SIC

Perfil

De Segunda a Sexta

Resumos de 23 a 29 de abril

Madalena arrasa Tomás, revelando que foi olhá-lo nos olhos apenas para recuperar a sua integridade, reforçando que tanto lhe dá que ele sobreviva ou não.

Ao pequeno-almoço em casa da família Cardosocomenta-se a bebedeira de Joana no Real Café na noite anterior. Vasco faz troçada situação, Conceição fica chocada ao saber do incidente e Jorge protesta porter perdido o melhor da festa. Pedro lamenta o escândalo que Paulo teve desuportar. Este liga entretanto a Pedro para saber de Joana. O amigo dá-lhealgum conforto e convida-o para almoçar, para falarem de situação de namorada.Conceição escuta a conversa e penaliza-se, dizendo que Paulo não merecia estara sofrer tanto com os problemas de alcoolismo de Joana.

No salão de Rosao tema de conversa é igualmente a bebedeira de Joana. Sofia irritada, critica amentalidade “pequenina” do bairro.

Emília acordaexcitada para começar um novo dia a escrever e tenta acordar Guilherme para lhefazer companhia. O marido resmunga, irritado, tapando a cabeça com os lençóispara continuar o seu sono.

Luz comenta nosecretariado do banco que gostava de ter clipses às cores. Ana troça da ideia,enquanto Rita verifica que apareceu mais um potencial dador para Tomás. Luzmostra-se interessada na informação, mas Rita corta a sua curiosidade, vincandoque a informação é confidencial.

Afonso liga aDiogo, perguntando se ainda está interessado em conversar sobre o investimentopara o desenvolvimento do ténis. Feliz por manter-se perto do filho do rival,Francisco, Afonso fica insatisfeito, quando Luz lhe interrompe momentaneamentea conversa. Luz traz a notícia de que surgiu mais um potencial dador paraTomás, mas Afonso lembra-lhe que sem nomes a informação não serve para nada.Sugere-lhe que procure no computador, equipamento que Luz não domina. Humilde,acaba por ser forçada a pedir ajuda a Rita e Ana que ficam incrédulas com aignorância da colega.

Leonor visitaTomás e ambos dividem um sentimento de melancolia pela partida de Humberto.Leonor vinca que o mordomo foi para ela como um segundo pai e o banqueiroreconhece o papel que ele desempenhou na família. Já sobre as visitas de Afonso,Leonor reage de forma seca dizendo a Tomás que não as entende como um merointeresse pelo seu estado de saúde.

Teresa despede-se do atelier, magoada com odesinteresse de Gonçalo que acusa de só ter pensado em si próprio, pois nãodeu qualquer satisfação para ter desaparecido. Pedro fica triste com a decisãoda engenheira, pois desejava que a relação entre esta e Gonçalo resultasse.

Vera cuida deJoana que acorda de ressaca. Vera fica perplexa ao perceber que a amiga não selembra da cena vergonhosa que protagonizou na noite anterior, completamenteembriagada no Real Café. Vera diz que se Joana se lembrasse do que fez, estariaa morrer de vergonha.

Paulo vai aoatelier e sai com Pedro para almoçar e falar do seu futuro com Joana.

Vera dá um sermão definitivo a Joana fazendo-lhe verque é alcoólica e que precisa de se tratar. Joana ainda tenta contrariar aamiga, mas fica pensativa quando ela vinca que, se continua assim, não estaráao pé dela para a ajudar.

Paulo confessa aPedro que está muito perto de desistir da relação com Joana, desiludido comtudo o que ela o fez passar.

Franciscosurpreende Afonso a conversar com Diogo no complexo de ténis e pergunta-lhe,irritado, porque está a falar com o filho. Diogo não percebe a atitude do pai eAfonso sorri, maldoso.

Luz aprende amanusear o computador com a ajuda de Ana e Rita e fica furiosa quando percebeque Afonso teve sempre acesso ao resultado das análises sanguíneas que osfuncionários fizeram. Luz percebe que Afonso esteve a troçar dela o tempo todo.

Francisco abraçaDiogo depois de conseguir convencer o filho a afastar-se de Afonso. Franciscogarante a Diogo que vai financiar a escola de ténis que ele quer montar e ofilho aceita cumprir a sugestão do pai.

Emília começa achorar pela falta de atenção que recebe de Guilherme e o marido fica aflito coma quebra da mulher, abraçando-a, ao mesmo tempo que a cobre de beijinhos.

Carla espalha aconfusão no salão ao pedir para sair outra vez mais cedo, para ir buscar ovestido de noiva. Sofia é quem mais protesta mas acaba por concordar em ajudar Rosa com asclientes que falta atender.

Dina diz a Madalena que deve dar uma oportunidade aMário que se mostrou interessado nela. Madalena fica a pensar no assunto.

