SIC

Perfil

21º Episódio - 30 de setembro (quarta-feira)

Beatriz vai a casa de Joana e bate-lhe!

Catarina está destroçada por ter abortado e só quer ir para casa, recusando-se a dizer à mãe outra coisa que não seja isso. Quando Maria se prepara para ir chamar o médico, a filha pergunta se João já sabe que ela perdeu a criança. Maria conta que lhe telefonou e fica na expectativa de ver uma reacção de Catarina mas esta permanece impassível.

João partilha com Fred a informação de que Catarina foi forçada a interromper a gravidez e não esconde o seu alívio. Acaba por pedir ao irmão para ficar mais alguns dias em Lisboa.

Duarte faz jogging com Joana e vão conversando sobre o trabalho dele na quinta e o vinho que quer criar com o nome do pai, para homenagear António. Quando atravessam numa passadeira de peões, são vistos por Beatriz que os fotografa e só não os segue porque recebe uma chamada de Pedro que lhe recorda que está à espera que ela o vá buscar à escola.

Vasco regressa a casa ao fim do dia e cruza-se com Margarida, que se prepara para ir correr. A mulher convida-o para ir com ela mas ele recusa, originando uma discussão sobre o facto de ela não pretender ter filhos neste momento, ao contrário dele que se confessa muito desiludido por não ser pai. A conversa azeda e o ambiente entre ambos fica muito crispado.

Jorge embirra com Sandra porque ela diz que vai fazer umas unhas de gel. Entretanto, assim que a empregada sai, o encarregado do posto de combustível começa a fazer uns malabarismos com um baralho de cartas. Ela reentra no posto por se ter esquecido do carregador do telefone e o chefe deixa cair o baralho, muito enervado com a presença dela e com o facto de ela afirmar que ele parece ter um problema com o jogo.

Vítor está de saída para dar o treino e afiança a Fernanda que vai exigir de Leandro que dê o máximo, ao contrário do que ele tem feito. O filho ainda ouve a última frase e contesta o que o pai está a dizer. Entretanto, Fernanda recebe a chamada de Maria a contra que Catarina abortou e Leandro quer ir ter com ela. Fernanda faz-lhe ver que a rapariga não deve querer ver ninguém.

Na quinta, Maria tenta fazer com que Catarina desabafe sobre a perda do bebé mas a filha reafirma que não quer falar do assunto e que só pretende dormir.

Henrique engana Sofia e Inês e explica a sua versão do aborto de Catarina, mantendo a sua versão de que foi detectada uma malformação no feto, que obrigou à interrupção da gravidez. O facto não traz nada de novo ao comportamento de Inês, que reafirma que a sua relação com João acabou de vez, pois não esquecerá que ele a traiu e no meio disso esteve quase a ser pai de um filho de Catarina.

Miguel regressa a casa já tarde e fica desagradado porque Francisca o espera para jantar. Incomodado, diz que já comeu e resmunga quando ela se mostra aflita por não conseguir falar com João. Francisco revela que o problema do filho por causa da gravidez de Catarina já está resolvido, uma vez que a rapariga foi forçada a abortar devido a uma malformação do feto. A propósito, Francisca fala da sua última sessão de terapia com Sara e Miguel afirma que com tanto tempo de tratamentos, os resultados não se notam. A mulher fica triste e abatida.

Duarte informa Benedita que ele e Teresa querem pedir contas da gestão da clínica a Henrique e a irmã mais velha mostra-se contra aquela iniciativa, argumentando que não há razão para desconfiarem do irmão.

Vítor faz batota com os seus jogadores para tentar marcar um golo. É a gota de água que faz transbordar o copo. Os rapazes esperam que ele os deixe a sós no balneário e decidem que um deles terá de o lesionar com tanta gravidade, que ele tenha que deixar de jogar. Por sorteio, a tarefa recai precisamente sobre Leandro, que diz que não consegue aleijar o pai.

Já mais recomposta do aborto, Catarina confessa a Maria que gosta de João e que chegou a pensar que o bebé faria com que ficassem juntos. A mãe deixa escapar que uma criança não faz com que uma pessoa fique com outra quando não quer. Catarina, perspicaz, desconfia que a mãe está a falar de si própria e pergunta se foi o que aconteceu com ela e se o seu pai não quis ficar com ela. Maria desconversa e encerra o assunto, lembrando que lhe pediu desculpa e que contou a verdade. A filha, carregada de cinismo, pede desculpa por ter voltado a falar do assunto.

Henrique está à pressa para sair de casa e confidencia a Sofia que tem uma reunião com o director financeiro da clínica para fazerem desaparecer documentos comprometedores, pois não quer ser apanhado desprevenido se alguém quiser por as contas em causa, seguindo o recente exemplo de Maria. A mulher concorda que ele deve estar atento e não permitir que a raiva por Maria lhe tolde o discernimento.

Pedro prepara-se para ir para a escola mas Beatriz proíbe-o de ir ter com Duarte, dizendo que será ela a levá-lo. Pedro liga ao pai, que já o espera na rua e é forçado a subir para perceber o que se passa. A mulher pede ao filho que os deixe a sós e volta a acusar o marido de ter uma amante. A discussão é inevitável e Duarte chama-lhe obsessiva. Descontrolada, Beatriz grita-lhe que assuma que tem outra mulher e ele também se exaspera, avançando para a zona dos quartos para ir buscar o filho e levá-lo à escola. Beatriz fica a chorar de raiva.

