SIC

Perfil

Aos domingos

Best Bakery - Estreia: Antevisão do 1º Programa

No primeiro episódio visitamos as Beiras e começamos por uma das suas pastelarias mais famosas!

Best Bakery - A Melhor Pastelaria de Portugal é a busca nacional pela melhor pastelaria, busca esta conduzida por Ana Guiomar e por dois dos melhores chefes pasteleiros do país: Telmo Moutinho e Luca Arguelles.

UMA REGIÃO, QUATRO PASTELARIAS, TRÊS PROVAS, UM VENCEDOR

Todas as semanas, Ana e os jurados rumam a uma região do país para conhecer quatro pastelarias que lutam pelo título de Melhor Pastelaria de Portugal. Para passar à semifinal, cada pastelaria tem de superar três provas.

A primeira prova é a “Primeira Impressão”, em que os jurados visitam a pastelaria, conhecem os seus produtos e funcionários e escolhem apenas uma peça para provarem. Depois desta primeira prova, segue-se a “Especialidade”. Neste segundo desafio são as pastelarias que elegem a sua especialidade para darem a conhecer aos jurados.

Nestes dois primeiros desafios, os jurados avaliam o que provam dando uma pontuação de 1 a 10, mas nada está perdido até então, porque a terceira prova é decisiva.

“A Escolha dos Jurados” é o momento alto da competição, uma vez que os jurados desafiam as quatro pastelarias em competição a fazer uma peça de pastelaria que não seja da sua área de conforto. Cada equipa tem três horas para fazer a peça da forma mais original e saborosa. O resultado final é sempre apresentado num local icónico da região, onde dão a provar a peça aos jurados e onde fica conhecido o vencedor da região, que passa para a semifinal.

AS BEIRAS

No primeiro episódio visitamos as Beiras, começando por uma das suas pastelarias mais famosas, A Pousadinha de Tentúgal. As protagonistas não podiam ser mais doces: Dona Cacilda e Dona Aurora guardam segredos centenários da doçaria conventual, e apesar do carácter religioso das suas receitas, não deixam de ser atrevidas.

Depois de Tentúgal os jurados seguem viagem para Pindelo dos Milagres, uma aldeia perdida no tempo mas que ganha destaque no mapa por vontade dos dois irmãos que dão a cara pela pastelaria Trigo Doce. Filipe e Pedro seguiram as pegadas dos pais, que regressados de França após um período de emigração abriram uma padaria na aldeia. A padaria ganhou tal fama que saltou para a vertente de pastelaria e, hoje em dia, fornecem pães e bolos por grande parte da Beira Alta.

De Pindelo dos Milagres viaja-se até à Guarda, onde no centro histórico encontramos uma pastelaria com toques internacionais: a Cakes 2 Love. Esta é a história de amor de Susana, uma psicóloga que deixou para trás a sua profissão para se dedicar à sua paixão, a pastelaria. O ato de amor foi tal que contagiou a vida da sua pasteleira. Anabela cresceu numa instituição mas encontrou aqui a sua verdadeira família. É com amor que fazem uma série de cupcakes cheios de inspirações portuguesas.

Ana e os jurados seguem para o último destino das Beiras: Aveiro. Pedro é o líder de uma motivada equipa que todos os dias trabalha para manter viva uma das montras mais vistosas, a da Flor de Aveiro. Foi com a sua sócia Milú que Pedro fez nascer esta pastelaria de renome, premiada pelos seus bolos rei. A eles juntou-se Corina, a filha de Milú que secretamente ia abandonando os estudos para trabalhar na sua verdadeira paixão: a pastelaria.

ESPECIALIDADE

Finda a primeira ronda, em que os jurados tiraram as suas primeiras impressões, arranca-se para a “Especialidade”. De regresso a cada pastelaria, os jurados vão agora provar uma peça escolhida por cada pasteleiro em competição, aquilo que consideram ser “o prato da casa”.

ESCOLHA DOS JURADOS

Terminadas as duas rondas pelas pastelarias, chega a altura da "Escolha dos Jurados": Luca e Telmo desafiam as quatro pastelarias a confecionar um napoleon, ou seja, um mil folhas. As equipas precisam de dominar a massa folhada e trabalhar bem os cremes que vão rechear e cobrir a mesma. Em três horas têm de pesquisar, testar, criar e embalar os seus napoleons, rumando por fim aos jardins do Palácio do Buçaco.

Depois de três horas de puro stress, é no ambiente mágico dos jardins do palácio, que os jurados estão prontos para provar as propostas. Por fim, reúnem e viajam entre tudo o que viram e provaram em cada pastelaria. O vencedor está escolhido, tendo em conta a primeira impressão, a especialidade e o mil folhas.

NO PRÓXIMO PROGRAMA...

Jurados e Ana Guiomar já estão de malas feitas para o próximo destino: a Estremadura. Há muitas boas surpresas à espera, que incluem viagens do Brasil a França.

nas redes

pesquisar