SIC

Perfil

88º Episódio - 17 de dezembro (quinta-feira)

Catarina prepara surpresa a Maria e ela perdoa a filha; Sofia trai Henrique

Beatriz regressa a casa muito receosa e enervada por levar consigo a pistola que comprou. Miguel aparece sorridente, cumprimentando-a de forma carinhosa e convidando-a a sentar-se à mesa, para degustarem em ambiente romântico a tábua de queijos que preparou. Beatriz tenta agir normalmente mas está verdadeiramente assustada.

Duarte confessa estar sereno para a cirurgia que vai fazer no dia seguinte e conta que conseguiu tranquilizar Pedro. Joana assume estar um pouco nervosa mas convencida de que tudo correrá bem. O casal comenta a ida de Sara para Itália, onde vai ajudar refugiados e não deixa de sentir pena de Filipe, que desconhecia as intenções da ex-mulher e pretendia casar de novo com ela. Joana assume que compreendeu as razões da mãe e Duarte acha que devem convidar Filipe para jantar mais vezes com eles, agora que até são sócios.

Teresa leva Antónia ao médico, que felicita Thomas por ter vacinado a irmã e por lhe ter dado a assistência conveniente para combater a febre assim que ela apareceu. Teresa fica irritada com o pediatra, insistindo que não quer que a filha tome vacinas e muito menos se encharque em comprimidos. Ele, por sua vez e também irritado, riposta que ela está à-vontade para fazer o que quiser.

Henrique prepara-se para sair de casa e trata Sofia com frieza, dizendo-lhe que tem de ir a Lisboa tratar de arranjar dinheiro para pagar ao fisco e que provavelmente dormirá fora. Acutilante, acrescenta que assim ela vai ficar com a cama toda para si. Sofia acusa o toque e afirma que gosta de o ter a seu lado, mas Henrique mantém a distância e só consente que ela o beije na cara quando se despede.

Sofia fica abatida por não estar a conseguir o relacionamento que desejava com o marido e leva o assunto à conversa com a psicóloga, confessando que se sente culpada por não conseguir satisfazer Henrique.

Catarina cruza-se com Isabel na clínica e tenta perceber se Maria fez algum comentário depois de ela ter ido jantar ao Sirga com o marido e de ter provocado Inês, ao ponto de fazer com que ela tivesse ido embora. Isabel responde que não e Catarina acompanha-a até ao quarto de Patrícia, sem coragem para recusar uma visita à miúda. A conversa com Isabel prossegue e Catarina acaba por se condoer com o que ela está a passar com a doença da filha, aspirando a poder um dia sentir aquele amor de mãe.

Já na clínica e antes de ser operado, Duarte faz as suas recomendações a Pedro e diz que ele só tem de ir à escola e obedecer a Joana. Os três esforçam-se por desdramatizar a cirurgia e antes de sair para o bloco operatório, Duarte recebe um telefonema de Beatriz a desejar-lhe boa sorte.

Depois de terminar a chamada que fez para Duarte, Beatriz assusta-se com a presença de Miguel que entrou na sala sem ela dar conta. A jornalista explica que estava a falar com o ex-marido, preocupada com a cirurgia que ele vai fazer. Miguel desvaloriza o assunto e abraça-a, sugerindo-lhe que passe com ele o dia. Como Beatriz decreta que tem de ir trabalhar ele sugere-lhe que coloque o fio que lhe deu, ao reparar que o não tem posto depois de a beijar no pescoço. Ela aceita prontamente a sugestão só para se ver livre dele.

Laura distribui o serviço pelos jornalistas da redacção e fala de forma tão rápida e exuberante que não passa despercebida a David e Hélder. Benedita também estranha a atitude da directora quando revela pouco interesse ao saber que ela vai entregar o seu artigo antes do tempo, pois tem de ir buscar o filho ao Porto. Entretanto, quando Benedita se encaminha para a saída, Laura olha para uma revista em que aparece Inês com o namorado e pergunta-lhe se a sobrinha abriu uma loja. Perante a confirmação de Benedita, Laura desvaloriza o seu interesse e atira a revista para o lixo.

Teresa repreende Thomas por lhe ter desobedecido ao vacinar a irmã e informa-o de que está de castigo, obrigado a regressar a casa quando sair da escola e proibido de se dedicar à bolsa de valores como tanto gosta. O filho protesta mas Teresa reforça que perdeu a confiança nele e que o facto de ter mentido foi muito grave.

Marta brinca com Inácio e provoca-o insinuando que ele não tem vida social. Joana está alheada da conversa e tamborila com uma colher no balcão da copa. Quando se dá conta, explica aos colegas que está enervada por ainda não ter notícias da cirurgia de Duarte. Entretanto, Marta comenta em conversa que precisa de arranjar um local para a festa da sua associação e Joana sugere-lhe o hostel de João. Quando agarra no telemóvel para lhe fornecer o contacto, repara que tem várias mensagens e percebe que se esqueceu de ir almoçar com a mãe e telefona-lhe de imediato.

Sara, desvaloriza o facto de Joana se ter esquecido do almoço mas Filipe tenta aproveitar a ausência da filha e diz que ela precisa mais de apoio agora, por causa da operação de Duarte, vincando que era melhor a ex-mulher adiar a viagem para Itália. Sara não vai na conversa e lembra que está à distância de um telefonema e a três horas de Lisboa. Maria interrompe a conversa e confere se está tudo do agrado deles. Vasco aproveita para perguntar por Isabel e fica a saber que ela passou a noite no hospital com a filha. Entretanto, Maria fica surpreendida com a chegada de Catarina e com o facto de ela lhe dizer que a foi buscar para irem juntas a um sítio.

