SIC

Perfil

16º Episódio - 24 de setembro (quinta-feira)

Maria enfrenta Herique na festa do Grémio Literário

Victor Freitas\302\251

Henrique tem o impulso de expulsar Maria e Catarina da festa do Grémio Literário mas é aconselhado por Sofia e William a suportar a presença delas e a não fazer escândalo, confiantes em que não demorará muito até que se vão embora. Henrique vai acalmar-se no bar mas William também não lhe facilita a vida e ele vê-se obrigado a prever que dentro de um ano estarão em condições de comercializar o novo medicamento.

Assim que tem oportunidade confronta Maria com a sua presença ali, depois de a ter visto em conversa animada com Abel, percebendo que foi ele, por ter sido seu advogado, quem viabilizou a sua entrada na festa, com Catarina.

Maria resiste às provocações de Henrique e quando ele dispara que as criadas são para servir, concorda e agarra numa taça de champanhe que um dos garçons transporta, respondendo que o lugar das senhoras é serem servidas. Henrique fica furioso, enquanto Catarina vibra com a garra da mãe.

Entretanto, nem só a presença de Maria e Catarina são uma contrariedade para Henrique. É que, em conversa com uma outra convidada, de nome Carlota, Sofia fica a saber que ela se cruzou num bar com o marido, sendo obrigada a confirmar que ele estava à sua espera.

Fernanda queixa-se de que Vítor nunca a leva a passear e ele faz-se de desentendido e desculpa-se, lembrando que sem carrinha não a pode levar a passear. Ela pergunta se a polícia já tem novidades sobre quem a terá roubado mas o marido nega. No entanto, promete com uma grande lata que a situação vai mudar, logo que volte a ter transporte. Ruben faz sinal ao pai, como que a recordar-lhe que a mãe vai estar a pressiona-lo, enquanto a carrinha não aparecer.

Rúben “pica” Leandro por ele não conseguir conquistar Catarina e promete treiná-lo para isso. O irmão sente-se gozado e protesta, mas só consegue apanhar uns calduços e receber a promessa de Rúben, que jura que vai fazer dele um homem. Vítor, que continua a ser pressionado pela mulher por causa do roubo fictício da carrinha, grita para Bruno que leve as minis que foi buscar à cozinha, mas tem pouca sorte porque ele está a namorar ao telefone com Jéssica, que entretanto já se instalou em casa de Fred.

Assim que Fred põe a chave à porta e entra em casa, Jéssica “despacha” Bruno e desliga o telefone, desculpando-se dizendo que estava a falar com a mãe. Fred acaba por pensar no assunto e diz que tem de ligar mais para casa porque sente que e mãe está cada vez pior por não se conseguir libertar da dependência que tem em relação ao pai.

Miguel, continua a fazer com que Francisca se sinta a pior mulher e mãe do mundo quando ela se mostra preocupada com o facto de não conseguir falar com João e o marido a culpa por não saber onde o filho está.

João aconchega Inês enquanto conversam, ainda muito penalizados pelo ataque que sofreram no miradouro. Henrique e Sofia regressam a casa e Henrique não esconde a sua impaciência e nervosismo por ter suportado a presença de Maria num dos seus círculos de influência. Sofia justifica à filha o mau humor do pai, duvidando que até seja capaz de dormir.

Maria e Catarina regressam, exaustas, a casa e concordam que ganharam a noite só com a irritação que provocaram a Henrique. Catarina insiste com a mãe que agora tem um estatuto diferente e que é uma senhora com os mesmos direitos dos mais ricos. Maria deixa-se embalar no discurso da filha e diz não ter esquecido que tem uma empregada para escolher e mais um confronto com Henrique, agora na clínica.

Na manhã seguinte, Maria cruza-se com Duarte na vinha e quando ele diz que está à procura de casa para alugar ela jura que faria o maior gosto que ele continuasse a viver na quinta. Apesar de se sentir lisonjeado, Duarte reafirma que precisa do seu espaço.

Beatriz tenta virar Pedro contra o pai, insinuando que Duarte tem outra mulher. O filho, deixa-a praticamente desarmada pela sua lucidez e exige que ela se vá embora, acreditando que o pai não tem outra mulher, tal como ela está a defender.

Patrícia faz os seus exercícios de fisioterapia respiratória e acaba a sessão esgotada, de tal forma que nem quer atender a chamada de Pedro. Entretanto, também fica preocupada quando pede à mãe para ver Pipoca e ele confessa que teve de deixar o cão aos cuidados de um veterinário por não poder tratar dele. Perante a angústia da filha, Isabel promete levar fotografias do animal para a tranquilizar.

Vasco trata do gato da mãe e aproveita para lhe dar conta de que tem estado com a irmã. Sara, lamenta que a filha não aceite muitos conselhos que lhe dá e Vasco contrapõe que Joana não precisa de ser analisada mas sim compreendida e acha que a irmã até está melhor, depois de a terem convidado a liderar uma nova investigação.

