SIC

Perfil

75º Episódio - 2 de dezembro (quarta-feira)

Henrique encomenda um assalto à Quinta; Joana pede Duarte em casamento

Christian Gnad

João, sem fazer a menor ideia, contrata para cantar na inauguração do hostel o novo namorado de Inês e ainda lhe cede a única suite disponível para passar a noite com ela.

Leandro veste-se com o equipamento do FC Porto e justifica-se a Jéssica que quer fazer inveja ao pessoal do bairro. Rúben, que aparece na sala aos pulos, preparando-se para a final do concurso de fitness, oferece conselhos ao irmão. Leandro e Jéssica troçam dele, apesar de Rúben garantir que vai ganhar a competição. A conversa é interrompida por Vítor, que grita na cozinha em tom de lamúria. Assim que os filhos aparecem para ver o que se passa, começa a implorar a Fernanda que esqueça a ideia do divórcio. A mulher permanece insensível aos seus argumentos e nem sequer os filhos apoiam Vítor, o que o deixa bastante desanimado. Num último esforço, consegue que Jéssica aceite dar uma palavrinha à mãe, para a convencer a não se separar.

William confidencia a Benedita que decidiu denunciar as irregularidades que Henrique cometeu na clínica, pois não quer arriscar perder o emprego por cumplicidade. A mulher afirma que mesmo que ele fosse despedido, estariam numa situação confortável com o dinheiro que receberam da venda da Quinta.

Inácio dá consulta a uma doente que fica muito mal impressionada pela forma agressiva com que ele a atende.

Catarina não consegue disfarçar perante Diogo a raiva que a conversa com a mãe produziu em si e dispara que Maria é uma mal-agradecida por continuar a renegá-la. O marido responde que talvez esteja na hora de cumprir a ameaça que fez a Luís.

Maria decide regressar à Quinta mas, antes de sair do restaurante, garante a Luís que não está zangada com ele por a ter quase forçado a conversar com Catarina. Ele fica desconfortável, uma vez que lhe está a esconder que só fez o que fez porque Diogo o chantageou. Maria fica feliz quando recebe o apoio de Luís para ficar na Quinta e o incentivo para que faça frente a Henrique.

Jorge continua a incomodar Sandra e Fernanda com o seu emprenhado estudo de línguas. Agora fustiga-as com o curso de russo que anda a tirar e deixa Sandra frustrada, ao recusar deixá-la sair mais cedo para ver o concurso de Rúben.

Leandro e Jéssica estão ansiosos para verem Rúben e fazem claque. Victor não resiste e também vai espreitar o filho. Rúben chamado ao palco para a sua actuação e surpreende porque alterou a musica que Adriana fez para ele sonorizar a coreografia que apresenta. Vítor chega atrasado mas lamenta, apesar disso, ter de assistir ainda à actuação de Rúben. Bruno, também acha tudo muito bizarro mas apoia Jéssica.

Entretanto, Maria confessa a Fernanda que continua a preocupar-se com Catarina e que está tentada a acreditar na mudança que ela apregoa ter feito. Já Fernanda, reafirma a intenção de se divorciar de Vítor, temendo que um dia alguém a responsabilize pelas dívidas dele.

Para surpresa de toda a gente, Rúben vence o concurso de fitness e Vítor, que antes o desdenhou, não larga o troféu e assume-se como seu treinador. Rúben, por seu lado, não consegue controlar as emoções e beija Adriana com sofreguidão. Quando ela se liberta, desfere-lhe um potente estalo. Saindo porta fora. Rúben está tentado a ir atrás dela mas acaba por acalmar e vai receber a sua taça.

Sofia fica radiante quando Inês lhe conta que Laura lhe encomendou um vestido para um evento mas, tal como Henrique, fica apreensiva ao conhecer o novo namorado da filha. O cantor vai buscá-la para a festa onde vai actuar e depois de eles saírem, Henrique assegura a Sofia que vai ter de conversar muito a sério com a filha. Entretanto, conta que Duarte lhe estragou os planos ao implorar a Maria que continue na Quinta mas, ao mesmo tempo, garante que já tem uma surpresa que pode fazer com que ela mude de ideias.

Na festa de inauguração do hostel João vai ao encontro do cantor quando o vê chegar na sua mota com a namorada e fica estarrecido ao perceber que a rapariga é Inês. Ela tenta recuperar do choque e inventa que está indisposta para ir imediatamente para casa.

Maria interrompe o estudo para falar ao telefone com Luís, avaliando quando é que ele regressará a casa. Depois de desligar, ouve burburinho na cozinha e como Olga não responde vai ver o que se passa. Ao entrar na cozinha ainda vê a empregada a ser amarrada por um assaltante e consegue escapar ao segundo, que quase a agarra. Em pânico, Maria foge para a sala de provas e fecha-se lá dentro. Quando os ladrões tentam arrombar a porta, carrega a caçadeira dispara na sua direcção e senta-se na escada, a digerir o que acabou de fazer.