Vera ficaaborrecida quando Pedro lhe conta que Teresa se despediu do atelier por causade Gonçalo.

Filipe procuraLeonor, disposto a dizer-lhe que não consegue esperar mais pelo seu amor.Leonor pede mais um pouco de paciência ao advogado.

Joana sai decasa para ir falar com Paulo e ignora Vera, que fica indignada com a atitude daamiga, mostrando o seu desagrado a Pedro, que observa a cena.

Bento e Dinaficam satisfeitos com o seu desempenho, depois de mais uma visita da assistentesocial, encarregue do processo de adopção de Luís. Madalena também está bemdisposta e anima o casal de amigos.

Jorge convenceConceição a comprar-lhe o equipamento para praticar trial e, de seguida, vaifazer os trabalhos da escola que a mãe lhe exige. Carla chega entretanto,carregada de compras, incluindo o vestido de noiva que Conceição se apressa aver. Jorge abana a cabeça, deixando escapar que as mulheres são muitocomplicadas.

Guilhermedescai-se a conversar com Rosa e Maria da Luz fica a saber, furiosa, que ospais jantaram com Emília e não lhe disseram nada.

Emília aborreceAfonso, acabado de chegar a casa, com a ideia de querer fazer um retiroespiritual na quinta de Tomás. Elisabete aproveita a confusão que se gera entremãe e filho para sair mais cedo, deixando Emília completamente baralhada.

Maria da Luz está indignada com os pais e ameaçacontar a Afonso que é sua irmã. Rosa e Guilherme ficam em pânico.

Joana vai tercom Paulo à loja de bicicletas para falar com o namorado mas é quase ignorada,tal é a frieza com que é recebida.

Pedro decidepassar a noite com Vera e telefona a Conceição a avisar que não vai jantar.Esperam ambos que Joana não crie mais problemas.

Paulo ouve opedido de desculpas que Joana lhe dirige, mas apesar de todo o sofrimento queimpõe a si próprio, manda-a sair da sua loja. Joana vai embora magoada.

Conceição estámaravilhada com o vestido de noiva que Carla escolheu e diz que não podia termelhor nora. A manicura fica radiante com o elogio.

Vasco percebe que Carla está a provar o vestido denoiva e encontra a sua grande oportunidade de fugir ao casamento. Finge que nãosabe de nada e entra no quarto, vendo a manicura vestida. Esta choraconvulsivamente dizendo que o casamento está amaldiçoado, consolada porConceição que não sabe o que fazer para lhe acabar com as lágrimas. Vascoregressa à sala e obriga Jorge e Constantino a dizerem que ele não teve aintenção de ver o vestido da noiva antes da boda.

 

Filipe decide desaparecer por uns tempos da vida deLeonor, para que ela possa pensar o que quer fazer da sua relação com oadvogado.

Vera conversacom Teresa e lamenta que a engenheira tenha decidido deixar de trabalhar noatelier. Vera comenta com Pedro que gostava de poder ajudar Teresa na suarelação com Gonçalo, mas reconhece que não tem uma forma de o fazer.

Paulo vai aoReal Café pedir desculpa a Bento e Dina pelos excessos de Joana na noiteanterior. Madalena também oferece a sua ajuda para o que Paulo precisar.

Dina e Bentomostram depois a Madalena, as mobílias que estão a pensar comprar para o quartode Luís.

Conceição forçaVasco a dizer que não viu o vestido de noiva que Carla estava a provar. Amanicura fica mais animada com o casamento, enquanto Vasco esboça um sorrisoamarelo. Conceição frisa, para que o filho oiça bem, que não deve brincar comcoisas sérias.

Rosa tenta fazerconversa com Maria de Luz mas esta, zangada com a mãe por não ter ido jantar acasa de Emília, diz que não fala com pessoas mentirosas.

Emília estáindignada por Afonso lhe ter respondido mal e diz que o filho perdeu a noção dorespeito. Guilherme desculpa Afonso, argumentando que ele está sujeito agrandes responsabilidades. Emília conta que está a pensar fazer um retiro paraescrever o seu livro. Guilherme apoia a ideia, entusiasmado com a perspectivade ficar sozinho durante uns tempos.

Afonso manipula Bárbara, convencendo-a a ligar aLeonor. Esta divide com Teresa as suas frustrações amorosas. O telemóvel toca eLeonor atende receosa, por perceber que é Bárbara que está a ligar. No entanto,à medida em que a conversa se desenrola, com Bárbara a perguntar pela saúde deTomás, Leonor acaba por convidá-la a passar por sua casa. Teresa estranha aatitude de Leonor, mas acaba por aprovar a ideia. Bárbara confessa a Afonso terficado radiante com o convite de Leonor e vai de imediato ao seu encontro.Afonso esboça um sorriso maldoso e triunfante.

