SIC

Perfil

69º Episódio - 25 de novembro (quarta-feira)

Benedita conta a Zé que é sua mãe

Victor Freitas\302\251

Beatriz regressa ofegante à redação e Benedita vai perguntar-lhe o que se passou para o secretário de Estado não se ter demitido, sugerindo os passos que ela deve dar para apurar a verdade. Laura interrompe a conversa e leva Beatriz para o gabinete, deixando claro que é a ela que tem de reportar e não a Benedita. Entretanto, pede a título de favor pessoal a Beatriz que renuncie a ir de férias, pois precisa de alguém com experiência, sem ser Benedita, que tome conta da redação. Beatriz ainda tenta argumentar que nessa semana ia estar com o filho mas acaba por ceder à pressão da directora.

Gracinha, amiga de Assunção, ainda chega a tempo para a apresentação do livro dela e é apresentada aos presentes, bem como a Luís. Assunção agradece ao cheff e aos seus colaboradores o serviço que proporcionaram.

Henrique conta a Sofia que foi ao banco para avaliar as melhores opções de investimento e que chegou à conclusão que o melhor é colocar o dinheiro no estrangeiro. Ela aprova a decisão, pouco atraída para pagar metade do que tem ao Estado. Entretanto, Henrique mostra-se ansioso para encontrar um projecto de investigação, já que não se vê a dar consultas. Sofia abeira-se dele e massaja-lhe os ombros, encorajando-o.

Maria conta a Fernanda que Henrique tentou violá-la mas também acha que ele não voltará a repetir, pois percebeu que ela é capaz de o matar. A amiga fica surpreendida e sugere-lhe que conte a Luís. Maria receia que o companheiro tenha uma recaída e volte a beber e pede-lhe que guarde segredo sobre o que acabou de contar.

Vítor resmunga com Rúben porque o filho diz que o dinheiro dos ténis contrafeitos que andam a vender devia ser para pagar a carrinha, pois está farto de ser ele a adiantar o dinheiro da prestação. Vítor insiste em viver num mundo de fantasia e pouca ou nenhuma importância dá ao assunto.

William vai jantar sozinho ao Sirga e telefona a Benedita para lhe contar que Zé ficou perturbado por não ir passar o fim-de-semana a Lisboa e que desapareceu da clínica. Benedita fica transtornada mas o marido confirma que está tudo bem com o rapaz e que depois de o ter descoberto na escadaria da Casa da Música o levou de volta para a instituição. Benedita pede ao marido para que nunca mais lhe esconda algo do género. William tranquiliza-a e evita que se ponha a caminho para ir ter com o filho.

Benedita tem de desligar a chamada porque Laura aparece nesse momento e começa a pressioná-la para entregar um artigo que só devia estar pronto para a semana seguinte. Benedita reclama e Laura acaba por revelar que não se sente confortável por ela continuar na revista, porque muitos jornalistas ainda acham que ela é a directora. Benedita não se deixa intimidar e dispara que vai jantar e descansar. Laura fica a vê-la ir embora para casa e vai para o seu gabinete.

Teresa está preocupada com Rita por ela ter dito que não queria que o irmão nascesse com a sua cor de pele. Entretanto, Jonas fala com a família e Rita fica aborrecida quando o pai lhes conta que está em fila de espera e que por isso não pode regressar a Portugal tão depressa como queria.

Duarte janta com Joana e Pedro e age como se estivesse a antecipar que está mesmo com um cancro. Começa por pedir ao filho que o vá ajudar nas vindimas pois quem sabe, um dia, não terá de tomar conta das vinhas. De seguida pede a Joana e a Pedro que se juntem para tirar uma fotografia. Joana percebe a angustia que Duarte está a viver e apoia-o.

Sandra está a recortar cupões das revistas no posto de combustível quando Rúben aparece e lhe pede que vá encher-lhe o depósito. Ela exige-lhe uma contrapartida e ele negoceia com os ténis de contrafação. Jorge aparece de repente e fica desconfiado do que eles possam estar a fazer.

