SIC

Perfil

78º Episódio - 5 de dezembro (sábado)

Inês tenta afogar Catarina!

Duarte está cada vez mais desesperado sem notícias de Pedro e conta a Joana que já não vai a Pombal procurá-lo pois foi informado que a pista que tiveram não se confirmou.

Catarina conta a Diogo, pela manhã que sonhou com o seu bebé e que a mãe também estava no seu sonho e o marido responde que só quer vê-la feliz e lembra que estava certo de que o seu plano ia resultar. Catarina conta que teve mais uma ideia para seduzir a mãe e que tenciona ir vê-la à Quinta, pois já tem um pretexto para isso.

Maria desce para tomar o pequeno-almoço e depara-se com Luís a dormir na sala. Ele desculpa-se com o facto de ter ficado a trabalhar até tarde no restaurante e ela diz que ele teve foi medo de ir para a cama, depois de a ter obrigado a falar com Catarina, exigindo que não volte a fazê-lo. O chef pede-lhe desculpa e pergunta se fizeram as pazes. Maria responde que não e deixa-o surpreendido quando pergunta se ele sabia da gravidez de Catarina. Luís assevera que não sabia de nada e fica muito pensativo.

Jorge repreende Fernanda e Sandra que conversam sobre a nova patroa. Sandra apanha um raspanete por estar sem farda mas ela desvaloriza e diz que a patroa, por ser mulher a vai apoiar. O encarregado responde que ela não deve perceber nada de combustíveis e vai despeitado para o armazém. Sandra acha que ele vai mesmo ser despedido. Fernanda, impressionada, pede-lhe que não brinque com coisas sérias.

Leandro conversa com o pai sobre a posição em que o treinador do Porto B o quer a jogar e Vítor diz que também é treinador e nunca reconheceu nele capacidades para lateral esquerdo. Entretanto, Leandro repara que ele ainda não assinou os papéis do divórcio e avisa-o de que a mãe se vai zangar. O pai responde amuado que o problema é dela.

Jéssica vai ter com Bruno ao barco e convence-o, com os seus habituais truques de sedução, a aceitar manter com ela uma relação secreta, paralela à que ela tem com Fred.

Beatriz entra em desespero quando o inspector da Polícia Judiciária confessa que também está em aberto o cenário de Pedro ter morrido. Duarte também redobra a sua angústia e aperta a ex-mulher nos seus braços, perante o olhar compadecido de Joana.

Vasco vai ao Sirga contar a Isabel que se separou de Margarida mas ela não consegue expressar mais do que a sua indignação, sentindo que ele pode estar a querer aproveitar-se dela, mais uma vez. Vasco afirma compreender a sua reacção mas acrescenta, antes de sair do restaurante, que a ama e que é com ela que quer ficar. Isabel tenta manter-se forte mas acaba por ficar claramente perturbada.

Na Quinta, ultimam-se os preparativos para a sessão fotográfica da colecção de biquínis que Inês desenhou e Hélder aprecia o corpo de Jéssica, antes do início do trabalho. Entretanto, aproveita para se certificar discretamente junto de Sofia que Henrique não vai aparecer por ali. Jéssica agradece a Inês o convite que lhe fez para fotografar.

Henrique pergunta a William se teve alguma coisa a ver com o inquérito que a Ordem dos Médicos lhe abriu por causa da falsificação dos resultados do ensaio clínico. O cunhado disfarça a sua culpa e nega ter qualquer responsabilidade no assunto. Henrique lembra-lhe que ele foi conivente com a situação e que se for ao fundo o leva consigo.

Benedita leva Zé para almoçar em casa de Teresa e Jonas mas o contacto com Rita conduz a uma situação de constrangimento, quando ele estranha a cor da pele dela e diz que não podem ser primos. Benedita desculpa-se e afirma algo envergonhada que o filho é muito frontal.

Duarte fica muito preocupado ao ver que Beatriz está a pesquisar na internet sites de pornografia infantil. Ela responde com pragmatismo que têm de considerar todas as possibilidades para encontrarem o filho. Em desespero, Duarte dispara que não estariam a passar por tudo aquilo se ela não tivesse enfiado o filho sozinho num autocarro, mas arrepende-se e pede desculpa.

Hélder desafia o jornalista que faz a reportagem da sessão fotográfica a conhecer a adega da Quinta. Sofia encaminha-os para lá no momento em que Catarina aparece, envergando um vestido desenhado por Inês. O reencontro corre mal e Inês acaba por se descontrolar sem resistir às provocações da irmã, atirando-a para dentro da piscina, tentando afogá-la. Catarina consegue dizer no meio da luta que se acontecer alguma coisa ao seu bebé, será ela a responsável. Inês larga a irmã e fica incrédula a vê-la sair da piscina. Catarina entra em casa cheia de raiva.

Catarina manipula a mãe e faz-se de vítima, garantindo que nada fez a Inês que a tenha levado a atirá-la à piscina, tentando afogá-la. Maria fica desconfiada mas diz-lhe para ir tomar um banho para conversarem depois.

Beatriz recupera os sentidos nos braços de Duarte, que pede sinceridade ao inspector da PJ para que lhe diga que probabilidades existem de o corpo que encontraram ser de Pedro. O agente diz apenas que a fisionomia é idêntica e que foi encontrado perto de um terminal de autocarros. Beatriz estremece e Duarte vai buscar a escova de dentes do filho para que seja feito o teste de ADN. Ao entregá-la diz que a namorada trabalha num laboratório e que pode fazer o teste mais rapidamente mas o inspector decreta que só a Polícia Científica o poderá fazer.

