SIC

Perfil

Aos domingos

Best Bakery - Resumo do 3º Programa

Na terceira semana, Ana Guiomar e os jurados viajam até à região de Trás-os-Montes e Alto Douro, o berço do Chef Telmo!

www.ramondemelo.com

Best Bakery - A Melhor Pastelaria de Portugal continua a correr o país e na sua terceira semana foca-se na região de Trás-os-Montes e Alto Douro, o berço do Chef Telmo. Vila Real, Bragança, Chaves e Lamego juntam-se à corrida pelo título da melhor pastelaria de Portugal.

A viagem arranca por Vila Real. Ana Guiomar, Luca Arguelles e Telmo Moutinho conhecem uma pastelaria cheia de história e segredos que já passaram de mão em mão em várias gerações da mesma família: a Casa Lapão. Rosa é atualmente a cara da casa, mas todos ainda se lembram do seu pai, grande mentor da mesma que, apesar da doença degenerativa, ainda dá palpites e conselhos muito respeitados por todos. Esta é uma casa bem conhecida em toda a região e a doçaria conventual é especialidade.

De Vila Real viaja-se até Bragança. Eurico é o homem dos sete ofícios que conduz a Rota dos Sabores, a pastelaria onde conta com a ajuda do irmão e da mãe, a sua fonte de inspiração. Eurico é um homem inquieto que gosta de se entregar de alma e coração a todo o tipo de negócios e até já viajou pelo mundo para vender e dar a conhecer a sua criação mais querida: a pasta de castanha. A castanha é um dos produtos mais importantes da região.

Em Chaves, os jurados encontram uma pastelaria que é também uma loja de produtos gourmet. Dos bons enchidos da região, às ervas aromáticas, chás e até bolos da concorrência (como da Casa Lapão de Vila Real), aqui os jurados encontram de tudo, mas é nos bolos e pastéis produzidos pela Helena da d’Chaves que os jurados se focam.

O último destino é Lamego, onde a Pastelaria da Sé se apresenta como mais uma casa familiar, que também tem passado de geração em geração. Guilhermina e a prima Cristina apresentam uma montra que vai do conventual ao clássico, mas onde brilham principalmente as bolas que dão tanta fama à casa.

Depois da “Primeira Impressão” e da “Especialidade”, os jurados lançam a sua escolha da semana: Pudim Abade de Priscos: uma receita bem tradicional para os vizinhos minhotos, mas uma dor de cabeça para os transmontanos…. Mas aqui Ana Guiomar e os jurados aprendem que um transmontano nada teme!

nas redes

pesquisar