SIC

Perfil

77º Episódio - 4 de dezembro (sexta-feira)

Catarina descobre que está grávida de Diogo; Vasco dá um murro a Simão depois de ele contar que tem um caso com Margarida

Christian Gnad

Beatriz recusa-se a deixar o Porto enquanto Pedro não aparecer e diz a Miguel que quer procurar o filho com Duarte. O juiz esforça-se por ocultar os seus ciúmes e perante a ameaça que ela faz de acabar com a própria vida, foca-se em confortá-la.

Duarte desespera sem notícias de Pedro, depois de conversar mais uma vez com o inspector da PJ que lidera as investigações. Depois de o agente ir embora, combina com Joana ir procurar o filho.

Simão procura Vasco na clínica veterinária e deixa-o estarrecido ao revelar que tem um caso com Margarida.

Maria e Isabel vivem com angustia o desaparecimento de Pedro. Isabel sente-se culpada por ter proibido o miúdo de se aproximar de Patrícia e Maria mais preocupada com a possibilidade de ele ter sido levado por alguém.

Vasco agride Simão com um murro depois de ele revelar que tem um caso com Margarida e que não faz sentido ele mudar-se para Lisboa com uma mulher que já não o ama. Vasco aos gritos, expulsa Simão do consultório mas o militar ainda o aconselha a falar com a mulher e a perceber que o casamento deles não tem futuro. Vasco liberta a fúria que sente atirando a sua mala para longe e espalhando os papeis que ela contem.

Joana recebe Sara e Filipe e comenta com os pais a tortura que o desaparecimento de Pedro está a ser para Duarte e para ela própria, que se sente impotente para ajudar. Filipe lamenta que nem tenham tido tempo de celebrar a reconciliação.

Duarte fala ao telefone com Teresa, enquanto conduz na procura do filho. Desesperado por não ter qualquer pista sobre o paradeiro do filho, tem de parar o carro na berma e não resiste a chorar depois de desligar o telefone.

Teresa confessa a Jonas que está cheia de pena do irmão e o marido assume que gostava de poder ajudar, embora não saiba como. Entretanto, Thomas é vencido pela enorme preocupação que o invade e mostra aos pais o vídeo em que Rita é sovada na escola por duas colegas. A irmã percebe que ele não guardou o seu segredo e desata a chorar. Teresa e Jonas estão estupefactos com o que vêem e forçam Rita a explicar o que aconteceu.

Admirada por não ter notícias de Vasco, Margarida procura-o na clínica. Fica sem pinga de sangue quando ele revela que Simão o procurou para lhe contar que tem um caso com ela. Margarida ainda tenta justificar-se, dizer que o ama e que já tinha acabado tudo com o colega mas, o máximo que consegue é que Vasco ainda fique com mais raiva e a mande embora.

Diogo informa Catarina de que a empresa farmacêutica não quer processar Henrique pelos danos que causou, para evitar escândalos que possam prejudicar ainda mais a imagem da empresa. Catarina não se conforma que o pai fique mais uma vez impune pelo que fez e Diogo diz que vai apresentar contra ele uma queixa na ordem dos médicos, que irá significar o fim da sua carreira. Ela fica feliz e argumenta que assim talvez a mãe fique do seu lado. Entretanto, o casal é informado de que os exames de fertilidade que realizaram já estão prontos e quando vão à consulta ficam a saber que não só não têm qualquer problema para terem filhos, como também é anunciado que Catarina já está grávida. Diogo e Catarina ficam eufóricos.

Fernanda fica desagradada com Jorge quando ele revela que o posto de combustível já foi vendido e que ela tem de limpar tudo rapidamente e antes que o novo dono se apresente, uma vez que não quer telefonar a Sandra, que está de folga.

Sandra aproveita o dia de descanso para ir ter com Rúben à loja de desporto e convence-o a pousar para um vídeo que ela quer colocar na internet com o fito de ganhar dinheiro à conta dos seus músculos.

Inês cruza-se com João no posto de combustível e aproveita para justificar que não sabia que o namorado a ia levar à festa de inauguração do hostel. João responde-lhe carregado de ironia e antes de lhe virar as costas diz que ela tornou especial um dos dias mais felizes da sua vida. Inês fica destroçada.

