SIC

Perfil

O Sirga ganha Estrela Michelin

Saiba porque é que o restaurante de Maria e Luís foi destacado pelo guia mais importante do mundo!

(c).RuiCarlosMateus.1954

Luís e Maria receberam com emoção a notícia de que o Sirga ia ser distinguido no Guia Michelin, recebendo uma Estrela Michelin! A tão ambicionada Estrela! A única capaz de garantir o sucesso ou o fracasso de um restaurante.

Sabe a história do Guia Michelin? Sabe como é que se consegue obter uma Estrela Michelin? Sabe quais os restaurantes portugueses distinguidos com Estrelas Michelin? Se não sabe, nós explicamos-lhe tudo tin, tin por tin, tin!

Como surgiu o Guia Michelin?

O Guia Michelin foi uma ideia de André Michelin. Sim, o mesmo Michelin que criou a famosa marca de pneus pela Compagnie Générale des Établissements Michelin.

Em 1900, André Michelin quis reunir restaurantes e hotéis num só roteiro tudo para que as pessoas comprassem mais carros e partissem à aventura, seguindo esse roteiro e viajando por essas estradas fora! O seu grande e verdadeiro objetivo era promover viagens para que o mercado automóvel, em geral, e o mercado dos pneus,em particular, crescessem! E assim, nasceu o Guia Michelin (que está subdivido em vários outros guias mais específicos)!

Com o passar dos anos, o Guia Michelin ganhou credibilidade e começou a ser o principal guia para os melhores restaurantes e hotéis de França e, mais tarde, um pouco por todo o Mundo.

Atualmente, a Michelin tem quatro guias: o Gourmand (para restaurantes franceses), o Verde (turístico, para património cultural e arquitetónico), o Prático (turístico e de bolso, com informações essenciais sobre cidades) e finalmente, o Vermelho que é o mais importante da marca e o que tem a classificação por Estrelas.

Devido à importância que este guia ganhou em todo o Mundo, tornou-se uma autêntica autoridade gastronómica (capaz de lotar ou levar à falência um restaurante). O acesso a este guia é muito restrito, poucos são aqueles que têm acesso à sua produção e que conhecem a sua tiragem.

Como é que os restaurantes são distinguidos pelo Guia Michelin?

Todos os anos, os restaurantes são avaliados para ver se cumprem os critérios para receber uma, das três, Estrelas Michelin do Guia Vermelho.

Para muitos restaurantes a conquista de uma Estrela pode colocá-lo definitivamente no mapa da gastronomia mundial.

Desde que existe a classificação por estrelas, o máximo que o restaurante pode atingir são as três Estrelas Michelin. Quando um restaurante alcança a terceira Estrela, então estamos perante uma cozinha exclusiva e totalmente irrepreensível. Um luxo!

Quando se avalia um restaurante, os olheiros têm que ter em consideração vários parâmetros que vão muito além daquilo que se passa na cozinha. Entre eles:

- Confeção do prato (número e qualidade dos ingredientes, tempo de preparação, exigência técnica...)

- Empratamento e aqui, o tipo de loiça do prato também é importante. Por exemplo, os pratos que fazem parte do louceiro do restaurante podem ser feitos por ceramistas que trabalham diretamente com a equipa do restaurante ou então, recorre-se a marcas muito conhecidas no mercado, como é o caso da Vista Alegre.

- A sala do restaurante, o tipo de serviço que o cliente recebe, a própria decoração do espaço.

- Os acessos ao restaurante e até o próprio parque de estacionamento.

Os restaurantes portugueses que foram distinguidos com Estrelas Michelin:

Duas Estrelas:

- Vila Joya em Albufeira, pelo chefe Dieter Koshina;

- Ocean, em Alporchinhos, pelo chefe Hans Neuner;

- Belcanto, em Lisboa, pelo chefe José Avillez.

Uma Estrela:

- Fortaleza do Guncho, Cascais, pelo chefe Miguel Vieira;

- Henrique Leis, Almancil, pelo chefe Henrique Leis;

- São Gabriel, Almancil, pelo chefe Leonel Pereira;

- Eleven, Lisboa, pelo chefe Joachim Koeper;

- Il Gallo d'Oro, Funchal, pelo chefe Benoít Sinthon;

- Largo do Paço, Amarante, pelo chefe André Silva;

- Feitoria, Lisboa, pelo chefe João Rodrigues;

- The Yeatman, Vila Nova de Gaia, pelo chefe Ricardo Costa;

- Willie's, Vilamoura, pelo chefe Willie Wurger;

- Pedro Lemos, Porto, pelo chefe Pedro Lemos;

- Bon Bon, Carvoeiro, pelo chefe Rui Silvestre.

E mais recentemente, o Sirga pelo chefe Luís e pela sua sócia, Maria!

"Cozinhar é como um espetáculo: É preciso muita organização, treino, dedicação, conhecimento e amor para que, no final, os cinco sentidos o aplaudam de pé."

Fernando Capella Reis

nas redes

pesquisar