SIC

Perfil

Os folares da Maria: Do norte ao sul do país!

Aprenda a fazer o folar de Trás-os-Montes, da Beira Litoral e do Algarve com a Maria!

Olá a todos!

Ora bem a Páscoa está aí à porta e não pode haver uma boa mesa sem um bom folar, não é? Como o nosso país está cheio de tradições, o melhor é mesmo abraçá-las e valorizá-las!

Ficam aqui algumas receitas das diferentes variedades do folar português:

Folar à moda de Trás-os-Montes

Ingredientes:

1 kg farinha sem fermento

12 ovos inteiros + 1 gema

100 Gr margarina

6 a 8 colheres sopa de azeite

50 gr fermento padeiro

Sal q.b.(cerca de 1 colher de sopa)

Carnes e enchidos a gosto

Preparação:

Comece por bater os ovos muito bem. Depois amoleça a margarina e junte-lhe o azeite e os ovos batidos. Coloque a mistura em banho maria para amornar, mexendo o preparado de vem em quando.

No recipiente onde vai bater a massa coloque a farinha. Faça um buraco no meio da farinha para colocar o preparado dos ovos mornos. Desfaça o fermento em água morna com sal e junte à massa.

Chegou a altura de amassar: amasse tudo muito bem até ficar com uma textura média. Se vir que a massa está a ficar muito dura adicione um pouco de água morna. Uma boa forma de conseguir uma boa textura é sovar a massa com a mão mas pode também utilizar uma batedeira com dispositivo em espiral próprio para massas.

Tape o recipiente e deixe a levedar entre 45 minutos e 1 hora. Enquanto a massa está a levedar, corte e aqueça as carnes e unte o tabuleiro com bastante azeite.

Quando a massa estive lêveda, coloque uma camada no tabuleiro untado com farinha. De seguida coloque as carnes da sua eleição, e repita o processo. O folar geralmente leva três camadas de massa e duas de carne.

Deixe levedar novamente durante uma hora. Picele a massa com uma gema mexida e coloque no formo moderado durante 30 minutos.

Folar à moda da Beira Litoral

Ingredientes:

1 kg de farinha

250 g de açúcar

30 g de fermento de padeiro

5 ovos + 1 gema

100 g de manteiga

200 ml de água morna

Preparação:

Coloque a farinha num recipiente e faça uma cova no meio. Nessa cova deverá colocar o fermento desfeito em água com um pouco de sal, os cinco ovos inteiros, o açúcar e a manteiga derretida. Envolva tudo e amasse muito bem.

Coloque um pano sobre o preparado e deixe a levedar durante aproximadamente duas horas num sítio quente.

Levedada a massa, divida em quatro bolas. Se pretender fazer os conhecidos ninhos de ovos, enterre um ovo cozido na massa e coloque duas tiras finas de massa a formar uma cruz por cima.

Polverize o tabuleiro com farina e coloque a massa a levedar novamente durante uma hora.

Por fim, pincele os bolos com uma gema de ovo batida e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC entre 30 e 40 minutos.

Folar do Algarve:

Ingredientes:

1/2 cálice de aguardente

1 pitada de sal

120 g de manteiga

20 g de fermento de padeiro

50 g de água

500 g de farinha de trigo

60 g de banha

açúcar e canela q.b.

manteiga derretida q.b.

sumo de 2 laranjas

Preparação:

Comece por misturar a farinha, a manteiga, a banha, o sumo de laranja, a aguardente e a água com sal. Faça um buraco no meio para colocar o fermento dissolvido em água morna.

Tape o preparado e deixe a levedar durante cerca de 30 minutos.

Prepare uma superfície lisa com farinha e divida a massa em entre 8 a 10 partes e estenda cada uma delas com um rolo. A massa deverá ter um formato circular ligeiramente mais pequeno do que a base da forma que vai utilizar.

Unte cada círculo de massa com uma mistura de manteiga derretida e uma boa quantidade de açúcar com um pouco de canela. O açúcar que colocar aqui vai determinar a intensidade de doce do folar, no entanto sugiro que coloque bastate açúcar pois vai ser necessário para a caramelização do produto final.

Sobreponha os círculos de massa numa forma untada com farinha e deixe a levedar até duplicar o seu tamanho.

Antes de colocar no forno, pulvilhe o folar com açucar e canela e deixe cozer durante 30 minutos num forno pré-aquecido a 190ºC.

Seja no norte, no centro, no sul ou nas ilhas, o importante é passar esta época festiva em família!

Boa Páscoa!

Maria

nas redes

pesquisar