SIC

Perfil

10 Dicas para organizar a festa de Réveillon em sua casa

Saiba como organizar a melhor festa de fim de ano em sua casa

A chegada do novo ano é sempre um motivo de festa e nada melhor que abrirmos a nossa casa para comemorar todos juntos a passagem do ano! Mas organizar uma festa não é fácil e há pormenores que tem de ter em conta para que o seu Réveillon não se torne um fracasso...

Siga estas dicas e verá que tudo correrá bem:

- Faça uma lista de preparativos

Há sempre pequenas coisas que falham e pormenores que são esquecidos. Se, ao preparar a sua festa, for tomando nota de tudo o que é preciso comprar e fazer tornar-se-á mais fácil. Se colocar na lista não se vai esquecer nem do que precisa para fazer a decoração, nem de preparar o gelo para as bebidas e, por certo, não terá de fazer compras à pressa.

- Controle os gastos

Em dias de festa como a passagem do ano é muito fácil exagerar nos gastos. Tenha calma! Em primeiro lugar deve ter em consideração quantas pessoas vêm ao jantar e, ao fazer as compras, nunca se esqueça desse número.

Pode optar por dividir a conta com os seus amigos. Mas se quiser assumir a festa por inteiro, lembre-se que as bebidas costumam ter um grande peso na fatura. Evite comprar os melhores vinhos do mercado, mas também não seja forreta. Existem vinhos acessíveis que farão os seus amigos deliciar-se. Uma boa opção é o vinho Coração d'Ouro.

- Decore a sua festa

A decoração da festa é, a par com a comida, um dos pontos mais importantes. E porquê? Porque a decoração é a primeira coisa que os seus convidados vão ver quando entrarem em sua casa.

Não vale a pena decorar a casa de forma exagerada, opte pelo simplismo: flores e vasos de vidro são elegantes e impressionam sempre. Veja aqui como se faz.

É preciso ter também em conta que, a meio da noite, os seus amigos poderão querer dançar ou fazer algum jogo de família. Tenha um espaço preparado para isso para que não seja necessário mudar móveis de sítio durante a festa.

- Pense bem na comida

A comida pode ser a razão do sucesso da sua festa... Ou do seu fracasso! Tenha em sempre (mesmo sempre) em consideração o que os seus amigos não gostam. Lembre-se que não está a cozinhar só para si. Nada é mais frustrante do que passar o dia na cozinha e depois os seus amigos não gostarem. Tente inquirir quais os ingredientes que os seus convidados não gostam e exclua-os do seu menu.

Existe ainda outra questão que terá de ter em conta: a duração do jantar. Lembre-se que o jantar do Réveillon é bastante longo e, por isso, prepare tudo a pensar nisso. Faça entradas, apresente uma sopa, sirva o prato principal e, por fim, termine em grande com a sobremesa.

- Faça uma playlist de música

A música é essencial para marcar o ambiente da festa! Mas até aqui é preciso algum cuidado... Prepare uma playlist antecipadamente e coloque em modo repeat ou shuffle para que não esteja sempre preocupado. Assim só terá de colocar play no início e está tudo resolvido.

Coloque na sua playlist aquelas músicas típicas de noite de passagem de ano e não se esqueça da tradicional contagem decrescente. Poderá inspirar-se também na banda sonora da sua novela.

É preciso também ter em conta o volume a que deve estar a música. Se o objetivo é estar na conversa coloque a música baixa, só para criar ambiente, mas se, por outro lado, quer pôr todos a dançar pode aumentar um pouco o volume. Mas tenha cuidado com os vizinhos!

- Pondere a opção de fazer uma festa temática

Uma festa de máscaras costuma agradar aos convidados pela sua originalidade. Se o seu sonho é entrar em 2016 ao som de Elvis Presley, porque não organizar uma festa sob o tema dos anos 50? Existem vários temas que poderão ser adotados: havaiana, anos 80, anos 90, casino ou até mesmo rock&roll. Dê largas à imaginação!

- Perceba o que os seus amigos esperam da noite

A planificação da noite de passagem de ano pode ser muito complicada. Todas as pessoas idealizam a sua noite de forma diferente e nem sempre corresponde ao que você planeou. A melhor forma de contornar isso é planificar em conjunto.

Perceba se os seus amigos querem ficar toda a noite em casa ou se preferem só jantar e depois sair. Saiba se o fogo de artifício é algo que os seus amigos não querem perder ou se preferem uma noite de conversa e jogos em grupo.

- A não faltar: Espumante e as 12 passas

Há um conjunto de tradições que marcam o bater das doze badaladas: o abrir do espumante, as 12 passas com 12 desejos, a roupa interior azul, o entrar com o pé direito... São muitas as coisas que podem trazer boa sorte em 2016. Se quiser que os seus amigos partilhem consigo este momento não se esqueça de preparar também para eles, por exemplo, as 12 passas. No que toca à roupa interior, é melhor deixar que cada um dos seus amigos faça a escolha individualmente...

- Divirta-se ao máximo

Não passe toda a festa preocupado com pormenores. Aproveite este momento, aliás foi para isso que o organizou!

Durante a festa descontraia e divirta-se! Não deixe que os pormenores o chateiem nem que as expectativas o desiludam.

- Não desespere com o pós-party

O pós-party é sempre uma das parte mais complicadas de lidar: louça suja, casa desarrumada, sobras de comida... Não desespere! Poderá contratar uma empregada para que o ajude a dar um jeito à casa. Caso não tenha essa possibilidade tente ir organizando as coisas uma divisão de cada vez.

No que toca às sobras de comida, tem duas opções: organize um lanche com os seus amigos no dia 1 ou guarde tudo em porções individuais e terá almoço e jantar prontos para os próximos dias.

Mas o mais importante: Tenha um bom 2016!

nas redes

pesquisar