SIC

Perfil

44º Episódio - 27 de outubro (terça-feira)

Duarte confronta Henrique com teste de ADN e pergunta se é ele o pai de Catarina

(c).RuiCarlosMateus.1954

Luís fica muito perturbado depois de tomar a bebida em que Catarina adicionou álcool e trata de desaparecer da sala do restaurante, justificando que vai mandar servir o jantar. Catarina observa-o, confiante de que o seu plano vai fazer com que ele tenha uma recaída, desiludindo Maria.

Numa das mesas, Ruben tenta servir água a Adriana mas acaba por entornar a garrafa em cima da mesa, muito atrapalhado. Fernanda exige-lhe que tenha compostura e Adriana fica envergonhada com a situação.

Thomas pesquisa obras clássicas no computador e pede conselho aos pais sobre as que deve seleccionar. Jonas e Teresa brincam com ele ao perceberem que ele está apaixonado por Adriana e interessado em conquistá-la. Já a sós com Teresa, Jonas confessa o seu desconforto por não ter emprego, temendo não conseguir realizar-se noutra actividade que não seja a dança.

William vai ter com Benedita à revista e dá com ela a ler um livro sobre a síndrome de Asperger, a doença de Zé. William decide conversar com ela sobre o facto de estar determinada a aproximar-se do filho, lembrando-lhe que ele pode nunca a considerar como mãe. Benedita reconhece que o marido tem razão mas recusa baixar os braços. Depois de jantar em casa de Joana, com ela, Duarte e

Vasco, Pedro entusiasma-os para tirarem uma selfie. Depois, sem medir as consequências, coloca a foto no facebook.

Beatriz está entediada a tomar uma bebida no bar do hotel onde foi fazer uma reportagem com Hélder e vê a fotografia que Pedro publicou na sua página da rede social. Furiosa, liga ao filho e pede-lhe para falar com Duarte. Pedro passa o telefone ao pai e Beatriz, totalmente descontrolada, acusa-o de estar a provocá-la ao permitir a divulgação de uma fotografia de família onde aparece feliz ao lado de Joana. Duarte irrita-se e desliga-lhe o telefone na cara. Hélder percebe que Beatriz está fragilizada e a beber de forma descontrolada e tenta aproveitar-se da situação. Ela não se faz rogada e arrasta o fotógrafo para uma casa de banho do hotel, envolvendo-se com ele.

Maria vai até ao escritório do restaurante para avisar Luís de que um jornalista o quer entrevistar e encontra-o embriagado. Ele explica que não resistiu à bebida que lhe serviram com álcool e justifica assim o facto de estar de novo a beber. Maria fica profundamente desiludida por não conseguir tirar-lhe a garrafa que ele tem na mão e vai dizer aos jornalistas que o chef teve uma indisposição, ao mesmo tempo que conta discretamente a Adriana que o pai teve uma recaída, pedindo-lhe que vá ajudá-lo.

Sandra conclui o seu turno no posto de combustível e prepara-se para sair quando Jorge lhe barra o caminho e começa a executar um número de magia com facas. A rapariga assusta-se e recusa assistir à exibição do chefe. Como ele insiste em mostrar-lhe o truque que anda a ensaiar, ela saca um spray de defesa pessoal e dispara-lho para a cara. Jorge fica aflito e grita de dor. Sandra tem de o levar para o hospital.

Adriana percebe que o pai está alcoolizado e tenta que ele não se sinta muito mal por ter voltado a beber. Antes de ir fazer o café que ele lhe pede, Adriana esforça-se por aliviar a culpa do pai.

Henrique regressa a casa e desculpa-se a Sofia dizendo que o jantar com o grupo de trabalho demorou mais do que previa. Ela responde-lhe que não precisa de mentir, pois sabe que ele esteve com outra mulher, recomendando-lhe apenas que tenha cuidado. Henrique ainda tenta negar mas Sofia insiste em que ele se trate como prometeu, deixando o marido enervado com a conversa.

