SIC

Perfil

46º Episódio - 29 de outubro (quinta-feira)

Catarina sabe que Henrique é o culpado pelo seu aborto e dá início a um plano de vingança

Victor Freitas\302\251

Miguel telefona a Andreia para marcar um encontro mas como a acompanhante já tem a agenda cheia decide ligar a Beatriz. Esta recusa o convite para jantar, uma vez que tem o filho consigo naquela noite. Porém, sugere que jantem no dia seguinte, deixando o juiz muito agradado e na expectativa de que pode conquistá-la.

Henrique conversa com Sofia sobre a proposta que fez a Catarina na esperança de que ela convença a mãe a aceitar as suas condições. Sofia receia que em desespero de causa, Maria conte a Catarina que ele é o seu pai. Henrique duvida que isso aconteça, convicto de que Catarina nunca perdoará à mãe por lhe ter escondido a verdade durante tantos anos.

Catarina tenta convencer Maria a aceitar a proposta de Henrique, reconhecendo que pressionou António a incluí-la no testamento e abdicando da herança. Maria discute com a filha por ela ter ido falar com Henrique e fica furiosa quando ela diz que eles são iguais. De cabeça perdida, acaba por contar a Catarina que Henrique fez com que ela abortasse, sem que o bebé tivesse qualquer problema. A filha fica em choque com aquela revelação.

Catarina fica furiosa com Maria por ela lhe ter escondido que Henrique a forçou a abortar, obrigando o médico obstetra que a observou a dizer que o bebé que esperava podia nascer com malformações. A mãe defende-se e assegura que só quis poupá-la a mais sofrimento mas ela não aceita as justificações de Maria e antes de deixar o restaurante diz que às vezes gostava que ela morresse. Maria vai atrás da filha e tenta que ela lhe prometa que não se vai vingar de Henrique. No entanto, Catarina sai disparada do Sirga sem sequer lhe responder. Luís e Leandro ficam intrigados, sem saberem o que é que motivou uma discussão tão acesa entre as duas.

Henrique escapa-se de casa, justificando que vai jantar com Miguel. Assunção aconselha a filha a não permitir que o marido a faça passar por tonta e insinua que ela também devia arranjar alguém. Sofia assume que não quer discutir o seu casamento com ela e deixa a mãe entregue à escrita. Assunção sente-se sem inspiração e puxa de um cigarro para se conseguir concentrar. Sofia regressa à sala e ralha com a mãe, proibindo-a de fumar em casa.

João e Inês preparam-se para disfrutar de uns dias em Lisboa e ele conta-lhe que até vão poder estar sozinhos em casa de Fred durante dois dias porque ele teve de ir ao Porto. Inês observa uma fotografia de Jéssica e pergunta ao namorado se ela é modelo e se ele se importaria de a ver numa fotografia daquelas. João responde que só se fosse ele o único a vê-la naquela pose.

Vítor estuda as táticas de futebol num antigo jogo de subbuteo que era de Rúben. Jéssica e Bruno observam-no divertidos. Vítor informa a filha de que ela terá de dormir no sofá porque Maria e Catarina lhe ocuparam o quarto, acrescentando que tudo seria mais fácil se ela e Bruno já tivessem casado. Rúben concorda com o pai e a conversa começa a desagradar a Jéssica que se escapa para a cozinha assim que pode. Rúben vai atrás dela e diz-lhe que tem de decidir rapidamente se quer ficar com Bruno ou com Fred mas a irmã, apesar de lhe agradecer o apoio, reafirma que não consegue escolher. Rúben vira o rumo à conversa e pede-lhe que marque um café com Rosana, uma colega dela que ele quer conhecer.

Fernanda estranha que Jorge lhe lembre que já está na hora de acabar o turno, sem perceber que o que ele quer é ficar sozinho com Sandra no posto de combustível. Assim que Fernanda se despede, Jorge vai ter com Sandra que se esquiva, deixando-o sozinho na caixa a atender clientes. A rapariga baixa-se para apanhar um artigo que derruba e Jorge fica hipnotizado a olhar para ela. Sandra chama-lhe à atenção de que os clientes estão a fazer fila para serem atendidos e o encarregado fica atrapalhado. Depois de ficar a sós com Sandra, Jorge ganha coragem e pede-lhe que se encontrem fora do local de trabalho. Ela diz mal da vida, pois percebe que o enfeitiçou.