Depois de ter sido atacada e quase violada por Henrique, Maria esconde de Luís que está fragilizada e aninha-se nele, dizendo que teve saudades.

Joana recebe um convite de Vasco para ir correr e Duarte diz-lhe que aceite. Entretanto, a investigadora fica intrigada por receber uma mensagem de William a convoca-la para uma reunião.

Inês pede ajuda à mãe para ultimar alguns pormenores do desfile da sua colecção. Sofia prontifica-se a tratar de tudo e aconselha-a a ir a um spa relaxar, pois desde que acabou com João, só tem trabalhado. Inês reafirma que não quer falar mais do assunto.

Vítor afiança a João que vai ter concluído a tempo os acabamentos que ele encomendou para o hostel. Fernanda avisa o marido para não enganar o rapaz, pois ele e o irmão são quase família.

Duarte desafia Pedro para passarem o dia juntos e diz que não faz mal se ele faltar um dia aos tempos livres. O filho fica radiante, ainda mais quando Duarte sugere que se metam no carro, sem destino definido.

Catarina fica surpreendida ao encontrar Henrique na clínica e insiste em estabelecer com ele uma relação de proximidade de filha e pai. Ao contrário do que desejava, Henrique humilha-a e assume que Inês é a filha que quis ter, enquanto ela foi um acidente de percurso. Catarina tenta disfarçar a sua mágoa e a raiva que sente nesta altura, mas avisa que talvez ele venha a passar por aquilo que ela passou, quando viveu no parque de campismo.

Henrique tenta contratar alguns dos investigadores da clínica para a sua nova investigação mas fica frustrado porque ninguém quer trocar o certo pelo incerto. Henrique vai embora desiludido e Marta interroga-se como é que ele não percebeu que as pessoas não gostavam de si. Inácio confessa que até gostava de Henrique, apesar do seu mau feitio.

Laura recebe uma chamada a avisar que a filha faltou ao curso de inglês que ela pagou e fica desorientada. Beatriz, que ouviu a conversa, aconselha-a a ser mais dura com Alice. Entretanto, Laura também fica desagradada quando pergunta por Benedita e lhe é dito que não foi vista pela revista. A directora exclama que ela é outra das que fazem o que querem.

Benedita apanha um valente raspanete do director da instituição onde Zé vive, por ter desiludido o filho e não o ter levado para passar o fim-de-semana em Lisboa, como estava prometido.

Teresa conversa com Jonas e procura saber quando é que ele regressa a Portugal. Antes de a chamada cair ainda lhe consegue dizer que o bebé é capaz de nascer mais rapidamente do que esperavam. Quando a ligação é interrompida, Teresa sente uma forte contração e logo outra a seguir, persentindo que o parto está para breve.

Diogo, William e Catarina definem a nova estratégia para a clínica e planeiam aumentar os funcionários. Joana interrompe a reunião e Diogo convida-a para liderar a investigação que estava a cargo de Henrique. Inicialmente Joana fica indecisa mas William incentiva-a e ela acaba por aceitar.

Benedita conta a Zé que é a sua mãe mas ele reage mal e fica tão perturbado que atira o clarinete contra uma árvore. O director da instituição que o acolhe aproxima-se com um enfermeiro e tenta serená-lo. Benedita não consegue segurar as lágrimas.

Henrique chega a casa vindo do ginásio e Assunção critica-o, dizendo que parece uma dona de casa ociosa sem ter nada que fazer. O genro defende-se e diz que está a formar um novo grupo de investigação, ao mesmo tempo que deixa claro que não tem de lhe dar satisfações. Ela contrapõe que agora que tem mais tempo livre devia dar mais atenção à mulher mas fica sem argumentos quanto Henrique responde que se Sofia não se queixou, então é ela que está com um problema. Assunção retira-se e ele faz má cara, enervado com a conversa.

