SIC

Perfil

Aos domingos

Best Bakery - Resumo do 10º Programa

Ana Guiomar, Luca Arguelles e Telmo Moutinho procuram a melhor pastelaria do Douro Litoral e passam por Amarante, Espinho, Póvoa de Varzim e Porto!

Jorge Soares +351 969 600 072 be.net/jorgesoares

Best Bakery - A Melhor Pastelaria de Portugal continua a sua doce viagem pelo país. Na décima semana está no Douro Litoral e vai passar por Amarante, Espinho, Póvoa de Varzim e Porto. Há mais quatro pastelarias nortenhas na competição a lutar pelo título de melhor pastelaria de Portugal!

A rota desta semana dos nossos jurados pela região do Douro Litoral vai começar juntinho ao Rio Tâmega, na cidade de Amarante. À espera está o jovem Ricardo, que viu na Confeitaria da Ponte uma maneira de mudar estilo de vida e fugir à agitação da grande cidade do Porto. A Confeitaria da Ponte é uma referência desde 1930, no que diz respeito a doçaria conventual. Será que as receitas das freiras do convento de Santa Clara vão precisar de um milagre para convencer os jurados? Alexandrina e Antónia, as pasteleiras da confeitaria, têm fé que não!

A viagem pelo Douro Litoral tem paragem obrigatória em Espinho. À espera de Luca Arguelles, Telmo Moutinho e Ana Guiomar está uma família ansiosa por dar a provar as suas iguarias. Na Pão Pepim encontramos receitas antigas a par de produtos novos inspirados nas sugestões dos clientes. Esta pastelaria foi criada por Joaquim há 28 anos, acabado de chegar da Venezuela. Hoje em dia os filhos Sílvio e Élio são os responsáveis pela gestão, mas é a matriarca Olindinha que todos os clientes conhecem. Esta família tem muitas histórias para contar, mas os jurados têm outra coisa em mente: os bolos.

A Póvoa de Varzim é uma terra de pescadores e mulheres de fibra e é mesmo isso que encontramos na Dajuri. Maria de Fátima e Juliana são duas poveiras de gema com uma enorme paixão pela pastelaria e doces regionais. Esta é provavelmente a pastelaria mais famosa da Póvoa de Varzim e até já ganharam vários concursos com as suas Rabanadas Poveiras. Juliana não quer apenas vencer esta competição, quer também mostrar que o mundo da pastelaria não é um mundo só de homens! Mas primeiro os jurados têm que provar os seus doces...

Por fim, a viagem ruma à cidade invicta. Mesmo em frente ao mítico Mercado do Bolhão, os jurados encontram a Confeitaria mais antiga do Porto – a Confeitaria do Bolhão. Para os receber está José, o luso-venezuelano que voltou para Portugal em busca de abrir uma pastelaria. Foi em leilão que descobriu esta emblemática Confeitaria e não hesitou. Procurou os antigos pasteleiros da casa, mas sem sucesso, e assim apareceu o chefe Rui, que trouxe consigo as suas raízes brasileiras.

nas redes

pesquisar