Inácio conversa com Joana e mostra-se ansioso porque Richard está prestes a viajar para Portugal e teme que o primeiro encontro não corra bem. De repente, recebe uma mensagem do namorado e fica desiludido porque ele diz que não conseguiu embarcar e que já não faz a viagem por causa de uma greve dos controladores aéreos. Joana fica desconcertada e afirma que ele é a pessoa mais incoerente que conhece. Entretanto, Duarte entra no laboratório e conta a Joana que Pedro vai ficar com a mãe e que por isso está livre para jantarem. Joana propõe que jantem em sua casa e Duarte brinca e confessa que tinha a esperança de que ela o convidasse.

Catarina vai reunir com uns clientes que estão hospedados num hotel e acaba por ver Andreia subir para os quartos com Henrique.

Pedro mostra-se entusiasmado por poder voltar a estar com Patrícia e partilha com a mãe o desejo de que pudessem andar na mesma escola. Como ela desvaloriza o seu desejo de estar com a namorada, irrita-se e protesta pelo facto de Beatriz o ter levado a passar o dia com ela, em vez de ficar com o pai, como estava estabelecido. A mãe responde que tinha saudades dele mas Pedro acha que a intenção é poder ver o pai mais vezes. Beatriz não entra em discussão e pede-lhe para acreditar que é para ela a pessoa mais importante da sua vida.

Henrique vai tomar uma bebida a casa de Miguel e pede-lhe que confirme que jantaram juntos se Sofia perguntar alguma coisa. O amigo anui e ele confessa que está maravilhado com Andreia. Já Miguel, mostra-se entusiasmado com Beatriz e admite que não se importava de a ter como mulher, no lugar de Francisca. Henrique deixa transparecer que a sua relação com Sofia não vive os melhores dias mas assegura que não afiança que nunca a trocaria por outra mulher.

Maria desabafa com Fernanda depois da última discussão que teve com Catarina, em que lhe contou que Henrique a fez abortar sem necessidade. A amiga vinca que talvez fosse melhor que ela lhe contasse que Henrique é seu pai, pois crê que será bem pior se ela descobrir de outra forma. Catarina interrompe a conversa para ir buscar o carregador do telemóvel e quase não dá conversa à mãe.

Vítor reclama com Rúben porque este instalou na sala uma passadeira para treinar para a maratona. Fernanda acaba com a discussão e desliga a máquina, quase provocando a queda aparatosa do filho. Leandro convida Catarina para irem dar uma volta mas ela diz que está cansada e vai para o quarto.

Beatriz não resiste a provocar Duarte quando ele vai buscar Pedro, perguntando se Joana está na rua à espera. A única coisa que consegue é que o filho ouça a conversa e saia de casa sem sequer se despedir dela.

Maria insiste para que Catarina tome o pequeno-almoço consigo mas a filha poupa nas palavras e limita-se a recusar. Maria volta a pedir-lhe que não tente vingar-se de Henrique, lembrando que ele é perigoso. Catarina responde que não se preocupe, pois sabe disso muito bem e vai embora. Maria fica triste com a indiferença da filha.

Jorge leva uma roulotte para o posto de combustível e tenta convencer Sandra a entrar nela para a seduzir. Ela esquiva-se, argumentando que não pode deixar as caixas abandonadas. Fernanda chega ligeiramente atrasada e apanha com o mau humor do chefe.

Catarina encontra-se com Andreia a pretexto de recordarem os tempos da faculdade mas rapidamente vai ao assunto que realmente lhe interessa e conta que a viu no hotel com Henrique e que já que ela o conhece tem uma proposta para lhe fazer. Andreia fica curiosa e ouve com atenção.

João passeia com Inês por Lisboa e confidencia que está a pensar em investir na área turística, aproveitando a herança da mãe. Da qual consta um prédio que gostava de transformar em hostel. Entretanto, encontram Benedita e William que os convidam para jantar. Depois de os jovens irem embora, Benedita mostra desejo de telefonar para a clínica e saber como é que Zé se está a adaptar ao novo serviço. William incentiva-a a fazê-lo, deixando-a feliz.

