SIC

Perfil

52º Episódio - 5 de novembro (quinta-feira)

Leandor abre o jogo e conta a Maria tudo o que Catarina fez

(c).RuiCarlosMateus.1954

Adriana percebe que Rúben está a aprender tudo o que pode sobre música clássica quando ele a convida para o concerto da Casa da Música. A professora pergunta-lhe se já ouviu alguma peça dos compositores de quem fala e ele engasga-se, pedindo-lhe que ao menos lhe dê uma oportunidade. Ela responde que não iam funcionar, assegura que não está interessada em ninguém e para não o deixar triste, diz que tem dois bilhetes para o tal concerto, se ele quiser ir. Rúben fica entusiasmado e promete não adormecer.

Maria diz a Luís que não precisa de hipotecar a casa, pois já tem mais duas propostas de compra da sua parte no Sirga. Ele responde que isso está fora de questão e que não aceita que ela saia do restaurante. Maria quebra, comovida quando diz que tem saudades do tempo em que Catarina era pequenina. Luís não resiste e abraça-a, gesto que ele mantém por algum tempo. De repente, cai em si, liberta-se e limpa as lágrimas dizendo que tem de ir trabalhar.

Catarina chama Leandro à Quinta e, furiosa por ele não ter envenenado a comida do restaurante, trata-o mal, chama-lhe cobarde e deixa claro que só se envolveu com ele por interesse. O rapaz fica destroçado e vai-se embora quando ela lhe exige que saia.

Vítor conta com entusiasmo a Fernanda que o jornalista da revista que o queria entrevistar procura é um antigo craque famoso que desapareceu e pode estar a jogar no Cedofeita, achando que se conseguir tornar-se seu agente podem ficar ricos. A mulher dispara que seria bem melhor se ele tratasse de trabalhar na obra que tem para fazer. Rúben procura o fato para ir ao concerto com Adriana mas a mãe sentencia que ele não cabe lá dentro.

Leandro fica radiante quando Luís o convida para continuar a trabalhar no Sirga, depois do período de estágio terminar.

Maria sossega Adriana e garante-lhe que vai pagar tudo a Luís e que ela não tem motivo para ficar apreensiva. A rapariga afiança por seu lado a Maria que o pai gosta muito dela e a respeita, ao que ela responde que a recaída que ele teve lhe trouxe à memória coisas menos boas. Leandro escuta parte da conversa e sente pena de Maria.

Sofia discute com Henrique e ameaça sair de casa se ele reconhecer que Catarina é sua filha. Henrique acaba com a conversa temendo que Inês escute alguma coisa. A filha conversa com João através do computador e quando termina, conta-lhes que o namorado vai trabalhar em Lisboa como guia de tuck-tucks. Henrique fica desagradado, adivinha que Miguel vai ter uma fúria e sugere à filha que se afaste de João para não cair numa vida sem interesse nem futuro.

Leandro agradece a Maria por confiar nele para continuar a trabalhar no restaurante e conta-lhe que foi Catarina quem colocou vodka no copo de Luís provocando a sua recaída na bebida. O rapaz confessa que na altura achou que tinha sido por acaso mas que agora tem a certeza que Catarina fez aquilo para os separar. Maria fica estarrecida com mais uma malvadez de Catarina.

Olga pergunta a Catarina se deseja mais alguma coisa, pois está doente e precisa de se ir deitar. Grosseira, Catarina humilha a empregada e manda-a de volta para a cozinha.

Leandro abre o jogo com Maria e conta-lhe que já tinha ajudado Catarina a pegar fogo ao carro de Henrique quando ela se quis vingar dele, que contratou amigos para roubarem os vestidos que Inês desenhou para o desfile de moda, mas que só agora que recusou envenenar a comida do restaurante é que percebeu que ela nunca gostou dele e o usou, pois disse-lho na cara. Maria fica atónita mas tem de interromper a conversa quando Luís chega. O chef percebe o constrangimento de ambos, mas Leandro ainda o deixa mais desconcertado quando lhe diz que se quiser saber mais terá de perguntar a Maria.

Teresa e Jonas brincam com Duarte e fingem pressioná-lo para que lhes mostre a casa nova. Ele entra na brincadeira e diz que têm de marcar um jantar. Sobre o que Beatriz poderá pensar de ele estar a viver com Joana, Duarte assegura que com as cenas que ela já fez, está preparado para tudo. Mais a serio comenta com a irmã e o cunhado que Henrique pôs Catarina a morar na Quinta e todos concordam que ele devia tê-los consultado antes.