Sofia faz terapia com Sara fala da nova relação da filha como se estivesse a falar do seu casamento com Henrique. A psicóloga insiste em aconselhá-la a encontrar a razão que a leva a afastar-se da intimidade com o marido.

Luís, algo nervoso, pede a Maria para não marcar nada para o fim do dia, pois quer fazer-lhe uma surpresa. Ela fica intrigada mas as suas atenções são desviadas para Álvaro que anuncia que há uma pessoa que lhe quer falar. Maria surpreende-se porque quem a aguarda é Inês, que lhe pede a Quinta emprestada, assegurando que lhe vai explicar porquê.

Duarte regressa a casa desalentado por não ter conseguido qualquer pista sobre o paradeiro do filho. Beatriz começa a pensar que Pedro foi raptado e chora. Joana e Benedita, também comovidas, tentam dar o apoio possível. O momento de tristeza é quebrado por Laura, que telefona a Beatriz para lhe garantir que o desaparecimento de Pedro continuará a ser noticiado com grande destaque e que ela pode ficar no Porto até que tudo se resolva. Duarte confessa que não aguenta ficar parado e diz que vai falar de novo com Patrícia, pode ser que se lembre de algo relevante que leve a descobrir o filho. Beatriz segue-o, também muito angustiada.

Depois de ouvirem a filha relatar que tem sido perseguida e alvo de chacota pelas colegas da escola, por ter a cor da pele diferente, Jonas defende que devem apresentar queixa no colégio, mas Teresa defende que o melhor é convidarem os pais da agressora para conversarem calmamente lá em casa. Thomas fica indignado com a brandura da mãe, pois preferia uma atitude mais drástica. Jonas apoia a decisão da mulher mas avisa que se não resultar devem mesmo formalizar uma queixa à direcção da escola.

Vítor telefona a Jéssica e implora-lhe que o ajude a pagar uma multa que recebeu, pois se o não fizer, jamais conseguirá evitar que a mãe desista do divórcio. A filha fica inicialmente renitente mas como o pai insiste, dizendo que o namorado dela tem muito dinheiro, acaba por concordar em pagar-lhe a multa.

Maria conta a Fernanda que Luís a convidou para ir ter consigo ao ancoradouro justificando que quer fazer-lhe uma surpresa. A amiga acha que se trata de um encontro romântico mas Maria acrescenta que o sentiu muito nervoso. Jorge interrompe bruscamente a conversa e decreta que a pausa para o café acabou porque têm de se preparar para receber o novo dono do posto, que deve estar prestes a chegar com Anésio. Maria pergunta a Jorge se não está demasiado nervoso e ele praticamente a expulsa dali, dizendo que de já bebeu café e pagou está na hora de ir andando. Entretanto, olha para uma senhora que há muito escuta a conversa e diz-lhe que se já tomou o cimbalino, faça o favor de sair que eles têm muito que fazer. Anésio chega nesse momento e apresenta a mulher, dizendo que se trata da doutora Gabriela, representante da Sociedade que comprou o posto de combustível. Jorge sente-se mal e quase desmaia depois de a mulher disparar com ar muito sério que ele deve estar a pensar que vai perder o emprego.

Catarina exulta com o facto de estar grávida e assume que para que tudo seja perfeito só falta ter a mãe junto de si. Diogo acredita que tal vai acontecer, pois acredita que Luís irá cumprir a promessa que fez de convencer Maria a aceitá-la de novo.

Benedita, fica radiante e chora de alegria quando Zé lhe revela que está pronto para ser seu filho e para que ela seja sua mãe.

Vasco desabafa com Joana depois de ter sabido que Margarida tem um caso com Simão, lamentando ter acabado com Isabel para manter o seu casamento, sem perceber que nem ele nem a mulher queriam realmente continuar juntos. Joana incentiva o irmão a procurar Isabel e a explicar-lhe a situação, assumindo que gosta dela e que é com ela que quer ficar. Vasco fica a pensar nas palavras da irmã.

Duarte e Beatriz conversam mais calmamente com Patrícia mas voltam a ficar frustrados porque a rapariga não consegue dar qualquer pista que os conduza ao filho. No entanto, acaba por contar que Pedro chegou a confidenciar que não gosta de morar em Lisboa porque o namorado da mãe é um chato. Depois de Duarte e Beatriz irem embora, Patrícia ressente-se e tem um ataque de tosse que só acalma depois de usar a bomba que tem na mala. Isabel fica preocupada com a saúde da filha.