Inês recebe na fábrica de confeções um ramo de flores acompanhado de um cartão com indicações do local onde deve dirigir-se para um encontro. Inicialmente pensa que foi a mãe a autora do miminho, com a intenção de a enviar para um spa para se distrair. Sofia diz que não teve nada a ver com o assunto e Inês adivinha que deve ser mais uma manobra de João para a reconquistar e atira as flores e o cartão para o lixo, confessando estar farta daquela insistência.

Duarte e Pedro passeiam e comem gelado. Duarte diz que tem de aproveitar cada momento com ele, antes que seja tarde. O filho estranha aquela conversa mas o pai, escondendo que está doente e preocupado, justificando que qualquer dia ele cresce e não vai querer saber mais dele. Pedro ganha coragem e revela que se tem encontrado com Patrícia. Duarte insiste que ele deve respeitar a vontade de Isabel, que não os quer juntos, mas compromete-se a falar com ela para a fazer mudar de ideias. Pedro mostra-se descontente por ter de ir para Lisboa passar a semana com a mãe, mas Duarte faz-lhe ver que Beatriz tem o direito de estar com ele.

Vasco vai ter com Joana à clínica mas a irmã acaba por confessar que se tinha esquecido que tinham combinado almoçar. O veterinário conta que já decidiu ir com Margarida para Lisboa, assumindo que o que teve com Isabel acabou.

Maria conversa com Leandro e tenta fazer com que ele aceite algum dinheiro para aliviar as finanças da família. O rapaz diz logo que a mãe nunca iria aceitar e Maria propõe que ele diga a Fernanda que se tratou de um adiantamento que o Porto lhe fez antes de o contratar. Leandro responde que a mãe nunca aceitaria o dinheiro e que o iria obrigar a ficar com ele. Maria fica frustrada por não conseguir arranjar maneira de ajudar a amiga sem que ela saiba.

Sofia faz terapia com Sara e revela que a sua vida ganhou muito mais tranquilidade, reconhecendo que Henrique está a fazer um esforço para mudar e se dedicar mais a ela. No entanto, confessa que a sua vida sexual com o marido não a preenche e que está a pensar consultar um ginecologista para avaliar se não terá qualquer problema.

Inês arrepende-se de ter rasgado o cartão que acompanhava as flores que lhe enviaram e junta os pedacinhos de papel até recuperar as coordenadas de GPS que lá vinham escritas. Depois de as inserir no computador, detém-se a observá-las, muito intrigada.

Maria consegue convencer Rúben a aceitar o seu dinheiro e pagar o empréstimo da carrinha, comprometendo-se a resolver o problema com Fernanda se ela descobrir. Rúben abraça Maria e confessa que está muito mais aliviado porque aquele empréstimo que o pai contraiu lhe estava a rebentar com as finanças.

Jorge embirra com Vítor e diz a Fernanda que qualquer dia tem de o etiquetar porque ele passa tanto tempo ali no posto de combustível, que mais parece um artigo para venda. Jéssica aparece entretanto com Fred e Vítor fica maravilhado com o carro que ele tem. Jéssica apresenta o namorado ao pai e este sugere que jantem lá em casa. Fernanda lembra que vai estar a trabalhar até tarde mas que não se importa se ele tratar do jantar. Vítor, que só quer andar no carro de Fred, arrasta-o consigo para irem comprar frangos. Jéssica segue-os, com medo do que o pai possa inventar. Entretanto, Jorge folheia uma revista Mundo e repara que o cupão foi recortado. Fernanda fica muito nervosa e responde que se calhar a revista já veio assim.

João atrai Inês á sala onde mostrou pela primeira vez em desfile um vestido seu. Na parede faz projectar um quadro que admiraram na viajem que fizeram a Viena de Áustria. Ela deixa-se envolver pela emoção e recorda que aquele foi um tempo muito feliz. João aproxima-se e abraça-a com intenção de a beijar, ao mesmo tempo que diz querer perceber porque é que ela mudou. Inês quase se deixa levar, mas acaba por se afastar, murmurando que já disse o que tinha a dizer. Sai a chorar e João fica desconsolado a vê-la partir.

nas redes

pesquisar