SIC

Perfil

25º Episódio - 5 de outubro (segunda-feira)

Beatriz pede a Henrique que despeça Joana mas ele pede-lhe algo em troca!

Christian Gnad

Benedita encontra-se numa esplanada com o director da clínica e obriga-o a confessar que as contas do relatório que foi apresentado não estão certas, deixando implícito que Henrique anda a desviar dinheiro em seu proveito. O homem aconselha Benedita a investigar algumas empresas, pedindo-lhe que faça com que ele não esteja envolvido em nada quando o escândalo rebentar. A jornalista promete ver o que pode fazer.

Depois de ter passado visita às enfermarias, Henrique vai à sala dos investigadores ordenar para que dentro de 24 horas sejam feitas análises a todos os doentes em estudo, para se saber se não existem efeitos secundários provocados pelo novo fármaco. Inácio e os colegas ficam apreensivos.

Duarte interpela Maria e conta-lhe que Catarina teve com ele uma conversa estranha. Ela diz que já sabe do que se trata porque também já a confrontou com o facto de poder ter-se envolvido com António. Maria jura a Duarte que nunca houve nada entre ela e o seu pai, apenas amizade e a vontade de ele poder realizar ainda em vida alguns dos seus desejos. Duarte afirma que é exatamente para aproveitar o tempo que tem de vida que está a divorciar-se.

Vítor escreve o comunicado em que pretende anunciar aos jogadores da sua equipa que vai deixar de jogar, mas revela pouca vontade de o fazer. Fernanda repreende-o pela linguagem insultuosa que usa para com os rapazes e vai levar um lanche que esteve a preparar a Ruben. Ele recusa-se comer o fiambre normal porque está obcecado pela sua dieta. Depois de ficar sozinho, Ruben liga a Adriana e pergunta se ela estava com saudades dele quando o procurou na loja. Ela responde que foi apenas para saber se ele ia à aula de piano e ele aproveita para lhe sugerir que vá lá a casa ensiná-lo. Adriana esquiva-se e diz que espera por ele na loja quando já estiver recuperado. Rúben fica muito satisfeito.

Luís fica muito preocupado porque um dos empregados já o informou que se vai embora depois de servidos os almoços e não tem ninguém para o substituir. Maria pensa logo que esta é a oportunidade de dar um emprego a Leandro e conta que tem um amigo que está a terminar o curso de hotelaria e que vai precisar de fazer um estágio. Luís fica mais aliviado e pede-lhe que o mande ter com ele.

Jorge repreende Fernanda por chegar de novo atrasada e ela responde que tem o filho doente. Vítor pede por sua vez ao encarregado que lhe desbloqueie a bomba para meter combustível. Entretanto, Jorge anuncia que as camaras de vigilância já chegaram e Vítor avança para as ver. Jorge fica em pânico e não permite.

Jéssica despede-se de Bruno, sem dar grande conversa sobre as casas que ele anda a pesquisar para irem viver juntos.

Leandro consegue a muito custo evitar que Vítor seja linchado em campo pela própria equipa, comprometendo-se a convencer o pai a deixar de jogar e fornecer aos companheiros os contactos das amigas de Ruben.

David fica aflito quando Beatriz aparece de surpresa e pede que ele trate uma matéria que lhe enviou por email, informando que vai sair para uma reportagem e pedindo-lhe que apresente alguma coisa de jeito à patroa.

Hélder vai para um computador e envia anonimamente a Henrique mais fotos comprometedoras que lhe tirou, exigindo-lhe 20 mil euros para não as tornar públicas.

Miguel vai à clínica desafiar Henrique para ir com ele comemorar a vitória do amigo juiz contra Benedita em tribunal. Entretanto, Benedita entra no gabinete do irmão e Miguel apressa-se a ir embora para não lhe causar qualquer constrangimento.

Benedita não perde muito tempo a dizer ao que vai exige a Henrique que deixe a direção da clínica a troco de não divulgar as irregularidades que ele cometeu para desviar dinheiro, aceitando mesmo esconder a situação dos irmãos. Henrique rege com fúria ao ultimato da irmã, dizendo que não vai demitir-se, mas ela não lhe deixa grande margem de manobra e garante que se não o fizer o denuncia.

