SIC

Perfil

5º episódio - 11 de setembro (sexta-feira)

Catarina evenena António!

Christian Gnad

Vidal fica surpreendido com o facto de António querer alterar o seu testamento, incluindo Maria como sua beneficiária. O advogado teme que ele esteja a ter um caso com a empregada mas António nega de imediato essa situação, dizendo apenas que está a pagar uma dívida que tem para com Maria, ao atribuir-lhe cem mil euros em dinheiro, o usufruto da casa e quotas nos vinhos e na clínica. Vidal executa as instruções do cliente. Mais tarde, depois de terminada a reunião entre António e Vidal, Catarina ouve a gravação que fez da conversa e fica estupefacta e excitada ao ouvir que a mãe acaba de tornar-se herdeira do patrão e interroga-se como é que ela terá conseguido.

Duarte desabafa com Teresa e está cada vez mais atormentado por não conseguir tomar a decisão de se divorciar de Beatriz. A irmã aconselha-o a ponderar bem o que quer para a sua vida e garante-lhe todo o apoio, seja qual for a sua escolha.

Benedita sai muito preocupada da reunião com a administração da revista e partilha a sua angústia com Beatriz, confidenciando que vão existir alterações profundas na publicação e que isso vai obrigar a despedimentos. Apesar das notícias não serem animadoras, Beatriz fica aliviada ao saber que não está na lista para ser dispensada.

António caminha com Maria em direção a casa e confessa-lhe que sem ela nunca teria conseguido cumprir os desejos que incluiu na sua lista. A empregada saúda o facto de faltar apenas realizar um desejo, achando que fazer alguém feliz não deve ser nada de complicado. Ao invés, o patrão dispara enigmático que é a tarefa mais fácil e ao mesmo tempo mais complicada que tem pela frente. Maria desdramatiza e assegura que a sopa que lhe fez vai ajudar.

Joana passeia de barco com os pais no rio Douro e recorda com eles episódios da sua infância. Entretanto, recebe uma mensagem enviada por Marta e decide responder mais tarde à colega da clínica. Joana aproveita a conversa para contar a Filipe e a Sara que tem uma proposta de trabalho feita por uma antiga colega que está em Londres a constituir uma equipa de investigadores. Os pais têm dúvidas se essa será uma boa solução para esquecer a morte do marido e aconselham-na a ponderar bem sobre o que fazer.

António surpreende Duarte a dar instruções a dois assistentes da quinta sobre a forma de tratar as vinhas e, depois de um momento de boa disposição, volta a agradecer ao filho o empenho e profissionalismo que vem revelando, admitindo que entre todos os filhos, ele é o mais parecido consigo. Duarte sorri, emocionado.

Henrique entrega aos investigadores o relatório com resultados falsificados e nota que eles ainda não estão completamente convencidos para levarem o plano adiante. Astuto, faz chantagem emocional, garantindo que é a única forma de garantirem os empregos, levando-os a colaborar. Inácio questiona se Joana já está a par do que vão fazer e Henrique assegura que irá falar com ela para tratar do assunto.

E é precisamente quando está a terminar o passeio no rio Douro que Joana recebe uma chamada de Henrique a pedir-lhe para ir a sua casa, pois precisa de lhe falar. Joana estranha a atitude do chefe e duvida que ele queira apenas saber como é que ela está. Benedita conversa com Beatriz e reconhece que Maria tem feito um bom trabalho a cuidar de António. A cunhada concorda e deseja que os tratamentos de quimioterapia que ele está a fazer lhe possam prolongar a vida por mais algum tempo. Hélder entra de rompante e propõe que a revista aposte numa reportagem sobre uma festa de sexo que está para acontecer e fornece o contacto de uma amiga striper que foi contratada para o evento. Benedita confia a reportagem a Beatriz e Hélder entra na brincadeira que se gera com os conhecimentos que ele tem.

Henrique vai a casa de Joana como tinham combinado e mente-lhe ao dizer que as investigações sobre o novo medicamento começaram de novo e que já renderam os resultados desejados. Joana estranha a rapidez do processo mas não desconfia que ele promoveu a falsificação do relatório.

Beatriz e Hélder encontram-se com Betty, a striper que foi contratada para participar na festa sexual que está a ser organizada em segredo e acertam o preço para que ela lhes dê as informações para a reportagem. Prevendo que tem nas mãos uma bomba, Beatriz diz a Hélder que têm de entrar na festa, custe o que custar, nem que a rapariga leve consigo uma câmara oculta. Ele lembra-lhe quase em tom de troça que a rapariga não vai à festa vestida.

