SIC

Perfil

Veja aqui o último episódio

212º episódio – 19 de maio (terça-feira)

Kika descobre que Patrícia engravidou de Frederico!

Filipe chega de manhã a casa e leva flores para oferecer a Sara. A mulher, Laurinda e Henrique ficam curiosos para saberem onde é que ele passou a noite e Filipe mente, dizendo que esteve a apoiar um amigo que está a passar um mau bocado com o divórcio. Sara recusa as flores que ele lhe oferece, ainda irritada pela cena de ciúmes que ele fez na sessão fotográfica e não aceita as desculpas que ele pede.

Eva e Bento convencem Nuno a alugar o quarto que tem vago na casa partilhada, apesar do que ele fez a André quando deixou a empresa.

Tiago agradece a Catarina por lhe ter enviado os seus desenhos para o concurso de ilustrações, assumindo que foi parvo quando se zangou por isso. No entanto, assume que não está arrependido por ter assumido em tribunal a culpa de ter falsificado os documentos para casar com Carlota. Catarina quebra e faz as pazes com o filho, apreciando o seu carinho e maturidade, pois ele reconhece que tem uma mãe que o ajuda a crescer.

Elsa pede desculpa a Júlia por quase a ter agredido e pelas coisas horríveis que lhe disse. A mãe, muito magoada, quase não fala com ela e desvia a cara quando Elsa tenta dar-lhe um beijo antes de ir para a escola. Quando a filha sai de casa, Júlia chora sem parar.

Idalina confronta Gonçalo com o rumor que anuncia despedimentos na fábrica. Ele fica perplexo e garante que isso não acontecerá e que tudo não passa de um boato, provavelmente lançado por Beatriz.

Hugo falta às aulas para ir a casa de Kika. Ambos reconhecem que sentiram saudades e voltam a namorar, selando o compromisso com um beijo. Entretanto, Cremilde entra na estufa com Patrícia e reafirma que não vai permitir que ela interrompa a gravidez. Patrícia diz irritada á mãe que já abortou e que nunca lhe passaria pela cabeça dar á luz um filho de Frederico. Kika que está escondida com Hugo a ouvir a conversa fica em estado de choque.

Cremilde discute com Patrícia depois da filha confirmar que abortou, reafirmando que nunca iria ter um filho do sogro. Escondida, Kika escuta chocada a conversa entre a mãe e a avó. Cremilde censura Patrícia e reconhece com mágoa que toda a vida a desculpou, sem conseguir ver o seu verdadeiro carácter. Destroçada, Cremilde diz que nunca mais a quer ver e que ela deixou de ser sua filha. Kika fica destroçada e enojada com a ideia de que podia vir a ter um irmão concebido pela mãe e pelo avô e pede a Hugo que não conte nada do que ouviu. O namorado abraça-a e tenta acalmá-la.

Gonçalo confronta Rute com o boato que corre na fábrica de que vai acontecer um despedimento colectivo e exige-lhe que descubra quem o lançou. Ao mesmo tempo, aconselha-a a descobrir informações relevantes sobre os próximos passos de Beatriz, insinuando que se isso não acontecer, a despede a ela e às amigas.

Idalina e Sílvia também comentam com apreensão os rumores de que pode vir a haver um despedimento colectivo nas Conservas do Sado. Rute, em vez de as poupar, ainda acrescenta de que depois de ler o que saiu nos jornais, as preocupações têm razão de ser. Idalina surpreende as irmãs ao dizer que vai procurar o contacto de Filomena porque Leonor quer falar com ela.

Sílvia pergunta a Rute onde é que ela passou a noite mas a irmã esconde que esteve com Filipe. Sílvia pede-lhe que não a coloque nem a Daniel em apuros.

Rute não resiste e telefona a Filipe para o seduzir a encontrarem-se de novo, propondo-lhe que passe por sua casa, pois os irmãos vão estar fora, na apresentação do livro de Madalena. Ele assume desde logo que a noite que passaram foi um erro e que não pode repetir-se. Henrique, mantém-se atento à conversa e aconselha o filho a não se meter em confusões com rabos de saia e a dar um filho a Sara.

Eva e Sara conversam na casa partilhada sobre o estado das suas vidas. Sara conta que teve mais uma desavença com Filipe, que passou a noite fora de casa por causa disso. No entanto confessa que gostou que ele lhe tivesse oferecido flores como um pedido de desculpa. Já Eva assume que está obcecada por ser mãe, temendo que não seja fácil encontrar um homem que possa ser o pai de um filho. Mateus aparece na sala e Sara não esconde a surpresa por vê-lo ali. Eva esclarece que lhe deram guarida por não ter para onde ir, depois de os pais o terem expulsado de casa. Mateus prepara-se para ligar o computador à televisão da casa para fazer um jogo. Eva não lho permite e decreta que ou vai trabalhar para ajudar a pagar as contas, ou vai para o olho da rua. Mateus fica amuado e acusa a irmã de ser pior do que o pai.