Maria espera impaciente por Luís. Quando chega ao ancoradouro, o namorado pede desculpa pelo atraso, mas ela permanece inquieta, principalmente depois de ele dizer que só a quer fazer feliz. Luís convence Maria a entrar sozinha no barco de cruzeiro que pertence a Filipe e, assim que ela sobe a bordo ele afasta-se, ao mesmo tempo que a prancha de embarque é retirada. Maria grita por Luís assim que percebe que o barco está em andamento e fica espantada quando atrás de si surge Catarina que pede desculpa por aquela armadilha e pergunta se podem falar agora. ​

Maria quer abandonar o barco de Filipe, recusando-se a fazer as pazes com Catarina mas quando a filha lhe revela que está grávida, fica indecisa e pede-lhe para ficar um pouco sozinha.

Henrique fica espantado ao saber que Maria emprestou a Quinta a Inês para ela fazer a produção fotográfica da sua nova colecção. No entanto não revela à filha nem à mulher porque é que está surpreendido. Inês recebe uma chamada do namorado e Henrique demonstra claramente o seu desagrado, ao contrário de Sofia que diz que a fama do rapaz como cantor pode ajudá-la na carreira como estilista. Inês fica indignada e sai para o quarto quando o pai recebe uma chamada de um colega. Depois de desligar, conta a Sofia que apresentaram uma queixa contra ele na Ordem dos Médicos por causa da falsificação do estudo científico e ela afirma que só pode ter sido Catarina.

Teresa recrimina-se por não ter percebido que Rita tem sido vítima de bullying e Benedita diz que a maior parte dos pais não se apercebe do problema a tempo de o evitar. Jonas junta-se a elas e conta que a filha não quer que eles conversem com o pai da miúda que a agrediu, por temer represálias no colégio. Concluindo todos que criar filhos não é fácil, a conversa centra-se na angústia de Beatriz e Duarte, que ainda não encontraram Pedro. Benedita confessa que tencionava apresentar Zé à família mas fica indecisa, atendendo ao momento dramático que se está a viver. Jonas incentiva-a a levar o filho lá a casa para que ele conheça os primos.

Apesar de todas as divergências que teve com Beatriz por causa de Duarte, Joana apoia-a e oferece-lhe um calmante para que consiga descansar. Ela reconhece a bondade das suas intenções mas recusa. Duarte descobre entretanto na internet uma pessoa que escreveu ter visto em Pombal um rapaz parecido com Pedro e informa a polícia de que vai até lá. Beatriz reza para que se trate do filho.

Vasco e Margarida separam-se a bem e como amigos, depois de reconhecerem que o seu casamento há muito estava acabado e que foi exactamente por isso que se envolveram com outras pessoas.

Maria conta a Fernanda que, afinal, Luís a atraiu ao barco para que ela falasse com Catarina e aceitasse fazer as pazes com ela. Apesar de confessar que ficou balançada com o facto de ela lhe anunciar que está grávida, não consegue dizer se lhe consegue perdoar o que fez. Certo é que, tomando como exemplo a aflição que Duarte está a passar com o desaparecimento do filho, se interroga se vale a pena perder a única filha que tem. Mudando de assunto, as amigas comentam o susto que Jorge apanhou quando mandou embora do posto a nova patroa, sem saber quem ela era. Maria deseja que o rapaz não perca o emprego, apesar de também se ter metido com ela.

Depois de sair do duche, Jéssica envia uma mensagem provocadora a Bruno mas tem de esconder o telemóvel porque Fred chega de surpresa a falar ao telefone com Henrique, aconselhando-o a fazer um investimento. Quando finaliza a chamada, envolve Jéssica nos seus braços e conta que não pode ir com ela para o Porto. A namorada fica satisfeita, porque fica assim com maior liberdade e conta que vai estar dois dias a trabalhar e que foi Inês quem a contratou para fotografar a nova colecção de biquínis. Fred pede-lhe que não conte a João, pois não quer que o irmão se lembre que Inês existe.

nas redes

pesquisar