Henrique recusa demitir-se da presidência da clinica e, indignado, argumenta que o dinheiro que ganha não paga o trabalho que faz. Benedita não desarma e ameaça que se ele não sair a bem, será ela quem contará aos irmãos que ele tem desviado dinheiro. Só assim Henrique aceita marcar a reunião para lhes dar explicações e deixar o lugar.

Catarina vai até à vinha ter com Duarte e começa por fazer conversa a propósito dos vinhos. Ele percebe que o propósito é tentar convencê-lo de novo a fazer o teste de ADN e recusa, argumentando que lhe basta a palavra de Maria para acreditar que não são irmãos. Catarina fica muito irritada.

Teresa conversa ao telefone com Benedita e conta que Henrique a convocou para uma reunião. A irmã assume que também recebeu o correio eletrónico, mas mente ao fingir que não sabe de nada. Quando conclui o telefonema, Benedita tira um chocolate da mala, trincando-o nervosamente para se acalmar.

Henrique conta a Sofia que Benedita o quer afastar da presidência da clínica, devido às irregularidades que descobriu, pressionando-o para que confesse. A mulher reconhece que a irmã lhe está a dar uma oportunidade mas ele reafirma que não tenciona demitir-se e que está disposto a revelar um segredo de muitos anos para fazer a irmã ficar quieta. Sofia fica em pulgas para saber a novidade e ele conta-lhe que em tempos, Benedita esteve internada numa desintoxicação porque se viciou em heroína. Entretanto pede à mulher que recorra contacte o detective que contratou para o seguir, desconfiado que ele pode ser o chantagista.

Inácio vai por gasolina no posto e Jorge avisa que, por motivos de força maior, a bomba que ele escolheu não tem combustível, obrigando-o a mudar de local. Entretanto, dá ordem às empregadas que atendam o cliente e vai controlá-lo à distância. Inácio troca-lhe as voltas depois de pagar e aparece junto a ele e pergunta-lhe se agora está a praticar o número do desaparecimento. Jorge fica atrapalhado e Inácio entrega-lhe um cartão seu, para que se quiser assistir a um encontro de mágicos e aprender qualquer coisa, está à-vontade. Sandra e Fernanda procuram captar a conversa, enquanto Jorge fica irritado.

Rúben e Leandro protestam com Vítor, porque ele só faz massa com atum quando é forçado a substituir Fernanda na cozinha. O pai obriga-os a comer e avisa Leandro de que vai fazer uma comunicação aos jogadores da equipa no próximo treino. O filho procura saber se ele sempre vai deixar de jogar mas o pai não de descose.

Catarina, ainda amuada com Maria pressiona-a para que convença Henrique a deixá-la fazer o estágio no gabinete jurídico da clínica. A mãe reconhece que é uma situação desconfortável para si mas acede a fazer-lhe a vontade, na esperança de que o relacionamento entre ambas volte ao normal. No entanto, Catarina diz que isso só vai acontecer quando ela for sincera e lhe revelar quem é o seu pai. Maria fica triste com a frieza da filha.

Pedro tenta terminar os trabalhos de casa mas é massacrado por Beatriz que insiste em fazer-lhe perguntas sobre o pai, querendo saber se ele também vai levar a namorada quando forem viver juntos na casa nova. O filho volta a dizer que não existe qualquer namorada mas Beatriz não se convence. Pedro larga os livros e a mãe desiste finalmente de o perturbar.

Isabel é forçada a deixar o trabalho para ir à clínica, chamada de urgência porque Patrícia não se está a sentir nada bem.

Henrique fica surpreendido com a visita de Beatriz na clínica e mais admirado ainda quando ela lhe pede que despeça Joana, certa de que ela é a mulher que levou Duarte a sair de casa e a pedir o divórcio. O cunhado prefere que se encontrem mais tarde para discutirem o assunto com mais calma mas Beatriz vinca que está a contar com ele para se ver livre de Joana. Quando fica a sós, Henrique abre o correio no computador e fica perturbado ao ver mais uma fotografia sua que o compromete, acompanhada de mais uma mensagem a chantageá-lo.