Sandra provoca Priscilla e critica-a por se apresentar demasiado vistosa para trabalhar no posto de combustível. Jorge também apanha por tabela por não tirar os olhos do corpo da nova funcionária. Priscilla responde a Sandra na mesma moeda, insinuando que ela nunca irá longe na vida. A conversa começa a azedar e só não fica estragada porque Fernanda aparece naquele momento e obriga-as a terem maneiras. Entretanto, Leandro vai abastecer o carro e aproveita para contar que foi convocado para jogar de início na equipa do Porto B. Fernanda mostra-se orgulhosa pelo sucesso do filho e Priscilla muito interessada nos seus atributos físicos. Jorge acompanha a conversa e fica enciumado.

Vítor cozinha a carne que recebeu do patrocinador de Rúben mas Bruno fica pouco entusiasmado com o aspecto da comida. Leandro aparece naquele instante e o pai protesta por ele não lhe ter contado que vai ser titular pela primeira vez na equipa B do Porto. Leandro lembra a Vítor que costumava sempre dizer mal do seu futebol mas o pai afirma logo que só o fazia para o motivar e aproveita para contar que tenciona candidatar-se à presidência do Cedofeita e apresentá-lo como sua contratação como trunfo eleitoral. Leandro e Bruno riem a bom rir e deixam Vítor irritado.

Adriana oferece um bolo a Rúben e diz que se trata de uma forma de lhe agradecer por andar a aturá-la e por tê-la apoiado num momento difícil da sua vida, como foi o reencontro com a mãe. Rúben insiste que ela deve dar uma oportunidade a Cila e Adriana brinda-o com um beijo na bochecha, grata por aquele conselho e por ser um bom amigo. Ele aproveita para confessar que gostava de ser um amigo colorido, mas Adriana diz-lhe que não se estique e sai da loja a falar com a mãe ao telefone.

Cila vai ao Sirga pedir desculpa a Luís por o ter assediado e conta-lhe que Adriana a convidou para jantar para conversarem. A ex-mulher mostra interesse de que ele e Maria estejam presentes e quando Luís recusa, argumenta que tem muito orgulho dele pela forma como criou e educou a filha. O chef não fica indiferente àquelas palavras e diz que vai falar com Maria sobre o assunto.

Maria fica perplexa ao chegar com Catarina ao parque de campismo onde viveram, sem perceber porque é que a filha a levou ali. Catarina faz um discurso de arrependimento por todo o mal que fez, tocando fundo o coração da mãe, que não resiste a perdoá-la, confessando as saudades que teve dela enquanto estiveram de costas voltadas.

Henrique dá instruções a Fred para que venda as suas participações, pois é a única forma que tem de arranjar o dinheiro suficiente para pagar ao fisco e escapar à prisão. Fred tenta demovê-lo argumentando que assim vai perder muito dinheiro mas o médico insiste e mantém a sua vontade. Fred afirma que precisa de algum tempo e fica muito tenso com a exigência de Henrique.

Marta visita o hostel de João e perante os serviços que ele oferece, decide realizar ali a reunião da sua associação. Ele fica curioso e a investigadora explica que se trata de uma organização que defende o direito à gravidez de substituição através do recurso a barrigas de aluguer.

Inês conversa com Sofia sobre os tons dos tecidos que quer usar para a nova colecção. A mãe acompanha o seu entusiasmo e pergunta-lhe se não quer ir com ela à reunião com um estilista belga que está interessado nos tecidos que a fábrica produz. Inês diz que já combinou sair com Carlos e Sofia volta a desdenhar do rapaz. A filha defende o namorado e realça a sua competência como amante, perguntando à mãe se nunca teve ninguém que a tivesse arrebatado em termos sexuais, que a tivesse feito entregar-se sem regras nem tabus. Sofia reconhece que não e fica muito pensativa a digerir esta conversa com Inês.

Henrique conta a Miguel que pediu a Fred que lhe desbloqueasse algum dinheiro e insinua que conta com a sua ajuda como juiz do Supremo Tribunal de Justiça. Miguel deixa claro que apesar de ser seu amigo não pode comprometer-se, o que deixa Henrique muito angustiado.

A cirurgia de Duarte corre bem, para satisfação e alívio de Pedro e Joana.

Sofia termina a sua reunião de trabalho no hotel e decide tomar uma bebida no bar antes de ir embora. Enquanto o barman trata de a servir, é abordada por um homem bem parecido que se propõe fazer-lhe companhia. Leonel não perde tempo e usa um discurso sedutor a que Sofia corresponde, aceitando o convite que ele lhe faz para subir ao seu quarto.

Maria reconcilia-se com Catarina, acreditando que as palavras de arrependimento que ela proferiu são sinceras. A filha propõe que comecem do zero, garantindo que depois de ter encontrado o seu equilíbrio ao lado de Diogo, só ela lhe falta para ser feliz. Maria garante que estará seu lado mas lembra que ela não deve esquecer o mal que fez, pois só assim manterá os pés assentes na terra.

nas redes

pesquisar