Vera e Pedrocomeçam a preocupar-se, pois Joana ainda não regressou a casa depois de ter idofalar com Paulo. Pedro tem fé que Joana vai cair em si e vai começar atratar-se para deixar de beber.

Constantinosurpreende, ao pedir a Alex para falar com ele em privado. Sofiaestranha o pedido do mecânico. Nesse instante o casal de turistas ucranianossaem para passear e Constantino diz que é muito bonito ver um casal apaixonado.Sofia acaba com a conversa, não gostando do caminho que Alex lhe dá, quando lhepergunta se nunca se apaixonou.

Jorge troça deVasco e diz a rir que ele já não consegue escapar do casamento. Conceiçãocomeça a servir o jantar e Alex elogia os seus petiscos. Vasco diz que não estácom grande fome. Jorge mete-se outra vez com o irmão dizendo que ele tem um nóno estômago. Carla sorri e comenta que o noivo foi tomado pelos nervos.

Paulo conta a Vera e Pedro que Joana foi levada parao hospital em coma alcoólico. Os amigos estão incrédulos com anotícia que acabam de receber e Paulo mostra-se destroçado. Juntos, vão muitopreocupados para o hospital, ao encontro de Joana, sem saber como ela seencontra.

Leonor e Teresa recebem Bárbara com sorrisoscontidos mas reconhecendo que estão no bom caminho para recuperarem a velhaamizade.

Conceição ficadesconfiada que Vasco viu de propósito o vestido de Carla para escapar aocasamento. Jorge fica comprometido, quando o irmão diz que ele não o avisou porestar distraído a ver televisão.

Rosa confrontaLuz, perguntando-lhe se desistiu da escola. A filha continua amuada e nãoresponde à mãe, deixando a cabeleireira desconfiada.

Emília pedeopinião a Guilherme sobre as primeiras linhas do livro que começou a escrever.Fica irritada e discute com o marido, por perceber que Guilherme não lhe dá adevida atenção.

Afonso pressionaMoreira, para que o detective descubra rapidamente o filho de Leonor. Afonsoanseia ter a ex-mulher na mão o mais depressa possível.

Leonor, Bárbarae Teresa conversam em clima de cumplicidade como se nunca se tivessem afastado.Quando o tema parece ir desembocar na traição que a escultora cometeu contraLeonor, esta muda de assunto e vinca que, desta vez, só entram recordações boasem casa.

Sofia confessa aAlex que a sua experiencia de couch surfing não correu como estava à espera. Acabeleireira queixa-se ao amigo de não ter conseguido partilhar com os turistasque acolheu, as suas próprias culturas. Alex faz perceber a Sofia que elaespera sempre mais da vida, em vez de esperar que as coisas sucedamnaturalmente.

Carla despede-se de Vasco, convencida que o noivoestá tão entusiasmado quanto ela com o casamento. A manicuraarranca um sorriso amarelo ao noivo, garantindo que não vai dar importância aofacto dele a ter visto provar o vestido de noiva. Quando Carla sai, Conceiçãoavisa Vasco que não vai permitir que ele faça sofrer a namorada, como que dandoum sinal ao filho de que deve assumir o casamento. Constantino e Jorge ouvem aconversa comprometidos, pois têm ajudado Vasco a fugir às suasresponsabilidades.

Leonor conta aBárbara que está instalada a dúvida sobre quem será o seu pai biológico. Aescultora fica impressionada com os constantes revezes que a vida da amiga temsofrido, afirmando que a admira muito por resistir a tudo. Leonor e Teresacomovem-se com o discurso de Bárbara e acabam por fazer definitivamente aspazes com ela.

Constantino pede ajuda a Alex para conquistar Sofia e acabam por setornar amigos quando o suíço acede a satisfazer o pedido do mecânico.

Bárbara deixa acasa de Leonor visivelmente satisfeita com o reencontro das amigas. Teresavolta a mergulhar na melancolia, lembrando que está a viver um fim de ciclo emque desistiu de Gonçalo e do trabalho no atelier.

Afonso aguardaansiosamente pelo regresso de Bárbara, sedento de obter informações sobreLeonor. Quando Bárbara conta que Tomás não é o pai verdadeiro da bióloga,Afonso finge que ainda não sabia de nada, mostrando-se surpreendido. Obanqueiro trava o impulso de Bárbara, quando esta diz que deve ser sincera comas amigas e se sente na obrigação de lhes contar que namora com ele.

Joana regressado hospital e começa a ter consciência do seu estado. Chora depois dereconhecer que magoou Paulo, a pessoa de quem mais gosta, para além dos amigosque deixou muito preocupados. Pedro e Vera aconselham-na a descansar paradepois começar a resolver os seus problemas.