No posto de combustível, Jorge repreende Sandra por estar à conversa com Fernanda, ainda que não existam clientes na loja, sugerindo que faça limpezas. Vítor entra nesse momento para beber café e Fernanda censura-o por estar ali àquela hora em vez de estar a trabalhar. O marido justifica que está em trânsito para ir pintar uma casa e lança a escada para levar Leandro consigo para o ajudar. Fernanda diz que o filho tem mais o que fazer e trata de correr com ele, dizendo que está farta de mandriões.

Rúben arma-se em entendido como grande conquistador e dá instruções a Leandro para que ele consiga conquistar Catarina. Instruções e suplementos alimentares, garantindo que as miúdas gostam é de homens musculados. Leandro, ingénuo, confia na estratégia do irmão.

Catarina continua a aproveitar-se da insegurança de Inês em relação a João mas, desta vez, não consegue fazer intriga porque Vera aparece com outras colegas e Inês confirma que o namorado falou verdade ao dizer que ia ficar com a mãe.

João tenta estimular a mãe a libertar-se da dependência que tem do pai mas Francisca não consegue libertar-se de Miguel, fazendo depender as suas decisões da aprovação do marido. João fica frustrado com ela, mas desiste de a convencer.

Teresa chega à quinta para visitar o pai e encontra Duarte, que está de saída. O irmão não consegue mentir sobre o estado de saúde de António e diz à irmã que têm de preparar-se para tudo pois avizinham-se dias difíceis, considerando a hipótese de o pai não aguentar a quimioterapia que está a fazer.

Passado um mês, António continua a fazer os tratamentos de quimioterapia e é sempre apoiado por Maria, quer na clínica, quer em casa. Passado o primeiro ciclo de tratamentos, o médico aconselha um segundo, constatando que o tumor no pulmão de António diminuiu de tamanho e que a cirurgia fará sentido depois de mais um ciclo de quimioterapia.

Já na quinta, Maria conta entusiasmada a Catarina que António está a melhorar com os tratamentos. A filha não revela a menor sensibilidade ou compaixão e continua a tratá-lo por velho e tem dificuldade em esconder a sua contrariedade por saber que ele está melhor.

Inês confronta finalmente João e expõe-lhe as suas desconfianças, exigindo-lhe que deixe de falar com Vera. O namorado reage com a indignação de quem nada fez para suscitar aquela insegurança e diz-lhe que já não vai jantar na quinta, dizendo que já não dá mais. Inês sai do carro e tenta conter as lágrimas.

Depois da discussão com João, Inês entra em casa no momento em que António prevê que Duarte esteja prestes a arrecadar mais um prémio internacional com o novo vinho que estão a produzir. Ao vê-la, o avô vai recebê-la e ela inventa uma desculpa para a ausência do namorado. Entretanto, António fala com entusiasmo do sucesso que do tratamento que está a fazer contra o cancro e Teresa revela que já forneceu a Maria uma lista de produtos saudáveis que o pai deve incluir na sua alimentação. António faz um brinde, que toda a família acompanha.

Maria e Lúcia começam a servir a refeição e Henrique arranja um pretexto para sair atrás de Maria quando ela regressa à cozinha. A sós, intimida-a reafirmando que a quer fora da quinta com a filha e estende-lhe um cheque para a comprar. Maria rasga o cheque em mil pedaços, depois de garantir que dele nada quer e que o segredo de que Catarina é sua filha ficará guardado. Duarte interrompe o momento de tensão e Henrique percebe que é melhor voltar para a mesa, antes que o irmão desconfie do que se está a passar. Maria fica muito enervada com o tom ameaçador de Henrique.

Hélder recebe a informação de Betty de que a festa sexual com famosos vai ser naquela noite. Benedita decide que aquela será a sua prioridade e recomenda-lhe que não deixe ninguém por fotografar, desvalorizando o facto de Beatriz não poder ir com ele como queria, para não darem nas vistas.

Catarina está a esmagar dois comprimidos quando é interrompida por um telefonema de Inês que lhe revela que João acabou tudo com ela, saturado dos seus ciúmes e das sucessivas discussões. Catarina finge-se penalizada com a situação mas, no fundo, não podia ter recebido melhor notícia. Entretanto, a pretexto de a mãe estar a entrar em casa, despede-se de Inês, garantindo que está disponível para tudo o que ela precisar.

Hélder monta vigilância à porta do palacete onde se vai desenrolar a festa sexual de luxo e fotografa Henrique assim que ele chega e recebe a sua mascarilha, cumprimentando outro homem logo a seguir.

Maria prepara um chá para António e quando se ausenta para ir buscar mel, Catarina aproxima-se do bule e despeja os comprimidos que tinha esmagado anteriormente.

nas redes

pesquisar