Benedita dá um valente raspanete a David e avisa-o de que se ela voltar a copiar um artigo para fazer, pode procurar um estágio noutro lado. O rapaz culpa Hélder por tê-lo aconselhado mal e garante que nunca mais lhe dá ouvidos.

Luís fica desagradado porque Maria impõe a sua presença na cozinha e até lhe ensina alguns truques para poupar tempo na confecção dos partos.

Henrique fica indignado com Duarte, depois de o irmão lhe pedir para o deixar analisar as contas da clínica.

Beatriz telefona muito nervosa a Benedita, convencida de que ela sabe quem é a namorada de Duarte. A cunhada diz que desconhece qualquer relação do irmão e tenta fazer ver a Beatriz que a foto que tirou só mostra que Duarte e Joana estão apenas a correr juntos. A ligação quebra-se mas Beatriz ainda consegue ficar a saber que Joana é investigadora na clínica da família.

Adriana gaba uma sobremesa do restaurante de Luís e o pai assume estar perplexo com o que poderá advir do seu relacionamento com Maria, pois sempre esteve habituado a pôr e dispor na cozinha. A filha lamenta que ele tenha ficado sem dinheiro para investir na sua loja de instrumentos mas ele afirma que o faria outra vez.

Catarina procura José no Mercado do Bulhão e tenta manipulá-lo para descobrir quem é o seu pai verdadeiro. O homem assume que foi apenas um grande amigo de Maria e aconselha Catarina a deixar o pai no passado, assegurando que mãe lhe contou a verdade sobre o seu passado.

Beatriz vai à clínica e finta Henrique, para obter de seguida junto da recepcionista a morada de Joana.

Duarte conta desesperado a Teresa que Beatriz tentou proibi-lo de levar Pedro à escola, insistindo em fazê-lo confessar que tem uma amante. A irmã avisa-o de que tem de ter cuidado, pois a mulher pode mesmo tentar afastá-lo do filho.

Beatriz descobre onde Joana mora, força a entrada em sua casa e agride-a violentamente, o mesmo tempo que grita que ela lhe destruiu a vida.

Duarte conta a Maria que está à procura de casa e ela diz-lhe para não ter pressa. Catarina regressa a casa e fica incomodada com a presença de Duarte, apressando-se a ir para o quarto.

Joana defende-se das agressões de Beatriz e consegue libertar-se dela e expulsá-la de casa. Antes de sair, Beatriz ameaça matá-la se ela não se afastar de Duarte. Depois de ficar sozinha, ainda incrédula com o que aconteceu, Joana telefona a Vasco e pede-lhe que passe lá por casa assim que puder. O veterinário fica preocupado com a irmã e interrompe a consulta a Pipoca, desculpando-se a Isabel por ter de correr a uma emergência.

Depois de escutar de Joana que Beatriz lhe forçou a entrada em casa e a agrediu, acusando-a de ser amante de Duarte, Vasco diz que ela tem de apresentar queixa na polícia e a irmã acaba por concordar. Entretanto, Vasco confirma que o seu casamento está a passar por uma fase difícil, pois Margarida não quer ter filhos. Joana ache que têm de conversar sobre o assunto mas o irmão responde que prefere, de momento, fingir que o problema não existe.

Pedro fica apreensivo quando a mãe lhe revela que foi falar com a amante do pai, uma investigadora da clínica do tio Henrique. O miúdo ainda diz que ela não devia ter feito o que fez, mal sabendo que o episódio foi muito mais grave do que aparenta. Beatriz afirma sem qualquer arrependimento que por eles faz tudo.

Henrique conta a Sofia que Duarte quer ver as contas da clínica e acha que ele foi influenciado por Maria. Sofia defende que ele deve estar atento quer a Maria, quer a Catarina e mostra interesse em saber como era a relação dele com a empregada quando ela foi trabalhar na quinta pela primeira vez. Henrique fica incomodado quando a mulher insinua que ele se pode ter envolvido com ela.

Catarina justifica-se a Maria por ter chegado tarde a casa e confessa que foi ao mercado falar com José, o homem que passou durante anos por ser o seu pai. Maria alimenta a sua mentira e repete que não sabe quem é o seu pai biológico, fazendo notar que apesar dos momentos difíceis que viveram, nunca precisaram dele. Catarina finge desinteressar-se do assunto e promete que nunca mais vai falar dele.

Rúben pousa na cozinha uma revista e uma carta que recebeu e vai fazer um dos seus batidos energéticos, enquanto conversa com Vítor. Fernanda está em arrumações e descobre a carta quando esta cai ao chão, perguntando logo ao filho se caiu na asneira de pedir um empréstimo. Rúben e Vítor ficam em pânico e o filho trata de dizer que a carta deve conter apenas publicidade. Fernanda fica mais descansada e rasga a carta para evitar tentações. O marido fica perplexo e deixa que o café que estava a tirar transborde da chávena.

Pedro toma o pequeno-almoço com a mãe e volta ao assunto da alegada amante do pai, dizendo que esteve a pensar no que ela disse e concluindo que se o pai pediu o divórcio e se está com alguém, então não tem uma amante e sim uma namorada. Beatriz fica perplexa com a atitude do filho.

nas redes

pesquisar