SIC

Perfil

8 dicas do João para fazer um bife suculento!

Cozinhe os seus bifes como o João faz no Sirga!

Olá a todos!

Bem eu não sou propriamente o Chef Luís mas vou-me esforçar para vos transmitir os conhecimentos que ele me passou desde que vim para o Sirga. Uma das coisas que aprendi primeiro foi como cozinhar um bife suculento. E é isso que vou tentar ensinar-vos!

1º - ESCOLHA DO BIFE

Opte por um bife mais grosso. O ideal é ter mais de 2,5 cm de grossura para evitar que fique seco. Porquê? Quando se cozinha o bife, é preciso criar uma camada externa crocante e, se o bife for muito fino vai secar o interior.

2º - TEMPERAR O BIFE

Salgue os bifes com antecedência (cerca de 40 minutos antes de os cozinhar). O sal vai fazer com que a humidade do bife venha à superfície e torne a casa mais macia.

Nesta fase não deve colocar pimenta, pois pode ficar queimada e excessivamente picante.

3º - PREPARA A FRIGIDEIRA

Coloque 1 ou 2 colheres de óleo ao lume em fogo alto e espere que fique à temperatura adequada. Como é que se vê se a temperatura está boa? Quando o óleo começar a fumaçar é sinal que deve colocar o bife.

4º - VIRAR O BIFE

Existem duas formas de virar os bifes: pode optar por virar várias vezes ou virar apenas uma vez. Eu, pessoalmente, prefiro virar frequentemente pois faz com que o bife cozinhe mais rápida e uniformemente.

5º - TEMPO DE CONFEÇÃO

Deve manter o bife a cozinhar durante entre 3 a 6 minutos, consoante a grossura do bife

6º - TRUQUE PARA APRIMORAR O SABOR

Este é um truque pessoal do Chef Luís: Coloque 2 colheres de manteiga sobre o bife cerca de 2 minutos antes do bife estar pronto. Com uma colher espalhe a manteiga derretida pelo bife todo.

Nesta altura pode também juntar algum tempero ao bife. Alecrim, lavanda, tomilho, sálvia e alho são excelentes opções. Tempere a seu gosto

7º - COZEDURA DO BIFE

Aqui entra o seu gosto pessoal: um bife pode ser mal, quase ao ponto, ao ponto, quase bem passado ou bem passado. Para ser bem passado, o bife tem de atingir os 71ºC e para ser mal passado fica-se pelos 49ºC. Ao ponto é 60ºC, quase ao ponto é 54ºC e quase mal passado deverá atingir os 66ºC.

Para ver a temperatura da carne nada melhor que um termómetro eletrónico que vai dizer-lhe a temperatura interior do bife.

8º - O TOQUE FINAL

Sabia que o bife depois de retirado do lume ainda continua a cozer? Por isso mesmo deve retirar o bife do lume cerca de 15ºC antes de este estar a seu gosto. Coloque num prato com uma película de prata por cima e deixe descansar pelo menos durante 5 minutos.

Eu sei que não sou nenhum perito nestas coisas, mas espero ter ajudado! Experimente estas dicas e vai ver que os seus bifes vão ficar na perfeição!

João

nas redes

pesquisar