Maria confessa a Catarina que ficou desiludida com a recaída de Luís e pede-lhe para ficar sozinha. Quando a filha vai dormir, recolhe a chávena de chá que ele usou e coloca-a num saco de plástico.

Jéssica fica eufórica e conta a Fred e João que foi escolhida para fazer um casting para uma agência de modelos. O namorado fica feliz por ela e incentiva-a a gritar para extravasar a sua alegria.

Bruno vai tomar um café ao posto e Fernanda queixa-se de que ele já não vai jantar lá a casa há muito tempo. O rapaz desculpa-se com o facto de Jéssica não estar lá e Fernanda aproveita para insinuar que se ele não tomar a iniciativa de a pedir em casamento pode perdê-la. Entretanto, Jorge aparece com a cara inflamada e justifica que sofreu um acidente. Fernanda quer saber mais e leva um raspanete por não ter arrumado as prateleiras da loja, suspirando que está de volta o Jorge mal-humorado que conhecem.

Catarina pede a Leandro que lhe dê boleia para ir buscar uns documentos e comenta satisfeita que o facto de Luís se ter embebedado pode ajudar a mãe a perceber como ele realmente é e não se envolver mais.

Maria entrega a Henrique a chávena de chá que Catarina utilizou para que ele faça o teste de ADN. Henrique impõe como condição que o teste seja feito na clínica. Maria responde que assim o exame não vale nada e vai-se embora. Henrique detém-se a olhar para um site de apoio a viciados em sexo e, em vez de contactar o grupo para começar a tratar-se, telefona a Andreia e marca um encontro com ela para a hora do almoço.

Benedita diz a David que o artigo que ele fez não está mal mas podia estar melhor. O estagiário mostra-se mais interessado em saber do seu futuro mas Benedita é franca e responde que não pode assegurar que ele fique na revista.

Hélder chega à revista muito bem-disposto, ao contrário de David que lhe confessa a sua angústia por poder ser despedido e decide fazer uma grande reportagem para mostrar o seu valor. David fica de boca aberta quando Hélder justifica a sua boa disposição por se ter envolvido com Beatriz.

Sofia diz a Inês que vai sair e não se demora, justificando que vai aparecer de surpresa na clínica para levar o pai a almoçar. Inês oferece-se para ir tambémmas a mãe confessa que estava a pensar num almoço romântico. Inês deixa-a à-vontade e deseja que se divirtam.

Joana conta a Duarte que o resultado do teste de ADN seu negativo e que ela não é filha de António e por consequência também não é sua irmã. No entanto, deixa o namorado bastante intrigado ao vincar que apesar de Catarina não ser sua irmã, os perfis genéticos indicam que ela é da sua família. Depois de sair do laboratório, Duarte recebe uma chamada de Catarina e mente-lhe dizendo que ainda não tem o resultado do teste de ADN.

Catarina entra na sala onde decorre uma reunião dos alcoólicos anónimos no preciso momento em que Luís fala sobre a sua recaída. Ao vê-la, Luís cala-se e ela justifica que se foi certificar que ele procurou ajuda, pois está preocupada com a mãe, certa de que depois do que aconteceu ela não quererá envolver-se com outro bêbado. Luís fica muito angustiado.

David conta a Hélder que decidiu fazer uma grande reportagem com um antigo futebolista, convencido que vai conseguir a primeira página da revista com o seu trabalho. O fotógrafo aconselha-o a não sonhar tão alto porque a queda vai ser grande. Beatriz entra na redação e aproxima-se de Hélder avisando que o mata se ele contar a alguém que estiveram juntos.

Luís explica a Maria porque é que não resistiu a voltar a beber, garantindo que se tratou de um acidente e tenta que ela lhe perdoe, fazendo menção de a abraçar. Maria liberta-se delicadamente e diz que é melhor irem com calma. Luís cata a sua decisão mas fica muito triste.