Inácio procura saber junto de Joana novidades sobre Pedro mas é tão desajeitado que só consegue prever o pior, ou seja, que o rapaz está morto. Joana fica impaciente e ele pede desculpa. Entretanto, conta à amiga que foi interrogado durante uma eternidade por Diogo e Catarina e que não teve como negar que Henrique falsificou o resultado dos testes ao novo medicamento que pretendiam produzir. Inácio confessa ter medo que Henrique o mate se souber que ele falou mas Joana elogia a sua coragem.

Já recomposta da luta com Inês, Catarina responsabiliza a irmã pelo conflito, dizendo que ela é maluca. Maria passa à frente e pergunta-lhe o que foi fazer à Quinta. Catarina põe em pratica o seu plano para seduzir a mãe e responde que gostava de reaver o cobertor encardido com que adormecia em bebé, para o passar para o seu bebé, quando ele nascer. Maria fica comovida mas tenta não o demonstrar, dizendo que vai tratar do assunto. Catarina apercebe-se que de que acaba de jogar uma cartada decisiva para conquistar o perdão da mãe.

Inês regressa a casa com Sofia e ao ver o pai dispara carregada de ironia que ele tem de dar os parabéns à filha que está grávida. Henrique fica atordoado com a notícia e Sofia conta que Catarina apareceu na Quinta e armou confusão. Mudando de assunto, pergunta ao marido como é que correu a reunião com William e Henrique mostra-se convencido de que não foi ele a denunciá-lo, acreditando mais que pode ter sido Joana, acrescentando que vai falar com Inácio para ver o que ele sabe.

Joana conforta Duarte que se sente um farrapo sem notícias do filho. O enólogo teme que Pedro esteja morto e já concorda em contratar um detective privado para o encontrar. Joana abraça o namorado quando ele começa a lacrimejar.

O director da instituição onde Zé reside dá os parabéns a Benedita pelo excelente trabalho que tem feito na reaproximação ao filho. Benedita e William confirmam que têm estado a preparar a ida de Zé para casa há meses e que o processo de perfilhação já está a ser tratado pelos advogados. O rapaz acaba de tocar clarinete e aproxima-se deles, deixando-os admirados quando revela um profundo conhecimento de como se desenrolam os processos de reconhecimento de maternidade a cidadãos maiores de idade.

Thomas, verdadeiramente impressionado, comenta com Jonas e Teresa o conhecimento que Zé possui sobre as mais variadas áreas e os pais reconhecem que o principal problema que as pessoas com Asperger têm é mesmo o relacionamento social. Rita aparece entretanto a chorar e conta aos pais que está a receber ameaças de Erica, a miúda que a agrediu na escola e que exige que o vídeo que anda a circular na internet com as agressões seja retirado. Thomas dispõe-se a tentar mas Jonas e Teresa garantem que vão falar com os pais da rapariga.

Jéssica mostra a Rúben uma foto da sessão em que participou para promover os biquínis de Inês e confessa que se pudesse deixava a aviação e seria apenas modelo. O irmão lembra-lhe que quando casar com Fred ficará milionária e ela responde que não quer depender de qualquer homem. Rúben não resiste e dispara que se Fred descobre que ela anda a enfeitá-lo outra vez com Ruben, lá se vai o casamento. Jéssica conclui de novo que não consegue escolher entre Fred e Bruno.

Vítor resiste o mais que pode a assinar os papéis do divórcio mas perante a ameaça de Fernanda, que lhe sugere que ainda vai ficar a dormir na rua, acaba por ceder e fazer-lhe a vontade.

Maria conta a Luís no restaurante que Catarina voltou a envolver-se numa confusão com Inês na Quinta e não duvida que ela teve a culpa do que se passou. Depois de saber que Catarina foi buscar o pequeno cobertor a que se agarrava para dormir quando era pequena, Luís volta a incentivar Maria a fazer as pazes com a filha mas ela acredita que Catarina ainda vai fazer sofrer muito.

Já em casa, Catarina deixa cair a máscara e confessa a Diogo que vai enfiar o “fofinho”, cobertor que usava em criança, numa gaveta qualquer e destila ódio para Inês. O marido garante que se acontecer alguma coisa ao bebé, será ele quem irá ter uma conversa com Inês. Apesar de estarem felizes com a gravidez, Diogo e Catarina não esquecem o drama que Duarte está a passar com o desaparecimento de Pedro, incapazes de se imaginar naquela situação.

Duarte regressa a casa com Joana, impaciente com a demora em saber o resultado dos testes de ADN para se saber se o corpo do rapaz que encontraram pertence a Pedro. Entretanto, Beatriz dorme ferrada depois de ter tomado um calmante e Joana afirma não se importar que ela passe ali a noite. Miguel liga entretanto a Duarte e disfarça o ciúme que sente depois de saber que Beatriz vai passar a noite em casa de Joana.

Hélder diz a David que não sabe o que perdeu por não ter ido ao Douro como ele, que fotografou a nova colecção de biquínis de Inês. No entanto, David acaba por ter um prémio maior pois é convidado por Laura para ser o editor da nova revista Mundo Jovem.

nas redes

pesquisar