Célia conduz Zé ao laboratório. Joana e Inácio recebem-no bem e ficam num misto de surpresa e boa disposição pelas respostas directas e sinceras que ele dá.

Henrique telefona a Catarina para saber se Maria aceitou a sua proposta mas a rapariga diz que ainda não falou com a mãe e apressa-se a desligar. Leandro tenta aproximar-se dela mas Catarina também o despacha dizendo que está a trabalhar. Ele resigna-se e decide ir ter com Rúben à loja de desporto.

Rúben monta a passadeira de treino na loja e conta a Adriana que não deixaram tê-la em casa. A professora de piano não entende porque é que ele não vai treinar para a estrada. Ele começa a exemplificar as funções da máquina e quase desfalece com o ritmo demasiado rápido que selecciona. Adriana sai da loja e deixa-o a arfar sozinho.

Joana fica desconcertada com Zé quando tenta ensinar-lhe a introduzir os dados de laboratório no computador e ele desliga tudo porque tem de apanhar o mesmo autocarro para regressar a casa. Zé vai embora e Joana atende a chamada de Duarte que combina ir buscá-la à clínica, prometendo que tem uma surpresa para ela.

Luís tenta reaproximar-se de Maria lamentando mais uma vez ter voltado a beber. Ela diz com frieza que o importante é aprender com os erros e não os repetir.

No hotel, Henrique beija o pescoço de Andreia quando ela lhe pede que espere uns segundos, pois tem uma surpresa para ele. O médico sorri entusiasmado mas depressa fica em choque quando a acompanhante abre a porta do quarto e faz entrar Catarina que aparece vestida com uma mini-saia e uma camisa que lhe deixa o soutien à mostra.

Henrique, incrédulo, pergunta a Andreia o que é que Catarina faz no quarto e como não obtém a resposta desejada deixa-se tomar pela cólera e expulsa ambas dali. O médico fica muito transtornado sem saber o que fazer, certo de que Catarina não hesitará para o chantagear. Andreia, que não esperava a reacção de Henrique, agarra Catarina à força e reclama por ter perdido um cliente. Ela faz-se de desentendida e assegura que não imaginava que ele iria reagir assim, pois estava certa de que até gostaria da surpresa. Catarina liberta-se de Andreia e vai embora do hotel com o sorriso de quem acaba de ganhar uma importante batalha.

Isabel confessa a Maria que apesar de Patrícia continuar a fazer fisioterapia e ser acompanhada por um nutricionista, não consegue deixar de se preocupar com o que lhe possa acontecer se tiver uma crise respiratória. As suas preocupações contrastam com a felicidade da filha que conversa animada com Pedro sobre a recuperação do tempo que perdeu por não ter podido ir à escola.

Duarte começa a integrar Jonas no trabalho da Quinta, explicando-lhe a arte da prova dos vinhos. O cunhado mostra-se empenhado em aprender tudo, embora reconheça que se trata de uma tarefa difícil. Entretanto, a empregada entrega uma carta registada a Duarte e ele conta a Jonas que está oficialmente divorciado de Beatriz, brindando ao acontecimento e a uma vida nova.

Beatriz também é notificada pelo tribunal de que já não está casada com Duarte e amachuca a carta com violência. Movida pelo despeito, telefona a Miguel e confirma com ele o convite para jantar. O juiz quase nem tem tempo de desligar a chamada porque Henrique lhe aparece em casa completamente desorientado, contando o esquema que Catarina montou para o chantagear. Miguel defende que nada poderá acontecer porque se trata da palavra de um contra o outro mas Henrique acredita mais que Catarina tem algo planeado para o atacar.

Catarina regressa a casa de Fernanda, onde está a viver com a mãe e Leandro pergunta-lhe o que se passa de errado com ela. Catarina mente e justifica que está preocupada com o processo que Henrique pôs contra a mãe e também desiludida por ter sido obrigada a deixar a Quinta. O namorado fica convencido e vai para o restaurante. Quando ele sai, Catarina faz uma expressão de quem está impaciente.

nas redes

pesquisar