Inácio recebe uma encomenda e esclarece Joana de que se trata de material que vai utilizar nos seus truques de magia. Ela ainda troça do colega mas fica sem reacção quando ele transforma o envelope que ela acabou de receber, numa vulgar carta de jogar. Inácio fica também curioso sobre o desfecho da carreira de Joana e ela conta que ainda está à espera que Henrique responda às suas propostas.

Jorge perturba uma vez mais Fernanda no posto de combustível mas desta vez dá-se mal por que Maria intervém e põe-no na ordem.

João abeira-se de Inês na faculdade e ao reparar que ela está a olhar para Catarina diz-lhe que não se preocupe mais com ela. A namorada dispara com irritação que ele não deve achar que está inocente por a ter traído com a outra. João tenta emendar-se mas sem grande êxito.

Entretanto, Leandro vai ter com Catarina e fica surpreendido quando ela aceita o seu convite para passear.

Maria vai à clínica para exigir a Henrique que a coloque a par de tudo o que ali se passa, agora que se tornou administradora da empresa. Ele esforça-se por ofendê-la e diminui-la mas tem de engolir a sua própria arrogância porque a mãe da sua filha o enfrenta sem temores e o obriga a aceitar a sua nova posição. Henrique é obrigado a pedir à sua secretária que faça a Maria uma visita guiada à clínica.

Fernanda entra em casa e encontra Vítor esparramado no sofá. Ele agarra no telemóvel e finge que está a recusar um trabalho que acabam de lhe propor. A mulher fica enervada e começa a pensar em alternativas para que ele recomece a trabalhar, mas Vítor arranja mil desculpas, inclusive que não tem ferramentas, para além do carro. Ardiloso, tanto cansa Fernanda que até consegue arrancar-lhe uma nota para ir ao café.

Leandro surpreende-se ao dar com Rúben a ouvir música clássica. O irmão aproveita para lhe dar uma aula sobre como conquistar Catarina, exemplificando com a receita que está a usar para Adriana.

Sofia conversa com Inês na fábrica depois da filha ter escolhido um tecido para um vestido e como não consegue falar com Henrique há várias horas a filha sugere-lhe que ligue para a clínica. Sofia aceita a sugestão e acaba por apanhar o marido numa mentira, pois disse à recepcionista que tinha de sair mais cedo para tratar de assuntos com a mulher. Sofia digere a informação como se fosse verdade, não dando parte fraca, dizendo à filha que o pai está numa reunião.

Beatriz fala via skype com Bendita e começa a perceber que o seu lugar não está seguro na revista, embora a ainda cunhada se esforce por não o confirmar abertamente.

Duarte vai à pesca com o filho e percebe que Beatriz o está a virar Pedro contra si quando lhe revela que anda à procura de casa. Duarte assegura-lhe que não tem ninguém e deixa claro que não é por isso que quer a separação.

Maria conta a Catarina que a reunião com Henrique na clínica não foi fácil, que já escolheu a empregada lá para casa e que também já decidiu que quer abrir um pequeno negócio de refeições no Bom Sucesso, admitindo alargar a sua ambição se a “coisa" resultar. Catarina acaba por apoiar a ideia de Maria, embora preferisse um negócio mais arrojado.

Henrique toma uma bebida num hotel e combina um encontro com uma das acompanhantes de luxo que conhece. Sofia surpreende-o e pede-lhe satisfações, logo que vê entrar a mulher que ele acabou de contratar. Henrique fica em pânico quando Sofia começa a ligar a William, depois de ele se desculpar a dizer que está à espera dele para discutirem assuntos relacionados com a investigação no novo fármaco.

Jonas e Teresa ficam satisfeitos porque Rita anuncia uma boa nota no teste de português mas a filha fica de mau humor por ter de ir fazer os trabalhos de casa. Jonas não esconde a sua desilusão por não ter ainda recuperado da lesão no tornozelo e que o impede de treinar. O bailarino teme pelo final precoce da carreira e Teresa fica preocupada por vê-lo tão desanimado.

Henrique fica desconcertado com a frieza com que Sofia encara o facto de ele recorrer ao serviço de prostitutas, pois a mulher pede apenas que ele seja discreto e não se exponha.

Beatriz vê Duarte chegar com Pedro e quando o filho entra em casa e conta que o pai o levou a pescar, diz que não o está a reconhecer, recomendando ao filho com ironia, que aproveite enquanto dura. Pedro responde que o pai nunca vai deixar de estar consigo e que até já está a procurar casa com um quarto para ele. Beatriz fica descontrolada por achar que Duarte vai viver com outra mulher e abraça-se ao filho a chorar. Pedro fica sem saber como lidar com a mãe.

Joana corre com o irmão e a cunhada e conta-lhes que Henrique ainda não deu luz verde ao projecto que ela lhe apresentou, interrogando-se se não terá feito mal em não ter ido para Londres. Vasco observa que fugir de Duarte não é opção e Joana despede-se dele e de Margarida, que acha que a cunhada não gostou daquele comentário.

nas redes

pesquisar