Henrique regressa à clínica muito bem-disposto e Célia informa-o de que o irmão está à sua espera. O médico avança para o gabinete e Sofia aparece segundos depois à sua procura e diz à recepcionista que não precisa de o avisar, seguindo atrás do marido.

Henrique estranha que Duarte esteja à sua espera e o irmão vai direito ao assunto e confronta-o com o resultado do teste de ADN que fez com Catarina, exigindo que lhe diga se ela é sua filha, pois desconfia que António o encobriu e chamou Maria antes de morrer para a compensar do que sofreu, criando Catarina sozinha. Henrique nega que isso seja verdade, fica furioso e abre aporta do gabinete gritando a Duarte para que saia, pois não lhe admite aquelas insinuações absurdas. O irmão insiste em saber se ele é ou não o pai de Catarina e Henrique reafirma que não. Sofia está no exterior do gabinete e fica em estado de choque, depois de ouvir a discussão entre Henrique e Duarte.

Duarte sai do gabinete de Henrique garantindo-lhe que não vai deixar morrer o assunto da paternidade de Catarina. O irmão fica muito enervado a pensar no que vai fazer. Sofia apressa-se a deixar a clínica e nem responde a Célia quando a recepcionista lhe pergunta se encontrou o marido.

Isabel entra no quarto de Patrícia e fica muito desagradada ao ver que Pedro está com a filha. Inicialmente mantém a intenção de proibir que eles se vejam mas, depois de conversar com Duarte, muda de ideias e permite que Pedro continue a visitar Patrícia.

Inácio fica enervado ao ver uma mensagem de Richard a anunciar que chega a Portugal no dia seguinte, pedindo-lhe ajuda para escolher um hotel. O investigador fica sem saber se o convida a ficar em sua casa e esconde e disfarça a sua angústia quando Henrique entra no laboratório e lhe pergunta se já tem o resultado do teste de ADN que lhe pediu. Inácio revela que as amostras que ele lhe entregou são compatíveis e que se confirma a paternidade. Henrique faz com que Inácio se afaste e adultera o resultado do teste, reduzindo a compatibilidade a apenas vinte por cento para esconder que é o pai de Catarina.

Fernanda conversa com Maria mas Jorge obriga-a a ir ver a gravação das camaras de vigilância do posto de combustível porque um cliente acaba de fugir sem pagar. Maria recebe uma chamada de Henrique para ir ter com ele à clínica e deixa a amiga às turras com Jorge.

João e Fred ficam chocados quando se apercebem que o pai tirou todas as fotografias da mãe. Miguel desvaloriza o assunto e entrega-lhes os documentos da partilha dos bens de Francisca para que os filhos assinem.

Henrique mostra a Maria o resultado do teste de ADN que adulterou e afirma que como ela pode ver não é o pai de Catarina. Maria não se deixa enganar e afirma que sabe que ele falsificou o resultado do teste, garantindo que vai provar em tribunal que ele é o pai de Catarina.

Duarte conta a Teresa que tem fortes suspeitas de que Henrique é o pai de Catarina. A irmã interroga-se como é que ele foi capaz de esconder a verdade durante tantos anos. Jonas cumprimenta Duarte e diz que vai dar uma volta. Teresa comenta que o marido se despediu da escola e pede a Duarte que lhe arranje algo para fazer na Quinta, mas sem lhe dizer que foi ela a ter a ideia.

Thomas aproveita mais uma vez para cortejar Adriana quando leva Rita à aula de piano, oferecendo-lhe uma pen com trechos de música clássica que selecionou. Rúben não gosta da concorrência e arrasta o rapaz consigo para a loja de desporto e intimida-o exibindo os músculos. Ruben exige a Thomas que lhe ensine tudo o que sabe sobre música clássica para poder conquistar a professora de piano.

nas redes

pesquisar