Leonor fica estarrecida quando Júlia lhe confessa em lágrimas que Elsa a tentou agredir durante uma discussão que tiveram.

Kika atende a chamada de Patrícia e esforça-se por não revelar à mãe que já sabe que ela engravidou do avô e que decidiu abortar. Depois de desligar o telefone, Kika confessa a Hugo que não sabe onde irá viver, pois não quer estar com a mãe, nem com a avó Cremilde, que lhe escondeu que Patrícia esteve grávida de um filho de Frederico. Hugo ainda oferece a sua casa para ela ficar, mas Kika está demasiado perturbada para tomar uma decisão.

Rogério confessa a Agostinho que se envolveu com as mulheres casadas do bairro e que o acidente e a amnésia foram invenções da mãe, para escapar à fúria dos maridos enganados. O padre censura Adelaide e diz que ela é a beata mais falsa que conheceu. Adelaide ameaça que se ele revelar a verdade, vai ter mais cedo do que ela com Deus.

Sebastião vai ao stand onde Clara trabalha, disposto a comprar um carro para oferecer a Madalena. A principal dificuldade é não perceber do assunto, pois nem sequer tem carta.

No restaurante do hotel, Vitória e Martim conversam sobre o desempenho dela como chef convidada. Nuno acompanha André e justifica-se por ter alugado um quarto lá de casa a Mateus. André desvaloriza o problema e vai sentar-se para almoçar com Beatriz. Ela faz as pazes com o antigo namorado de infância e promete que vai pensar duas vezes antes de voltar a perseguir a sua família, mas garante que não vai perdoar a dívida que Frederico deixou antes de morrer. André parece ficar satisfeito com as tréguas e aceita voltar a fazer escalada com ela.

Leonor conta a Nuno que Elsa levantou a mão a Júlia para lhe bater. Ele acha que a miúda perdeu a cabeça e vai tratar de um barco quando Martim chega. Leonor aceita jantar com ele e convida-o para passar a noite consigo.

Carlota fica espantada com o sucesso que Tiago está a fazer com os seus desenhos e mostra-se orgulhosa pelo talento do namorado. Ele confirma que a mãe, Catarina, está cheia de orgulho por vê-lo nas bocas do mundo como ilustrador. Kika aparece entretanto e conta a Carlota e Tiago que discutiu com a mãe, omitindo que, na realidade, soube que ela esteve grávida do avô Frederico. Kika está perdida e procura um sítio onde ficar, assumindo que não quer continuar na mesma casa com Patrícia. Carlota estranha que Kika lhe peça para ficar consigo em casa de Leonor mas admite perguntar à mãe se isso é possível. Kika desiste da ideia para evitar justificações.

Mateus vai petiscar ao restaurante do hotel, convencido de que o facto de Vitória estar nessa semana aos comandos da cozinha, significa comer de borla. Ela desilude-o, forçando-o a pagar a refeição. Mateus conta que vai morar num dos quartos da casa de Nuno e convida-a para ir consigo. Vitória não se mostra muito receptiva à ideia.

No bar de Vitória, Tina seduz Messias e provoca ciumes a Joni. Messias esquiva-se aos avanços da peixeira e trata de animar Madalena, nervosa com a apreensão do seu primeiro livro.

Laurinda tenta convencer Henrique a acompanhá-la ao lançamento do livro de Madalena, mas ele mantém-se irredutível, apesar de Sara também insistir com o sogro para que vá homenagear a filha.

Filipe vai a casa de Rute para lhe dizer que a noite que passaram juntos foi um devaneio e que ama a mulher, com quem quer continuar casado. Rute, sem querer perder a oportunidade de viver à custa de mais um incauto, dá indícios que não o vai deixar facilmente. Filipe liberta-se e vai para a Lataria, onde entra ofegante. Sara, finge tratá-lo com indiferença e vai tomar uma bebida. Diogo faz a reportagem fotográfica da apresentação do livro e tenta ser agradável para Sílvia que o trata com desprezo, recusando voltar a estudar com ele, desculpando-se que fica muito stressada. Rute insiste em “caçar” Filipe e insinua que pode contar a toda a gente o caso que tiveram se ele não continuar com ela. Filipe fica apavorado que Sara descubra que ele a traiu.


nas redes

pesquisar