SIC

Perfil

Veja aqui o último episódio

210º episódio – 16 de maio (sábado)

Gonçalo descobre que Beatriz tem um dossiê sobre a sua família!

Christian Gnad

Teresa facilita a entrada a Gonçalo no quarto de Beatriz e conta-lhe que ela está a jantar com uma mulher que já tem ficado no hotel e que dá pelo nome de Rute Lopes. Gonçalo fica desagradado e assume que a conhece mas preferia não a conhecer. Depois, entra no quarto de Beatriz e fotografa o dossiê onde ela guarda as informações sobre a sua família, constatando com indignação que ela tem um separador para cada um dos seus elementos.

Cremilde fica aliviada quando Antónia lhe liga a avisar que Kika já vai a caminho de casa e que foi visitar Carlota a casa de Leonor. No entanto, Cremilde continua muito angustiada por Patrícia continuar detida, à espera de ser presente ao juiz na condição de suspeita de ter matado Frederico. Tina não se contem a falar mal da irmã, agastada por não poder estar no bar a festejar o sucesso do calendário e a mãe decide ir deitar-se para não a ouvir. Rogério pergunta a Tina como é que ficaram as fotografias e Adelaide apressa-se a dizer que as fotos são uma ordinarice. A neta discorda e acha que ficaram ótimas.

Na Lataria, Messias é penalizado com mais um euro de multa por dizer que Rute fez as melhores fotografias, enquanto Bento defende que as melhores fotografias do calendário são as suas com Cremilde. Diogo elogia os dotes de Madalena como fotografa e oferece-se para a levar a casa mas ela dispensa porque prefere ir na sua bicicleta. Vitória explica a Diogo que Sílvia se foi embora porque ficou roída de ciúmes por vê-lo tão amigo de Madalena. Ele fica a pensar se não deve continuar a tentar reconquistá-la.

Bento comenta com Joni que tem de começar a habituar-se à fama e o patrão solta uma gargalhada trocista. Clara aparece nesse instante e concorda que as fotos de Bento com Cremilde são as mais românticas e pede ao namorado que a leve a casa. Joni fica radiante e Bento pergunta-lhe quando é que ele o deixa guiar o seu carro. Joni pede-lhe a carta de condução e Bento baixa a cabeça, confessando que não a renovou.

Nuno tenta convencer Eva a jantar em casa, pois convidou Elsa e Júlia e precisa de ter uma conversa com a rapariga que está armada em adolescente rebelde e tem desrespeitado a mãe, para além de já ter sido apanhada a beber e a roubar. Quando chega, Elsa está desconfortável e tensa. Catarina vê a revista para a qual Tiago fez uns desenhos e vê-os com grande entusiasmo. O filho fica envergonhado mas acaba por aceitar os parabéns de todos. Elsa também aprecia o trabalho do amigo e diz logo que vai comprar um exemplar da revista como recordação. O ambiente fica mais ligeiro e Tiago ri quando Elsa lhe pergunta se sabe desenhar em guardanapos de pano.

 

Beatriz acaba de jantar com Rute e trata de lhe recomendar discrição sobre a parceria que estão a iniciar. Rute usa e abusa do que pode ganhar com a sua nova fonte de rendimento e não poupa Beatriz a pagar-lhe o táxi para casa, dizendo que se esqueceu da carteira.

Quando sobe ao seu quarto, Beatriz encontra Gonçalo no corredor, ignorando que ele acabou de sair de lá. Ambos se acusam de ter matado Frederico, mas a maior ameaça parte de Beatriz que garante que vai conseguir a liderança das empresas e tirar-lhe a administração das Conservas do Sado. Ele contraria aquela ideia e garante que a família vai conseguir pagar o que o pai ficou a dever-lhe e que ela não vai apossar-se de nada.

Kika regressa a casa e pede desculpa à avó por não ter avisado que ia visitar Carlota. Leonor disfarça e pede a André para lhe falar a sós. Carlota pede-lhe que não se esqueça do que falaram. Já Amélia procura saber como está Carlota e pergunta a Leonor se pode ir assistir à audiência da filha sobre a falsificação de documentos que lhe permitiu casar com Tiago. Antónia faz-lhe ver que não pode estar sempre a pensar em Carlota e Leonor garante que vai correr tudo bem.

Na estufa, Leonor conta a André que não sabe o que fazer com Kika, que lhe pediu para ela ilibar a mãe de ter matado Frederico. Leonor assegura que não tem a certeza da culpa de Patrícia, embora deseje que ela fique na cadeia por todo o mal que lhe fez. Ambos concordam que Carlota e Kika já sofreram demasiado com os problemas da família.

Martim toma uma bebida e recorda a noite em que Amélia atropelou o pai mortalmente e a forma como ele escondeu a verdade. Os seus pensamentos são interrompidos por Carlota, que está ansiosa por ter de ir a tribunal e preocupada que o pai esteja zangado com Leonor. Martim tranquiliza-a e diz que todos os casais passam por altos e baixos.

Sebastião está sem inspiração para escrever quando Madalena regressa a casa com um joelho esfolado por ter caído da bicicleta. O namorado corre a desinfetar-lhe a ferida e insiste que ela tem de arranjar um carro. Madalena confessa que tem um na garagem do pai, mas que prefere não o usar. Depois de Sebastião acabar de lhe fazer o curativo, Madalena beija-o, assumindo que vai gostar de o ter como enfermeiro.

Depois da cena de ciúmes que Filipe lhe fez na sessão fotográfica, Sara discute com ele e avisa-o de que, se continua assim, dificilmente continuará casada com ele. Depois sai disparada para o quarto, dizendo que vai dormir sozinha e que ele deve dormir no quarto da irmã.

