegura que não sente mais nada por João e acusa Diogo de estar a dar ouvidos a Inês, que apenas quer dar-lhes cabo da vida. Furiosa, Catarina deixa Diogo sozinho à mesa, muito constrangido.

Inês conta a João a conversa que teve com Diogo sobre a chantagem que Catarina fez para os separar, disposta a enfrentar a irmã e dar-lhe a provar do próprio veneno.

Henrique e Sofia mostram-se determinados em fazerem tudo para que o seu casamento melhore e também em resolverem os problemas financeiros que estão a viver.

Miguel brinda com Beatriz à vida e ao facto de estarem juntos. Ela estranha tanta boa disposição, principalmente depois de o ter deixado sozinho para ir ver o filho ao Porto. O juiz insiste que o rapaz podia ficar com eles, mas Beatriz responde que Duarte não iria gostar da ideia porque ele disse a Pedro que o pai ia morrer. Miguel irrita-se com aquela recordação e assume que não quer voltar a falar do assunto.

Patrícia insiste com Isabel para que ela vá dormir para casa e continua animada com a expectativa de ficar curada depois de fazer o transplante pulmonar. A mãe esconde a sua preocupação com a ameaça que Vasco lhe fez de denunciar a sua intenção de gerar o bebé de Catarina e envia-lhe uma mensagem a pedir-lhe para não tirar a vida à filha. Vasco recebe a mensagem mas não responde, pois está em casa de Joana e prepara-se para contar à irmã que Isabel se dispôs a ser barriga de aluguer de Catarina para salvar a vida de Patrícia, apressando o transplante de que a filha precisa. No entanto, Pedro interrompe-os para contar as actividades que planeou para fazer com a amiga quando ela ficar curada e Duarte, que regressa a casa depois de jantar com um amigo, também impede que Vasco conte o problema que está a viver.

Jonas fala desde Moçambique com Teresa pelo computador e quando ela repara que ele está em baixo diz que deve estar a “chocar” uma gripe. Teresa aconselha-o a ter cuidado com a água que bebe e recomenda-lhe que não esqueça o repelente para os mosquitos.

Sofia mostra-se feliz com a reconciliação de Inês com João mas não gosta que tenham ido jantar ao Sirga. A filha responde que o tempo de ter medo de Catarina já acabou e que se a encontrar será um problema dela.

Pela manhã, Catarina faz as pazes com Diogo depois de esclarecer o relacionamento que teve com João e deixando claro que apenas se deixa dominar pelo ódio que tem por Inês, reforçando que não é justo que ela seja feliz com o namorado, depois do que lhe fizeram. O marido aceita as explicações e apenas pede que não volte a esconder-lhe mais nada para não existirem equívocos.

Luís desabafa com Adriana por estar separado de Maria e a filha pede-lhe que não volte a beber.

Rúben convida Adriana para almoçar mas fica desolado porque ela recusa.

Vítor, todo aperaltado, convence Fernanda a ir arranjar-se para saírem, insistindo que tem uma surpresa preparada. A mulher desconfia mas acaba por lhe fazer a vontade.

Laura desfaz-se em elogios ao trabalho de David e Hélder troça dele. David afirma que ao contrário dele, se empenha no trabalho que faz. Na sua secretária, Beatriz faz um contacto com uma agente que conhece na polícia, para obter informações sobre a prostituta que foi assassinada.

Em casa, Miguel fala ao telefone com Fred, tentando em vão reaproximar-se do filho. Depois de desligar, o juiz retira de uma pequena caixa de joias um anel, sorrindo com ar confiante.

Fred fica irritado com o telefonema do pai e Jéssica insiste que ele devia dar uma oportunidade a Miguel. O namorado reafirma que nunca se esquecerá da forma como ele tratava a mãe, bem como do inferno que era viver com ele no Porto. Jéssica sugere-lhe que vá com ela passar uns dias ao Porto mas Fred prefere ficar sozinho.

Vítor leva Fernanda à Quinta e oferece-lhe um passeio de barco no Douro para a compensar por ter perdido o cruzeiro que tinha ganho no concurso e ainda lhe conta com grande entusiasmo que preparou um farnel como ela gosta. Depois de se refazer da surpresa, Fernanda acaba por se rir e aceitar fazer o passeio.

Maria conta finalmente a Catarina que se separou de Luís porque ele voltou a beber. A filha fica contente com a notícia mas não o demonstra, preferindo confortar Maria.

Vasco visita Patrícia na clínica e perante o entusiasmo que a menina mostra por estar prestes a fazer o transplante que a pode salvar, fica com um grande sentimento de culpa e comove-se quando ela o abraça dizendo que gosta muito dele.

Beatriz encontra-se com a amiga que tem na polícia e recebe as informações que tinha pedido sobre a prostituta que foi assassinada. Entretanto, assusta-se quando Miguel aparece sem que ela tivesse notado a sua presença. O namorado convida-a para almoçar e oferece-lhe um anel, com uma pedra preciosa. Beatriz assume que se trata de um anel de noivado e esboça algum desagrado mas Miguel apressa-se a esclarecer que se trata apenas de um presente. Mais tranquila, Beatriz segue com ele para o almoço.

Teresa recebe uma chamada a informá-la de que Jonas contraiu malária em Moçambique e que está no hospital. Num primeiro momento tem o impulso de ir para junto do marido mas Duarte lembra-lhe que não pode deixar a bebé que ainda está a amamentar e sugere-lhe que ligue a Henrique e peça ao irmão que viaje por ela, uma vez que até pode ser mais útil por ser médico. Teresa segue o conselho mas Henrique, que está reunido com o seu advogado, pede para falarem com mais calma mais tarde.

Depois de desligar o telefone, Henrique pergunta ao advogado se não existe uma forma de encurtar a suspensão que lhe foi aplicada pela Ordem dos Médicos. O doutro Araújo não deixa dúvidas e assegura-lhe que o melhor é aguardar pelo desfecho do recurso que apresentaram.

Vasco procura Isabel no restaurante e informa-a de que desistiu de a denunciar como barriga de aluguer de Catarina, depois de ter visitado Patrícia e ter percebido que não tem o direito de a impedir de fazer o transplante pulmonar. Isabel agradece, aliviada, mas Vasco reforça que não é por isso que vai concordar com a decisão que ela tomou e que se vai embora. Isabel fica intrigada por não perceber o que ele quis dizer.

Maria vai ter com Duarte à sala de provas da Quinta para o cumprimentar e ele fica surpreendido quando ela conta que já não está com Luís.

Beatriz trabalha na redação da revista e observa as fotos das prostitutas assassinadas. As joias que as raparigas tinham quando morreram chamam-lhe a atenção e repara que a ambas desapareceu um dos brincos. De repente, percebe que a pedra do anel que tem no dedo é igual àquela que uma das mulheres tem no brinco e fica em choque com a suspeita de que Miguel pode ser o assassino das acompanhantes de luxo.

nas redes

pesquisar