Com os bandidos em fuga, Maria chama a polícia e comunica que acabou de evitar um assalto à Quinta. Depois vai ter com Olga, que está muito assustada e prefere esperar dentro de casa que as autoridades cheguem.

Entretanto, Henrique recebe uma chamada de um dos assaltantes e fica desagradado com o facto de eles se terem deixado atemorizar por Maria e terem fugido mas o homem explica que ela disparou contra eles.

Depois de terminar o telefonema, Henrique surpreende-se com o facto de Inês já estar em casa e aproveita para lhe demonstrar o seu descontentamento por ela estar numa relação com um cantor da moda. A filha dá a entender que já é crescida e, depois de receber uma mensagem do namorado a dizer que está à porta de casa, vai buscá-lo, para desagrado de Henrique que protesta. Já a sós com o cantor, Inês confessa que acabou por deixar a festa antes de começar, porque foi noiva de João e não quis criar uma situação de constrangimento. O cantor mostra-se compreensivo e diz que o passado dela não é da sua conta. Inês acaba por beijá-lo para evitar que a conversa se torne ainda mais incómoda.

Maria relata a Luís a aflição pela qual passou com o assalto à Quinta e mostra-se convencida de que Henrique está por detrás de tudo, pois ameaçou expulsá-la dali a qualquer preço. Luís tenta convencer Maria a mudar-se para outra casa mas ela recusa deixar-se intimidar.

Rita ganha coragem e diz que não quer voltar à escola porque os colegas troçam dela por causa da cor da pele. Teresa e Jonas tentam desvalorizar o problema e prometem resolver o assunto falando com os professores mas ficam, tal como Thomas, preocupados com a situação.

Duarte cruza-se com Joana na clínica e revela que foi a uma consulta para preparar a cirurgia em que vai remover o tumor da perna. A curta conversa causa-lhes constrangimento e a investigadora não esconde a tristeza por estarem separados.

Duarte telefona a Pedro para saber a que horas ele chega ao Porto e pede-lhe que avise a mãe para o levar à Quinta e não a casa de Joana, porque quer ter uma conversa com ele. O miúdo fica preocupado e fica a pensar que o pai lhe quer contar que tem cancro. Beatriz recebe o recado de Duarte e diz ao filho que só o pode levar ao fim do dia porque tem de fazer um trabalho. Pedro consegue, com o apoio de Miguel, convencê-la a deixá-lo viajar no expresso.

Maria vai a casa de Henrique e acusa-o de ter mandado os homens assaltar a casa da Quinta para a atemorizar e fazer com que se vá embora, deixando claro que só morta deixará a propriedade. Ele certifica-se de que ninguém está a ouvir a conversa e diz-lhe em surdina que se não sair a bem sairá a mal. Maria pergunta se ele está a pensar matá-la e se para além de violador e vigarista também é assassino. Assunção chega à sala naquele preciso momento e fica intrigada com o que ouve na parte final da discussão. Maria vai embora a dizer que o recado está dado e Henrique tenta disfarçar a fúria que sente, ao mesmo tempo que se tenta justificar à sogra, afirmando que Maria não sabe o que diz. Assunção deixa-o ainda mais furioso, achando precisamente o contrário.

Tal como tinha pensado, William denuncia as irregularidades que Henrique cometeu durante o ensaio clínico do novo medicamento que a farmacêutica pretendia produzir. Diogo decide passar todo o processo a pente fino e William promete dar toda a colaboração necessária. Depois de ele sair da sala, Catarina lança a suspeita de que ele pode não ser de confiança, uma vez que está casado com uma irmã de Henrique. O marido desvaloriza o assunto e faz-lhe ver que William tem colocado os interesses da clínica em primeiro lugar. Entretanto, Catarina depara-se com uma fotografia de Inês numa revista, ao lado de, Carlos, lendo na notícia que a irmã anda com o cantor. Inevitavelmente fica muito divertida e a fazer troça de Inês.

Sofia não esconde de Inês que não aprova a sua nova relação mas quando a filha afirma que Carlos a trata bem e não complica a relação, acaba por ceder aos seus argumento, esperançada de que se trate de um namoro passageiro.

João é que não se conforma com o fim do noivado com Inês e desabafa com Fred, mostrando-se revoltado e triste por ela o ter trocado por um rapper.

Jéssica, Rúben e Leandro tentam convencer a mãe a desistir da ideia de se divorciar mas ela mantém-se irredutível. Vítor implora à mulher que reconsidere a sua decisão e em desespero, diz que não vai assinar a separação por mútuo consentimento. Fernanda dispara que ele não tem outro remédio e Vítor fica desconsolado.

nas redes

pesquisar