Dina desembalaum bolo que encomendou para Luís. Repara na inquietação de Madalena e tentasaber como ela está. Madalena confessa que sente a falta de Mário, por um lado,mas por outro, fica aflita quando ele a visita. Madalena acrescenta que voltoua ter um pesadelo com Tomás e Dina faz-lhe ver que tem de continuar a suaterapia psicológica.

Conceição brincacom Pedro e diz que se calhar está na hora de passar a viver com Vera. O filhoconta que a noite foi passada no hospital por causa de mais uma bebedeira deJoana. Conceição reage com surpresa e lamenta que a cantora tenha chegado aeste ponto.

Joana chora convulsivamente no colo de Vera ereconhece que está doente, pedindo para ser ajudada. Vera acaba pornão resistir e chorar também, mas dando todo o apoio à amiga.

Dina oferece opequeno-almoço que Pedro foi buscar ao Real Café, desejando que Joana recupereo mais rápido possível. Madalena aproveita a presença do amigo para lhe confiarque tenciona visitar Tomás Bettencourt no hospital, de forma a afastar osfantasmas que ele lhe criou. Pedro diz a Madalena que ela é uma mulher decoragem, ao passo que a amiga retribui.

Um cliente dobanco telefona a reclamar por não terem transmitido um recado seu. Rita tentaapaziguar o homem e pergunta a Luz se foi ela quem se esqueceu de transmitir orecado. Luz sabe que tem culpas no cartório mas mente, garantindo que nãoatendeu tal chamada. Aproveita a chegada de Afonso para o seguir até aogabinete, protestando porque o patrão a fez de parva, ao esconder que sabiaconsultar os resultados dos exames sanguíneos feitos pelos funcionários. Afonsoresponde que apenas quis pôr à prova se ela é ou não de confiança. A irmã saimuito irritada, mas Afonso esboça um sorriso, dizendo entre dentes que gosta damiúda.

Tomás elogia adisponibilidade de Francisco para o apoiar, no que é secundado por Leonor. Obanqueiro confessa à filha que o melhor do seu dia são as visitas que ela lhefaz. Leonor garante que estará sempre ao lado de Tomás.

Pedro regressa acasa e Vera dá-lhe a notícia que Joana decidiu tratar-se numa clínica. Pedrotelefona a Paulo que fica mais aliviado pelo facto de Joana ter escolhido ocaminho para se recuperar.

Luz surgeempertigada ao gabinete de Afonso que a repreende pelos modos que ela usa.Afonso decide atribuir-lhe a tarefa de escrever uma carta, mas censura aimpaciência de Luz. Esta responde que está às ordens e disfarça o seu desagradocom um sorriso.

Rita estáfuriosa por Luz se ter esquecido de transmitir a mensagem que o cliente deixoue desabafa com Ana. Luz não repara que falam dela e senta-se na sua secretáriaa bufar. Ana está atenta aos seus movimentos.

Madalenacruza-se com Leonor antes de entrar no quarto de Tomás. Leonor chega a parar,convencida que a conhece de algum lado, mas acaba por sair. Madalena entra no quarto do banqueiro eganha cada vez mais coragem para o enfrentar. Tomás não esconde a sua grandesurpresa pela visita que está à sua frente.

Teresa entrega aPedro o trabalho que faltava, antes de deixar o atelier. O arquitecto nãoresiste a perguntar se Leonor se está a conseguir aguentar, preocupado pelo queestá a sofrer com a doença do pai.

Madalena deixa Tomás arrasado, revelando que foiolhá-lo nos olhos apenas para recuperar a sua integridade, reforçando que tantolhe dá que ele sobreviva ou não. Quando sai do quarto, Madalena podefinalmente chorar, para descomprimir da tensão do reencontro com o homem quelhe transformou a vida num inferno.

Jorge vêConstantino a afinar a sua bicicleta e fica aborrecido por não ter aindadinheiro para comprar uma igual. Constantino consola-o dizendo que tem de dartempo ao tempo. Vasco chega ao pé deles e acaba com a conversa, dizendo queaquela ainda não é uma oficina de bicicletas. Manda o irmão para a escola jogarao bate pé e Jorge responde, ofendido, que já passou essa fase.

Rosa vai aominimercado comprar bolachas para adoçar a boca de Maria da Luz. Conceiçãodesabafa com a amiga e conta como Vasco quase fez Carla desistir do casamentoquando lhe viu o vestido de noiva. Rosa, por seu lado, queixa-se do trabalhoque Luz lhe dá e das ameaças de contar a Afonso que é sua irmã. As duas amigasconcordam que têm de organizar uns passeios e umas idas às compras. Conceiçãodeixa escapar que já não quer saber de Artur, achando que ainda merece serfeliz.

nas redes

pesquisar