Laurinda fica espantada por ver a nora tão irritada, mas nem tem tempo para saber o que se passou, já que Mateus aparece a pedir-lhe que interceda junto do pai para poder dormir lá em casa. Laurinda, com cara séria e magoada, lembra-lhe que ele desejou que morressem para chegar ao dinheiro da herança e que já lhe deu todas as oportunidades que devia, não estando disposta a continuar a encobri-lo. Laurinda manda-o fazer as malas e ir embora, certa de que isso o vai tornar mais responsável. Mateus fica furioso que acusa os pais de estarem a prejudicá-lo.

Elsa fica furiosa com Júlia quando Nuno, Catarina e Eva lhe chamam à atenção para os erros que tem cometido e por estar a dificultar a vida à mãe no que respeita à sua educação. Tiago não gosta de ver a amiga a ser criticada e levanta-se da mesa. Elsa também decide ir para casa, recriminando a mãe por se ter queixado dela aos amigos. Júlia vai atrás dela, enquanto Nuno, Eva e Catarina concordam que a conversa com Elsa não correu como esperavam.

 

Messias vai ao mercado e combina com Tina namorarem de vez em quando para fazerem ciúmes a Rute e Joni. Este fica logo irritado por vê-los aos beijos mesmo à sua frente. Tina fica satisfeita por perceber que Joni ficou cego pelos ciumesciúmes.

Rute começa a espalhar na fábrica que vai acontecer um despedimento coletivo e deixa as colegas alarmadas, incluindo Sílvia e Idalina. Nem de propósito, Gonçalo chama-a para o seu gabinete e ameaça despedi-la, caso não conte “tintim por tintim” o que conversou com Beatriz no Hotel Salinas na noite anterior. Quando Rute se prepara para soltar a língua, Gonçalo adia a conversa porque é avisado que a mulher que toma conta da campa onde o bebé de Leonor está sepultado, está no cemitério. Gonçalo sai para ir falar com ela, mas diz antes a Rute que já sabe qual a condição para continuar a trabalhar ali na fábrica.


Tiago assume em tribunal que foi ele a falsificar os documentos que lhe permitiram casar com Carlota e o juiz avisa-o que irá sentir a ação da justiça. Catarina e Martim olham Tiago, desapontados por ele não ter denunciado o amigo que na realidade falsificou as assinaturas.

Kika toma o pequeno-almoço com dificuldade, preocupada com o destino da mãe. Amélia não suporta o sentimento de culpa que a invade por estar a esconder que foi ela quem matou Frederico, quando Patrícia está prestes a pagar por esse crime. Entretanto, Antónia começa a folhear o semanário que Conceição lhe entrega e fica estupefacta ao ver um caderno exclusivamente dedicado aos escândalos da família.

Gonçalo entra no cemitério e dá de caras com Cremilde que justifica a sua presença com a visita à campa do marido para lhe pedir que ilumine a filha Patrícia. O genro deseja que ela perceba finalmente quem a filha é e vai embora à procura da mulher que tem tratado da campa do filho que ele tirou a Leonor. Quando lá chega, depara-se com Filomena, uma funcionária da fábrica e pergunta-lhe o que está ali a fazer e se sabe a quem pertence aquela sepultura.Filomena é apanhada de surpresa e hesita em responder.

Gonçalo fica frustrado quando Filomena lhe diz que não sabe quem lhe paga para cuidar da campa do filho e promete recompensá-la bem se descobrir essa pessoa. A operária da fábrica fica um pouco contrariada, diz que não será fácil, mas aceita fazer o que o patrão lhe pede.

 

Carlota ralha com Tiago por ele ter mentido em tribunal e ter arcado com a culpa do amigo a que recorreu e que lhes falsificou os documentos para casarem. O namorado diz que fez tudo para a ilibar, mas Carlota faz-lhe ver que Catarina ficou destroçada por estar agora a contas com a justiça. Tiago afirma que a mãe só quer ter o filho perfeito e que não respeita a sua opinião mas Carlota dispara que ele tem a mania de se fingir forte e que não precisa de ninguém. Tiago cai na realidade e fica a pensar no que ela disse.

Hugo visita Kika e ao vê-la tão triste por não ter notícias da mãe, oferece-se para pedir a Daniel que veja se sabe alguma coisa de Patrícia junto dos seus amigos da Polícia Judiciária. Kika fica agradecida.

Cremilde vista Patrícia nos calabouços da Polícia Judiciária e confessa não ser capaz de acreditar que ela é inocente da morte de Frederico, principalmente por ter engravidado de um filho dele. As inquietações de ambas desaparecem quando o inspectorinspetor Serra vai buscar Patrícia para ser ouvida pelo juiz e revela que Leonor alterou o depoimento que tinha feito e veio agora dizer que estavam juntas quando Frederico morreu. Patrícia e Cremilde ficam surpresas.

Nuno e André interrogam-se sobre quem terá dado as informações ao jornal que permitiu a publicação de um dossiê exclusivo sobre os escândalos que envolvem a família Queiroz. Gonçalo entra no centro de mergulho e revela ao irmão que foi Beatriz quem pagou para publicarem aquelas notícias e mostra a André o dossiê que fotografou quando foi ao quarto dela. André fica escandalizado por Gonçalo ter invadido o quarto de Beatriz, mas o irmão acaba por lhe fazer ver que só o fez para defender a família. André diz que vai falar com Beatriz e Gonçalo dispara que é melhor assim, pois se for ele, ainda lhe parte a boca.

nas redes

pesquisar