Joana e Duarte conversam numa esplanada e ele tenta recuperar o relacionamento que já teve com ela, terminando com o convite para jantarem quando se mudar para a casa nova. A investigadora marca alguma distância e aceita jantar com ele e Pedro. Entretanto, Joana fala sem drama do ataque que Beatriz lhe fez e assume não ter medo dela e que quer levar o assunto a tribunal.

Patrícia está muito agitada e com falta de ar e é assistida por um médico que pede à enfermeira que retire Isabel do quarto, pois está a dificultar o trabalho para recuperar a menina.

Leandro vai à quinta para estar um pouco com Catarina, que o recebe com um grande sorriso mas dizendo que está de saída para a faculdade. Ele pergunta se já conseguiu que Duarte a ajudasse a descobrir quem é o pai mas ela diz que vai ter de usar outros métodos e que só descansará quando provar que é filha do “velho”. E um dos passos a dar, para começar, é ir trabalhar para o gabinete de advogados da clínica.

Henrique conta a Inácio que há uma doente a reagir menos bem ao medicamento que estão a testar mas, mesmo assim, ordena que o fármaco continue a ser administrado. Os investigadores trocam olhares de grande apreensão.

Seguidamente, Henrique avalia o estado de Patrícia que está agora mais calma e menos pálida. O médico afiança que ela teve uma reacção normal ao medicamento e mente ao dizer que já se notam melhorias traduzidas nas análises. Isabel volta a sorrir e transmite a sua confiança à filha.

Quando deixa o quarto da doente, Henrique encontra Maria que lhe pede que não se oponha à vontade de Catarina em estagiar no gabinete jurídico da clínica. Ele não esconde o seu desagrado mas promete não se intrometer no assunto, esperando que Maria também não pressione para Catarina seja admitida, alegando que ali ainda vale o mérito.

Catarina encontra João na faculdade e não resiste a provocá-lo, tentando que se sinta culpado por ela ter perdido o bebé e de até ter ficado aliviado com isso. Chama parva a Inês, que até deve estar disposta a perdoá-lo e quando ele diz que o deixe em paz, responde que o vai fazer, mas só por agora. João fica furioso com ela.

Inês dá instruções às costureiras da fábrica sobre a forma de fazerem os vestidos que desenhou. Sofia está embevecida a assistir à conversa e confessa à filha o orgulho que tem nela, confirmando que já está a tratar das patentes e dos registos das novas marcas. Inês muda de assunto e reconhece que devia ter seguido os conselhos dos pais para não confiar em Catarina. Sofia faz-lhe ver que essa desilusão vai ser útil no futuro para avaliar as pessoas.

Henrique chama Teresa à clínica na esperança de a conquistar como aliada e convida a irmã para fazer ali algumas horas, aplicando os seus conhecimentos de acupunctura, pois reconhece que a medicina alternativa resulta nesses casos. A irmã não desconfia das suas intenções e aceita, muito satisfeita.

Maria conta a Catarina que o responsável pelo gabinete da clínica ficou impressionado com as suas notas de curso e pediu para ela marcar uma entrevista. A filha responde com azedume que era bom que ele lhe desse o estágio. Maria convida-a para ir consigo até ao quiosque para acompanhar as obras que Vítor está a fazer mas Catarina recusa, deixando-a entristecida.

No mercado do Bom Sucesso, Vítor explica a Maria que teve de comprar material e que o preço da obra deve subir. Fernanda entra em cena e manda-o acabar com as vigarices. Maria acaba com a discussão e diz que no final fazem as contas. A sós com a amiga, deixa-a radiante ao revelar que vai oferecer a Leandro a possibilidade de estagiar no restaurante. Ao mesmo tempo, confessa que as coisas com Luís vão caminhando melhor, apesar de ele ser teimoso. Fernanda brinca e dispara que ela também não lhe fica atrás. Maria assume as saudades que tem de cozinhar e diz que se calhar vai fazer um curso.

Catarina vai ao quarto de António e Olga, vendo a porta entreaberta, ousa perguntar se ela precisa de alguma coisa. Catarina manda-a embora com maus modos e agarra numa moldura com a fotografia de António com os quatro filhos e com outra sua na mão começa a tirar parecenças.

nas redes

pesquisar