Beatriz fica perplexa quando Pedro lhe pede para deixar que Patrícia durma lá em casa nessa noite. Depois de hesitar, acaba por permitir, desde que Isabel não se importe.

Vasco procura Isabel no quiosque e diz-lhe que decidiu divorciar-se de Margarida, porque é com ela que quer ficar. Isabel estremece mas acaba por confessar que gostou do que ele disse, embora receie que as coisas não corram bem. O veterinário reafirma que vai regularizar tudo quando a mulher voltar da missão no Mali e convida Isabel para ir ao cinema. Ela recusa por não ter quem fique com a filha mas as coisas começam a compor-se quando Beatriz lhe liga a pedir para Patrícia ir dormir a sua casa.

Maria conta a Fernanda tudo o que Leandro lhe contou sobre as patifarias de Catarina e como a ajudou a executar algumas. Fernanda fica em choque e diz ao filho que depois quer ter uma conversa com ele. Maria confessa que tem de arranjar coragem para contar tudo a Luís.

Henrique vai à Quinta e diz a Catarina que tem de ir para um apartamento pois não quer que nem os sobrinhos nem Inês a vejam ali. Catarina fica irritada mas acaba por ponderar ir estudar para os Estados Unidos quando ele lhe oferece essa possibilidade, reafirmando que vai cuidar dela como prometeu.

Luís explode de raiva quando Maria o põe a par do que Catarina fez para os separar e o que tentou fazer-lhe para o prejudicar no restaurante. O chef afirma que o que ela merecia era uma tareia e Maria pede-lhe desculpa por ter sido tão dura com ele.

Jorge ameaça Fernanda e Sandra com um processo disciplinar se voltar a ver que as garrafas de vinho continuam por arrumar no posto. Sandra desabafa que se calhar tem de ir ao castigo outra vez para melhorar o humor do patrão. Fernanda diverte-se com a situação.

Vítor convence Leandro a meter conversa com Amadeu para tentar saber se ele é o craque do futebol brasileiro que desapareceu de repente.

Catarina consegue descobrir João em Lisboa e obriga-o a passeá-la no tuck-tuck. Durante o trajecto tira uma selfie em que ele aparece e mesmo à sua frente diz que acabou de a enviar a Inês. João fica à beira de um ataque de nervos e liga de imediato à namorada e explica-lhe a situação. Inês diz-lhe que não se preocupe que Catarina não vai conseguir separá-los, faça o que fizer.

Teresa comenta com Assunção que Henrique levou Catarina para morar na Quinta, prevendo que será desagradável para Inês se a encontrar lá. Assunção agradece a informação e garante que vai falar com o genro.

Sofia repara que Inês não consegue concentrar-se no trabalho e incentiva-a a não deixar que Catarina a perturbe.

Luís conta a Adriana que a sua recaída com a bebida foi provocada por Catarina e a filha confia que ele não vai voltar a beber. Rúben aparece na loja e dá conta de que já tem o fato preparado para o concerto. Adriana faz-lhe notar que não se trata de um casamento e que pode ir com uma roupa normal. Luís assiste incrédulo à conversa e quase se desmancha a rir. Adriana confessa a sós ao pai que já está arrependida de ter convidado Rúben.

Maria encoraja Isabel a aceitar sair com Vasco depois de ela contar que ele quer largar a mulher para ficar consigo.

Filipe e Sara vistam Joana e Duarte e acabam por ficar para jantar com eles.

Isabel leva Patrícia a casa de Beatriz e explica-lhe os procedimentos de emergência caso a filha tenha alguma crise respiratória.

Leandro leva Amadeu para beber umas cervejas em sua casa com o fito de descobrir o passado dele e se realmente se trata de Maicon, antigo internacional brasileiro. O homem vai embora assim que percebe o que ele quer. Leandro comenta com o pai que a conversa não correu bem e Vítor não esconde a desilusão.

Jéssica conta a Fernanda que quer ir para os voos de longo curso e fica irritada com a mãe quando ela dispara que ela devia era ter vergonha na cara. Já Maria nem sequer quer saber onde de Catarina quando Fernanda lhe diz que Leandro sabe onde ela está.

Miguel telefona a Beatriz e convida-a para jantar. Fica impaciente quando ela recusa, explicando que Pedro tem uma amiguinha que foi dormir lá em casa. Depois de desligar, Beatriz fica com um sorriso na cara, satisfeita pela persistência que Miguel revela.

nas redes

pesquisar